Pular navegação

Contas digitais são seguras?

Mais práticas e totalmente controladas por smartphones ou pelo computador, as contas digitais são boas opções. Saiba se elas são ou não seguras.

Contas digitais são seguras: Um Tesouro com joias e outros itens dentro de um círculo roxo e com um losango ao seu redor.

As contas digitais vieram para mudar a forma como as pessoas lidam com seu dinheiro. Sem agências físicas, filas em bancos e tarifas abusivas, elas devolvem às pessoas o controle sobre sua vida financeira. Mas as tais contas digitais são seguras?

A resposta é sim, contas digitais são seguras – tanto em relação a seu dinheiro quanto aos seus dados.

Em 2018, foram abertas mais de 2,5 milhões de contas digitais, número que ultrapassa em 1 milhão o registrado em 2017, segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Basicamente, as contas digitais são opções menos burocráticas e que, como o próprio nome sugere, podem ser controladas totalmente por aplicativos ou pela internet. Elas também oferecem serviços como transferências, pagamentos de boletos, depósitos, entre outros, sem tarifas e, normalmente, sem taxas de manutenção – mas essas não são características obrigatórias.

As contas digitais também têm como diferencial o ponto de poderem ser abertas e fechadas pela internet – nos bancos tradicionais, muitas vezes é necessário comparecer a uma agência para finalizar o processo de abertura ou encerramento.

Meu dinheiro está seguro em uma conta digital?

As contas digitais podem ser oferecidas tanto por bancos como por instituições de pagamento – e são muitas as diferenças entre elas.

  • As contas digitais abertas por bancos tradicionais oferecem, além de serviços de pagamentos, limites de cheque especial e operações de crédito. Por isso, contam com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Explicamos aqui como ela funciona.
  • Já as contas oferecidas pelas instituições de pagamento entram na modalidade contas de pagamento – e são as mais comuns; a conta do Nubank está entre elas. Neste caso, o dinheiro depositado pelos clientes obrigatoriamente fica separado do patrimônio da instituição e, por isso, não há a necessidade da cobertura do FGC; o dinheiro também não pode ser usado para empréstimos, financiamentos, etc.

No Nubank, todo o dinheiro depositado na conta do Nubank é aplicado em títulos públicos, o que garante um rendimento automático a 100% do CDI para os valores que ficam na conta por mais de 30 dias após o depósito. Assim, o seu dinheiro rende a uma taxa maior do que a poupança. 

Nós ainda oferecemos a opção de investimento em RDB, que garante o mesmo rendimento, mas conta com a cobertura do FGC.

Por isso, neste ponto, as contas digitais são, sim, seguras.

Meus dados estão seguros em uma conta digital?

​​Quanto à segurança de seus dados, normalmente as contas digitais têm criptografia, autorização de dispositivo e diferentes senhas para garantir que eles estarão protegidos. Além disso, vale lembrar: exatamente por isso, transacionar pelo celular tende a ser mais seguro do que pelo caixa eletrônico.

Vale lembrar que a grande maioria das contas convencionais oferece pelo menos algum tipo de controle digital.

No caso do Nubank, não há motivos para se preocupar: o aplicativo é totalmente protegido. A forma como o cadastro é feito, o desbloqueio por biometria e as senhas tornam o aplicativo seguro. Veja aqui mais sobre a segurança do app.

Saiba mais sobre a conta do Nubank, a conta digital do Nubank, aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.