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5 dicas para lidar com estorno de pagamento no e-commerce

O estorno de pagamento é inevitável no e-commerce, então olhe com cuidado e se prepare para lidar melhor com os processos desta operação. Veja como construir uma boa experiência no seu negócio.

Problemas com o produto, devoluções e até fraudes podem acontecer em qualquer e-commerce. É por isso que o estorno de pagamento faz parte das atividades desse tipo de negócio, e você não precisa desanimar quando uma situação como essas aparecer na sua loja virtual. 

O que nem todo mundo sabe é que existem algumas maneiras de se preparar melhor para enfrentar os processos da operação. Por isso, preparamos cinco dicas que vão te ajudar a encarar o estorno de pagamento. 

O cliente e o ecossistema de funcionamento da loja agradecem. Veja, a seguir, como lidar melhor com esse tipo de situação.

1. Regras e políticas claras para o estorno de pagamento

Comece pelo mais importante: deixar todas as etapas, exemplos e requisitos muito bem explicados ao cliente desde o primeiro contato dele com uma compra na sua loja. Ele precisa saber quais são as condições em que o estorno pode ser solicitado, além dos sete dias que são garantidos por lei, quanto tempo o reembolso demora e todos os prazos e contextos em que se aplicam. 

2. Mecanismo antifraude

Ter segurança no e-commerce nunca é demais. Investir em sistemas que vão garantir processos mais seguros faz parte de uma estratégia que pode ajudar a evitar futuros problemas e diminuir os casos de estorno por fraude ou possíveis golpes. Essa dica se aplica principalmente aos mecanismos de segurança das plataformas no checkout de pagamento das compras, onde está a raiz da maioria dos casos. 

3. Prazos de devolução das operadoras

Para melhorar a gestão de um estorno e manter um bom relacionamento com o cliente, conheça exatamente como funcionam os prazos das operadoras envolvidas no processo. 

O consumidor não está disposto a esperar por muito tempo e quer ter as respostas o mais rápido possível. Por isso é tão importante saber quanto tempo cada etapa vai levar para ser concluída, assim as chances de gerar uma frustração são menores e ele pode voltar a comprar na sua loja em outra oportunidade. 

4. Formas de pagamento 

Quando um e-commerce oferece diversas formas de pagamento, todo mundo sai ganhando. Além de aumentar a probabilidade de fechar uma venda, já que dá maior flexibilidade no pagamento para o cliente, também é uma maneira de assegurar que o processo de checkout seja eficaz, evitando mais casos de estorno. 

Assista ao vídeo abaixo e saiba como funciona o estorno no cartão de crédito:

https://www.youtube.com/watch?v=R5yL5Up3Z8c

5. Sistemas facilitadores 

Pode parecer óbvio, mas organizar bem todas as logísticas que envolvem uma compra faz toda a diferença. O uso de sistemas operacionais e plataformas de pagamento adequadas possibilitam maior facilidade nos processos. Tudo o que você precisa para lidar com as operações do dia a dia, né? 

O estorno de pagamento é muito importante para um e-commerce. Quando tudo sai como esperado, o resultado é um cliente satisfeito. 

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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

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