Pular navegação

Curso de finanças: conheça 15 opções gratuitas para aprender

Seja para quem está começando ou para quem já é craque. Confira a lista de cursos que você pode fazer sem pagar nada.

Curso de finanças: conheça 15 opções gratuitas para aprender. Ilustração de dois lápis conectados pelas pontas formando uma linha vertical no centro da imagem, cuja cor é preenchida metade em amarelo e a outra em roxo.

Planejar gastos, guardar dinheiro, organizar as contas e entender como o dinheiro funciona é essencial no processo de educação financeira. E estudar é a melhor forma de se criar novos hábitos financeiros, começar a investir e tomar as melhores decisões sobre seu dinheiro. 

Por isso, separamos 15 opções de cursos de finanças gratuitos para você ampliar seu conhecimento e organizar melhor as suas finanças.

5 cursos para quem está começando

1 - Quero ser um jovem investidor (B3 Educação) 

O "Quero ser um jovem investidor" é o curso perfeito para jovens que buscam aprender mais sobre o mundo dos investimentos e começar a prática, com conceitos básicos para os primeiros passos no mundo dos investimentos, mitos e verdades e até a a importância dos investimentos ESG

O curso é divido em 15 módulos e oferecido pela B3 Educação em parceria com Barkus Educacional, que tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira para jovens e adultos por meio da tecnologia.  

2 - Gestão de Finanças Pessoais (Banco Central do Brasil)

Desenvolvido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), os alunos do curso de "Gestão de Finanças Pessoais (GFP)" aprendem conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e são estimulados a refletir sobre temas do cotidiano financeiro de forma lúdica. 

O curso é certificiado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e possui 20 horas de conteúdo. Para se cadastrar, insira seu endereço de e-mail e siga os próximos passos no e-mail que será enviado. 

3 - Educação financeira para jovens (CVM)

O curso de "Educação financeira para jovens" é oferecido gratuitamente pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Com o objetivo de estimular a reflexão dos jovens sobre a importância da educação financeira, o curso aborda temas como o consumo consciente e equilíbrio financeiro, as diferenças e relações entre poupar e investir e a importância de investir o dinheiro poupado, por exemplo. 

Para navegar e se inscrever nos cursos da CVM Educacional, é preciso criar um conta, escolher um nome de usuário e senha – além de preencher seu nome completo, e-mail, cidade e país de residência. 

4 - Organize suas finanças e comece a investir (B3 Educação)

O curso "Organize suas finanças e comece a investir" mostra a importância do planejamento financeiro, ensina como estabeler metas, como criar um plano de reservas, entre outros conceitos. O conteúdo é divido em 12 módulos e oferecido pela B3 Educação em parceria com a Fin4She, plataforma de conexão do ecossistema financeiro para mulheres. 

Para fazer o cadastro no portal da B3 Educação, é preciso só fornecer seu nome completo, e-mail, criar uma senha de 8 caracteres e aceitar os termos de uso e privacidade da B3. 

5 - Tributação de investimentos para iniciantes (B3 Educação) 

Já o curso "Tributação de investimentos para iniciantes" é indicado para quem quer aprender mais sobre tributação dos investimentos. Quais investimentos são isentos de imposto de renda e quais investimentos são tributáveis? O conteúdo é divido em 5 módulos e oferecido pela B3 Educação.

5 cursos para quem já é craque

1 - Fundos de investimento no exterior (Anbima) 

Você conhece o mercado de capitais internacional? No curso "Fundos de Investimento no Exterior", você vai aprender ao longo de 10 horas as principais formas de acessar diferentes mercados internacionais e os caminhos para se investir no exterior. 

2 - FII - Fundos de Investimento Imobiliários (Anbima) 

Nesse curso rápido você se aprofunda no mundo dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), conhecendo os principais conceitos, regulamentação e como eles atuam no mercado imobiliário. O conteúdo é divido em 2 módulos e tem duração total de 3 horas. 

3 - Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos (Anbima)

Se você quer saber tudo sobre os Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos, esse é o curso ideal para você. Ao longo de 11 horas de conteúdo, distribuídas em 7 aulas, a Anbima apresenta uma visão conceitual, objetiva e prática de produtos, operações e serviços dos principais segmentos do mercado financeiro. 

4 - ETF no Mercado Financeiro (Anbima)

O que é Exchange Trade Fund? Nesse curso você aprende sobre os ETFs, suas principais características, atrativos, riscos, tributações e como é o processo de investimento. O curso é dividido em 7 módulos e tem duração total de 3 horas. 

5 - Valuation - Avaliação de Empresas (Anbima)

Aprenda como uma analista de investimentos faz uma avaliação de empresa para se investir. Nas 15 horas de conteúdo, o curso "Valuation - Avaliação de Empresas" passa pelos requisitos fundamentais para o avaliador, apresenta e explora os principais métodos de avaliação aplicadas pelo mercado e reconhecidas pela área acadêmica.

Para ter acesso aos cursos oferecidos pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), é preciso se cadastrar em seu site. Basta inserir seu nome completo, e-mail, e-mail alternativo, criar uma senha e seguir os próximos passos para concluí-lo.  

5 cursos para quem empreende (ou quer começar)

1 - Como definir o preço de venda (Sebrae)

Oferecido pelo Sebrae, o curso "Como definir preço de venda" tem como objetivo ensinar Microempreendedores Individuais (MEIs) a calcular gastos, margem de lucro e o ponto de equilíbrio operacional do negócio para definir o preço do seu produto ou serviço. O curso tem duração de 2 horas distribuidas em 4 módulos – e dá direito a um certificado digital. 

2 - Como gerenciar as finanças da sua empresa (Sebrae)

O curso "Como gerenciar as finanças da sua empresa" ajuda microempresas, empresas de pequeno porte e artesãos a gerenciar suas finanças para alcançar melhores resultados. São 2 horas de conteúdo divididas em 4 módulos. Após concluir o curso, basta acessar o portal do Sebrae e emitir seu certificado de participação.

3 - Fluxo de caixa para pessoa jurídica (Sebrae) 

Aprenda a criar uma rotina de fluxo de caixa, monitorar receitas e despesas e fazer uma projeção de caixa para que seu negócio continue crescendo. O curso "Fluxo de caixa para pessoa jurídica" possui 2 módulos e 3 horas de duração e você pode concluir o curso em até 15 dias após iniciar.  

4 - Fluxo de caixa: Microempreendedor Individual (Sebrae)  

Quem é MEI sabe a importância de controlar o fluxo de caixa e administrar corretamente entradas e saídas de dinheiro da empresa. O curso "Fluxo de caixa - MEI" possui 4 módulos, 3 horas, e explica como controlar as contas a pagar e a receber, como estruturar o movimento de caixa, projeção etc. 

5 - Controle de gastos no comércio (Sebrae) 

Aprenda a administrar os custos e as despesas do seu negócio, controlando gastos e fazendo cálculos importantes para tomar decisões e aumentar o lucro. O curso "​​Controle de gastos no comércio" conta com 5 módulos e tem duração total de 3 horas.  

Após iniciar os cursos online do Sebrae, é preciso concluí-lo em até 15 dias. Para emitir o certificado digital, basta acessar a área logada do site do Sebrae e emitir o seu. 

Leia mais sobre educação financeira: 

Educação financeira infantil: precisamos falar de dinheiro com as crianças

A educação financeira pode formar adultos menos endividados?

Educação financeira: o que é e por que ela é importante? 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.