Pular navegação

Como obter o informe de rendimentos do auxílio emergencial?

Veja como obter o documento caso você precise declarar os valores do benefício no seu Imposto de Renda. Entenda.

Informe de rendimentos: Notas dobradas como aviõezinhos de papel voando, com o verso roxo

Quem recebeu o auxílio emergencial em 2022 pode ter que declarar esses valores no Imposto de Renda 2023. A regra é a seguinte: pessoas que receberam o benefício ao longo do ano passado devem somar esses valores aos demais rendimentos tributáveis.

Se este é o seu caso, e o valor ultrapassou o patamar de R$ 28.559,70, você vai precisar obter o informe de rendimentos do auxílio emergencial – mas como?

Veja abaixo.

Importante: as informações abaixo são um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Informe de rendimentos do auxílio emergencial: como baixar?

Segundo a Receita Federal, todo o processo para obter a documentação é online. Veja o passo a passo a seguir:

  1. O primeiro passo é acessar o site do Dataprev, onde é feita a consulta ao auxílio emergencial;
  2. Depois, preencher os dados de acesso: CPF, data de nascimento, nome completo e nome da mãe;
  3. Marque a opção "Não sou um robô" para autenticar a sua entrada no site;
  4. Na página seguinte, que mostrará as informações do auxílio recebido, é só clicar no link disponibilizado na seção "Informe de Rendimentos" para fazer o download do documento em pdf.

E pronto! Ele estará no seu computador com todos os dados que devem ser declarados no imposto de renda como rendimentos tributáveis.

Veja aqui o passo a passo da Receita para Declarar o Auxílio Emergencial no Imposto de Renda

Quem precisa declarar o auxílio emergencial no IR 2023?

A partir de 2022, o auxílio emergencial recebido em 2021 foi considerado um rendimento tributável pelo Fisco. Ou seja, os valores devem ser somados aos demais rendimentos recebidos ao longo do ano.

Caso o valor ultrapasse R$ 28.559,70, o contribuinte é obrigado a declarar o Imposto de Renda e informar os valores na declaração.

Para lembrar: rendimentos tributáveis são aqueles que entram no cálculo do imposto de renda – como salários, férias, comissões, renda com aluguel, benefícios previdenciários etc.

Imposto de Renda 2023: o que você precisa saber?

O período de declaração do Imposto de Renda 2023 vai do dia 15 de março ao dia 31 de maio de 2023. O programa pode ser baixado no site da Receita Federal.

Veja mais sobre o Imposto de Renda 2023, suas regras e principais informações.

Quer saber se precisa declarar o Imposto de Renda? Assista ao vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=HAUi3IWS6hs

Importante: as informações aqui são um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.