Pular navegação

Como usar o Pix no Auxílio Emergencial 2021?

Agora, um beneficiário pode pagar ou transferir o dinheiro para outras pessoas usando o Pix – mas não pode enviar para outras contas em seu próprio nome.

Usar o Pix no Auxílio Emergencial: fotografia de um homem mexendo no celular com a tela em frente ao rosto

A partir de 30 de abril, quem recebe as parcelas do Auxílio Emergencial 2021 já pode transferir o dinheiro da poupança social digital usando o Pix. Essa nova função, no entanto, não pode ser usada para transferências entre contas do beneficiário – apenas para fazer pagamentos ou enviar valores para contas de outras pessoas.

Ou seja: uma pessoa que recebe o auxílio emergencial não pode usar o Pix para mandar o dinheiro para outra conta em seu próprio nome. A transferência só será liberada caso a conta de destino seja de outra pessoa.

Funciona assim:

  • Para a primeira parcela do novo auxílio emergencial, o Pix pode ser usado a partir de 30 de abril para pagamentos e transferências para contas de outras pessoas.
  • Para as demais parcelas, o Pix poderá ser usado assim que o dinheiro cair na poupança social digital – mas também não poderá ser transferido para contas de mesma titularidade do beneficiário.

O dinheiro só poderá ser transferido para contas de mesma titularidade (ou seja, no mesmo nome de quem recebeu o auxílio) a partir da data para saques e transferências, que varia de acordo com o mês de aniversário de cada pessoa. Mas isso também não poderá ser feito por Pix, apenas por outros meios – como TED e DOC, sem custos.

Como usar o Pix no Auxílio Emergencial 2021?

Quem recebe o auxílio emergencial pode fazer pagamentos e transferências pelo Pix por meio do aplicativo Caixa Tem – seja usando uma chave Pix, QR Code ou dados bancários.

1. Como transferir o auxílio emergencial com uma chave Pix?

  1. Na tela principal do app Caixa Tem, selecione a opção "Pix";
  2. Clique em "Pagar";
  3. Escolha a opção "Chave Pix";
  4. Selecione o tipo (telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória), insira a chave, o valor da transferência e, se quiser, uma descrição – lembrando que o Pix só pode ser usado para transferir o auxílio emergencial para contas de outras pessoas;
  5. Confira os dados da transação e, se estiver tudo certo, insira sua senha;
  6. Pronto! Seu pagamento foi efetuado.

2. Como pagar por QR Code do Pix usando o auxílio emergencial?

  1. Na tela principal do app Caixa Tem, selecione a opção "Pix";
  2. Depois, clique em "Pagar";
  3. Escolha a opção "QR Code";
  4. Aponte a câmera do celular para o QR Code;
  5. Confira os dados da transação e, se estiver tudo certo, insira sua senha;
  6. Feito isso, seu pagamento será efetuado na hora.

3. Como transferir o auxílio emergencial por Pix usando dados bancários?

  1. Na tela principal do app Caixa Tem, selecione a opção "Pix";
  2. Depois, clique em "Pagar";
  3. Escolha a opção "Dados bancários";
  4. Insira os dados bancários da pessoa para quem você deseja transferir – lembrando que o Pix só pode ser usado para transferir o auxílio emergencial para contas de outras pessoas;
  5. Confira os dados da transação e, se estiver tudo certo, insira sua senha;
  6. Pronto! Em poucos segundos o dinheiro estará na conta do recebedor.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.