Você encontrou uma agência de viagens na internet ou passou em frente ao estabelecimento em um dia qualquer. Entrou em contato, foi bem atendido, fechou a viagem, pagou por ela e… o sonho virou pesadelo. O passeio não aconteceu, o dinheiro gasto não foi devolvido e você não conseguiu falar com os responsáveis para resolver a situação. Infelizmente, casos assim acontecem frequentemente e são exibidos vez ou outra nos jornais.
Para evitar cair em golpes com agências de viagens, é importante buscar informação e certificar-se da seriedade da empresa. Abaixo, confira algumas dicas para não cair em ciladas na hora de fazer uma viagem por meio de uma empresa de turismo.
Como evitar cair em golpes com agências de viagem?
É muito importante escolher uma agência de viagens séria e confiável. Antes de fechar um contrato, vale ficar atento às dicas a seguir:
1. Busque referências
Visite as redes sociais e a página oficial da agência de viagens. Verifique a quantidade de postagens e as datas. Não é regra, mas agências falsas fazem várias postagens recentes ou têm perfis novos, sem muita informação. Preste atenção aos comentários das pessoas no próprio perfil do Instagram, no site do Reclame Aqui e no Google. Clientes satisfeitos geralmente são um sinal de serviços de qualidade – o que faz com que você se sinta mais seguro.
A publicitária Bruna Bataglin, de 36 anos, viaja com a mesma agência há cerca de três anos. "Tem muita empresa picareta, que vende uma coisa e entrega outra", diz. "Tenho amigos que já caíram em golpes. Por isso, sempre aconselho a buscar pelo perfil no Instagram, conversar com quem já viajou com agências, assim é mais difícil errar", comenta. Por experiência própria, ela ressalta: "As empresas sérias fornecem contrato de prestação de serviço. Leia o documento e se assegure de todos os detalhes."
2. Pesquise sobre a assistência aos viajantes
Desde transmitir as orientações necessárias e tirar dúvidas, até o auxílio em casos de emergências, como acidentes e doenças durante a viagem, uma agência de viagens responsável ajuda seu cliente em todos os momentos. A maioria das agências de viagens não costuma oferecer um seguro próprio, mas geralmente indicam uma empresa parceira. Quanto maior o suporte e mais detalhadas as informações, mais confiável é a agência de viagem.
Quer planejar a próxima viagem? Assista ao vídeo abaixo antes de começar:
4. Verifique o CNPJ da empresa
É importante consultar o CNPJ da empresa para saber, em primeiro lugar, se ela realmente existe. E, também, para verificar pendências comerciais e anotações negativas, como ações judiciais, participação em falências, protestos, cheques sem fundos, dados cadastrais e situação na Receita Federal. Para consultar um CNPJ, é só acessar a página da Receita Federal, clicar em "Consultar CNPJ" e seguir as orientações.
5. Tenha tudo documentado
Guarde e-mails e mensagens. Tenha tudo documentado e mantenha um arquivo de todas essas informações. Elas são registros de que "o combinado não sai caro", como diz o ditado popular. Se você contratou a empresa, ela deve prestar o serviço conforme o que foi acordado, ou te reembolsar quando não for possível entregar o serviço contratado. Se algo der errado, você tem como provar que o contrato foi quebrado.
6. Confira as reservas
Depois de ter certeza que a empresa é confiável, vale checar se as reservas foram mesmo realizadas. Confira no site da companhia aérea e do hotel, e confirme se a passagem e a hospedagem estão corretas. Caso não estejam, entre em contato com a empresa de turismo e peça uma comprovação das reservas.
Para quem prefere viajar por conta própria, o NuViagens pode ser um ótimo aliado. Com a plataforma, clientes do Nubank Ultravioleta podem verificar se é o melhor momento para comprar passagens aéreas, graças a um monitoramento do histórico de preços feito 24 horas e que analisa os valores do destino nas datas desejadas para a sua viagem.
Quando o momento ideal é identificado, a compra é recomendada diretamente pelo app, e uma proteção gratuita é oferecida contra variações de preço por até 30 dias após a data da compra. Isso significa que, se o preço do voo baixar ainda mais, o cliente Ultravioleta pode receber até R$ 500 de volta – garantindo sempre o melhor negócio.
Caí em um golpe com uma agência de viagens. O que fazer?
Caso você seja vítima de um golpe envolvendo agência de viagens, não se desespere. Respire e reúna todas as provas do que aconteceu: prints de mensagens, contatos de telefone e comprovantes de transações financeiras podem ser usados como evidências para a investigação.
Com tudo organizado, abra um boletim de ocorrência e informe sua instituição financeira. Em alguns casos, é possível cancelar ou reverter a transação. Você também pode procurar o Procon do seu estado e abrir uma reclamação. O mesmo vale para sites como o Reclame Aqui: assim, além de localizar os criminosos, você ajuda a criar um ambiente mais seguro e pode até evitar que outras pessoas cometam o mesmo erro, caindo nesse tipo de golpe.
Ninja das passagens aéreas: confira dicas para se dar bem na hora da compra
Leia também:
Conta global: como funciona e quais são as taxas cobradas?
Quanto custa tirar passaporte? Entenda tudo aqui
Quanto custa uma viagem para a Disney? Entenda tudo o que entra nesta conta
Como planejar uma viagem em família sem deixar as vontades de cada um de lado?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.