Problemas com o produto, devoluções e até fraudes podem acontecer em qualquer e-commerce. É por isso que o estorno de pagamento faz parte das atividades desse tipo de negócio, e você não precisa desanimar quando uma situação como essas aparecer na sua loja virtual.
O que nem todo mundo sabe é que existem algumas maneiras de se preparar melhor para enfrentar os processos da operação. Por isso, preparamos cinco dicas que vão te ajudar a encarar o estorno de pagamento.
O cliente e o ecossistema de funcionamento da loja agradecem. Veja, a seguir, como lidar melhor com esse tipo de situação.
1. Regras e políticas claras para o estorno de pagamento
Comece pelo mais importante: deixar todas as etapas, exemplos e requisitos muito bem explicados ao cliente desde o primeiro contato dele com uma compra na sua loja. Ele precisa saber quais são as condições em que o estorno pode ser solicitado, além dos sete dias que são garantidos por lei, quanto tempo o reembolso demora e todos os prazos e contextos em que se aplicam.
2. Mecanismo antifraude
Ter segurança no e-commerce nunca é demais. Investir em sistemas que vão garantir processos mais seguros faz parte de uma estratégia que pode ajudar a evitar futuros problemas e diminuir os casos de estorno por fraude ou possíveis golpes. Essa dica se aplica principalmente aos mecanismos de segurança das plataformas no checkout de pagamento das compras, onde está a raiz da maioria dos casos.
3. Prazos de devolução das operadoras
Para melhorar a gestão de um estorno e manter um bom relacionamento com o cliente, conheça exatamente como funcionam os prazos das operadoras envolvidas no processo.
O consumidor não está disposto a esperar por muito tempo e quer ter as respostas o mais rápido possível. Por isso é tão importante saber quanto tempo cada etapa vai levar para ser concluída, assim as chances de gerar uma frustração são menores e ele pode voltar a comprar na sua loja em outra oportunidade.
4. Formas de pagamento
Quando um e-commerce oferece diversas formas de pagamento, todo mundo sai ganhando. Além de aumentar a probabilidade de fechar uma venda, já que dá maior flexibilidade no pagamento para o cliente, também é uma maneira de assegurar que o processo de checkout seja eficaz, evitando mais casos de estorno.
Assista ao vídeo abaixo e saiba como funciona o estorno no cartão de crédito:
5. Sistemas facilitadores
Pode parecer óbvio, mas organizar bem todas as logísticas que envolvem uma compra faz toda a diferença. O uso de sistemas operacionais e plataformas de pagamento adequadas possibilitam maior facilidade nos processos. Tudo o que você precisa para lidar com as operações do dia a dia, né?
O estorno de pagamento é muito importante para um e-commerce. Quando tudo sai como esperado, o resultado é um cliente satisfeito.
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