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Como funcionam cancelamentos e bloqueios na NuConta

Sua NuConta pode ser cancelada ou bloqueada em alguns casos específicos. Nós comentamos alguns deles e falamos sobre quais não são motivos para que cancelemos sua NuConta.

O Nubank surgiu com a missão de devolver às pessoas o controle sobre sua vida financeira e para acabar com a burocracia e complexidade dos serviços financeiros. 

Hoje já temos mais de 15 milhões de clientes em todo o Brasil e queremos chegar a cada vez mais pessoas – com NuConta, nossa conta digital, o cartão de crédito, o empréstimo ou o programa de benefícios Rewards.

Todos os nossos produtos refletem nossa missão: são produtos acessíveis, fáceis, sem tarifas abusivas e que atendem às necessidades dos nossos clientes.

Eles também são transparentes, como tudo no Nubank – sempre seremos claros sobre como eles funcionam e o que oferecem. Além disso, nosso contrato é escrito para que todos os clientes entendam seus direitos e tenham acesso fácil às informações necessárias, incluindo, por exemplo, eventuais bloqueios e cancelamentos do produto, seja a NuConta ou o cartão de crédito. 

Mas sabemos que muitas vezes, algumas dessas situações podem gerar dúvidas e, por isso, acreditamos que é importante esclarecer como são feitos os cancelamentos na NuConta e acabar com alguns mitos sobre ele.

Por que o Nubank pode bloquear minha NuConta?

Aqui no Nubank, valorizamos a experiência e segurança de nossos clientes. Por isso, temos um sistema de monitoramento automático que nos avisa quando é feita alguma ação ou interação com sua NuConta que valha checar novamente – isto é, analisar alguma atividade atípica. 

Quando recebemos um desses alertas e ele entra para análise, até chegarmos a uma conclusão, pode acontecer de sua NuConta ficar temporariamente bloqueada. Isso pode acontecer em questão de minutos ou por um tempo maior – e, claro: no segundo caso, nós avisaremos quando a análise for liberada e sua NuConta, desbloqueada.

Quais são os motivos de alguém ser bloqueado? 

Nós realizamos bloqueios em situações muito atípicas, sempre para prevenir e coibir práticas maliciosas e proteger os clientes de perdas financeiras por golpes ou fraudes. 

Quem não passou por uma situação dessa, pode ficar tranquilo: os casos de bloqueio são muito raros (menos de 0,1% ao mês) e você não precisa fazer nada para se prevenir de um bloqueio, basta usar sua NuConta como faria normalmente.

Nosso modelo realiza bloqueios preventivos baseados em diversos fatores, como risco da transação, horário, volume, entre outros, que não abrimos por motivos de confidencialidade e propriedade industrial, para que pessoas mal intencionadas não se aproveitem dos nossos modelos de análise.

O chamado “padrão” se refere a comportamentos baseados em toda a nossa base de clientes, por isso não é necessário que vocês nos avisem sobre transações que pretendem efetuar – nosso modelo é assertivo e não necessita de avisos prévios.

Se, mesmo com pouquíssima chance, acontecer de você ser bloqueado, o Nubank o notifica imediatamente por App ou por email. 

Por que o Nubank pode cancelar minha NuConta?

Existem alguns motivos que podem levar a um cancelamento da NuConta por parte do Nubank, todos previstos em nosso contrato. Esclarecemos alguns deles:

Falta de uso

Podemos cancelar sua NuConta se, depois de 12 meses consecutivos, não houver nenhuma atividade nela – isso inclui depósito, transferência, gerar boleto… Mas, nesse caso, você pode abrir uma NuConta novamente – basta entrar em contato com nosso time de atendimento.

Problemas com dados do cliente

Quando identificamos que seus dados pessoais e informações apresentam alguma inconsistência ou irregularidade, na hora da criação da conta ou em outros momentos, podemos cancelar sua NuConta ou bloqueá-la por um período.

Por isso, sempre orientamos nossos clientes a enviar as informações e dados com calma e conferi-los antes de, de fato, confirmar o envio. Envie fotos legíveis do documento – isso evita que o processo para abrir sua conta seja mais demorado.

Além disso, quem, por algum motivo, tiver o CPF suspenso, cancelado, nulo – enfim, irregular, pode ter sua NuConta cancelada. Aqui nós explicamos o que significa ter o CPF irregular e como contornar essa situação.

Desinteresse comercial

A NuConta é um produto voltado para pessoa física. Quando algum cliente começa a usá-la para fins comerciais, por exemplo, ou quando identificamos que o uso da NuConta é incompatível com a renda declarada do cliente, podemos fazer o cancelamento. O motivo, nesses casos, é um caso de desinteresse comercial.

Infração às regras de uso

Se alguma movimentação ou ação realizada na NuConta apresentar caráter suspeito de violação às normas estabelecidas em contrato, ou a lei, o cancelamento pode acontecer. Mas fique tranquilo: essas são situações específicas.

Estas são as razões para cancelamento que mais geram dúvidas entre nossos cliente, por isso escolhemos explicar mais sobre cada um deles. Mas também é importante falar sobre quais não são motivos para que cancelemos sua NuConta e que, muitas vezes, pode parecer que sim.

Minha NuConta pode ser cancelada se eu ficar com o nome sujo?

Não. A NuConta é para todos os brasileiros: não existe análise de crédito para ser cliente da NuConta e até quem tem nome negativado ou não foi aprovado para o cartão de crédito do Nubank pode abrir sua NuConta.

Inclusive, para clientes que não foram aprovados para o cartão de crédito Nubank, indicamos que abram sua NuConta para que a gente comece a conhecer o seu perfil financeiro e, eventualmente, possa rever o seu pedido para o cartão de crédito.

Minha NuConta foi cancelada e não fui informado do motivo. Por quê? 

Existe a possibilidade de suspendermos um serviço em casos muito específicos, quando a segurança dos nossos clientes ou do próprio Nubank pode ser comprometida. Para esses casos, por questões de privacidade e segurança, não podemos dar detalhes sobre o motivo do cancelamento. 

Mas não é necessário se preocupar: isso acontece somente em casos muito específicos. 

Ficou com alguma dúvida? 

Entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento – chat, telefone ou e-mail. Estamos sempre disponíveis para te ajudar!

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