Conforme a declaração do Imposto de Renda se aproxima, uma das dúvidas mais comuns é se é possível (e se vale a pena) antecipar a restituição do IR.
Antecipar a restituição, no entanto, nem sempre é uma boa alternativa para conseguir crédito por causa dos juros cobrados na operação. Confira, abaixo, como funciona a antecipação da restituição do Imposto de Renda e se essa opção vale a pena para você.
Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
É possível antecipar o recebimento da restituição do Imposto de Renda?
A resposta rápida é não. Todo mundo segue o mesmo calendário de restituição do IR divulgado pela Receita Federal, com exceções apenas às pessoas idosas e portadoras de doenças graves ou deficiências, que são priorizadas logo no primeiro lote.
Para o restante, a regra geral é que quem entrega a declaração mais cedo recebe a restituição antes. Portanto, a forma mais certeira de garantir que a sua restituição vai chegar logo é fazer a declaração o quanto antes.
Então o que significa antecipar a restituição do Imposto de Renda?
Antecipar a restituição do Imposto de Renda nada mais é do que pedir um empréstimo ao banco no valor da sua restituição. E então, quando você receber a restituição da Receita Federal, paga o valor de volta ao banco acrescido de juros.
Antecipar a restituição do Imposto de Renda é uma boa opção para quem precisa do dinheiro e não pode esperar até a data de pagamento de acordo com o calendário da Receita Federal. Contudo, é preciso ter cuidado para não se enrolar com os juros e criar uma dívida.
Em outras palavras: você não está exatamente antecipando sua restituição, e sim contratando um empréstimo com uma garantia e pagando juros por isso.
Como receber a restituição do Imposto de Renda 2025 antecipadamente?
O calendário de declaração do IR 2025 ainda não foi divulgado, mas quem preferir entregá-la logo nos primeiros dias já pode ir adiantando algumas coisas:
- Resgate a declaração do ano passado: se você não teve mudanças drásticas de renda e de patrimônio em 2024, ela ajuda a agilizar a declaração de 2025. Quem não tiver o arquivo salvo pode solicitar uma cópia à Receita.
- Reúna os documentos essenciais: já dá pra pedir os informes de rendimento à sua empresa e instituição financeira em que tiver conta aberta. Se tiver cônjuge ou dependentes, agilize os documentos deles também.
- Organize recibos médicos e de educação: despesas com saúde de 2024 podem ser deduzidas do IR, mas apenas se houver documento que comprove. O mesmo vale para mensalidade de escola e faculdade.
- Junte a papelada de mudanças: troca de emprego, venda de bens, empréstimos, heranças, pensões, benefícios do governo. Qualquer alteração no patrimônio ou na renda deverá ser informada e comprovada.
Afinal, vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda?
Depende da sua situação financeira. Antecipar a restituição do Imposto de Renda pode valer a pena se você estiver precisando do dinheiro para alguma emergência e se as condições de pagamento forem mais vantajosas que outras opções de empréstimos.
Por exemplo, se você já tem dívidas altas, como crédito rotativo do cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos com juros elevados, o valor da restituição pode te ajudar a arcar com esses compromissos.
A antecipação também pode ser vantajosa em situações inesperadas (uma geladeira queimada, um pneu que furo, por exemplo) e de investimento no próprio negócio (estrutura, produtos etc.).
O ideal é pesquisar diferentes opções de empréstimo e optar por aquela que caiba no seu bolso. É importante não esquecer que a antecipação da restituição do Imposto de Renda é sim um empréstimo. Ou seja, garanta que essa realmente é a melhor alternativa para o seu bolso.
Importante: as informações acima são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Leia mais:
Como se planejar para pagar um empréstimo pessoal
Quando vale a pena pedir um empréstimo?
Taxa de juros: empréstimo vale a pena? Saiba como calcular
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.