Pular navegação

Além do coronavírus: o que mais aconteceu nesta semana? | Parte 9

Bola de fogo, emissão de CO2 caindo, #TBT de The Office e De volta para o futuro… Veja fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura da Covid-19.

além do coronavírus: Homens no espaço, árvores e a poluição sonora, ópera em casa. Vem ver fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura do novo coronavírus.

Mais um fim de semana está chegando. Para alguns, é o momento de descansar, maratonar aquela série que acabou de lançar, experimentar uma nova receita, inventar um hobby novo ou simplesmente não fazer nada.

Para outros, é hora de trabalhar, seguir cuidando da rotina da casa… E tem aqueles que consideram sábado e domingo só mais uns dias de quarentena, como tantos outros.

Independentemente da sua programação, que tal usar esse tempo para descobrir o que mais aconteceu nesta semana além do novo coronavírus?

E aí, bola de fogo…

Uma pesquisa publicada no Astrophysical Journal analisou três anos de dados sobre Júpiter e o resultado é este: uma belíssima imagem do planeta que mais parece uma bola de fogo.

A imagem é uma combinação de uma  foto infravermelha feita da Terra, do Telescópio Gemini Norte, no Havaí, com outras feitas pelo Telescópio Espacial Hubble e pela espaçonave Juno, da Nasa, que está em órbita em torno de Júpiter.

Usando uma técnica chamada de "imagem de sorte" (lucky imaging, em inglês), que cria um mosaico a partir de centenas de imagens, esta foto de Júpiter oferece uma visão similar à vista do espaço, segundo os pesquisadores. 

Dormir para lembrar

Se você já passou uma noite inteira estudando para uma prova, não conseguiu dormir (ou dormiu pouco) e, na hora H, esqueceu de tudo o que tinha estudado, a ciência pode explicar esse branco.

Diversas pesquisas mostram que é durante o sono que memórias de curto prazo se tornam memórias de longo prazo. Agora, um novo estudo reforça essa teoria ao afirmar que o cérebro reproduz as experiências do dia enquanto as pessoas dormem – uma parte essencial para o armazenamento de memórias.

Por isso, dá próxima vez que precisar aprender algo novo, lembre de incluir uma boa noite de sono no processo de aprendizagem.

Boa notícia (enfim!)

A emissão de CO2 na Índia caiu pela primeira vez depois de 37 anos de crescimento constante, segundo a plataforma Carbon Brief.

De acordo com o estudo, a queda no uso de eletricidade e a ascensão de fontes renováveis de energia já haviam reduzido a demanda por combustíveis fósseis – como gasolina e diesel – mesmo antes do novo coronavírus.

Mas, com a adoção do lockdown em todo o país para conter o avanço do vírus, em março, as emissões de dióxido de carbono caíram drasticamente – 15% naquele mês e, provavelmente, 30% em abril.

Terremoto nos Estados Unidos

Além de tudo o que já está acontecendo nos Estados Unidos, um terremoto de magnitude 6.4 atingiu o estado de Nevada nesta sexta-feira (15), segundo o serviço geológico americano.

O tremor aconteceu a 7,6 quilômetros de profundidade e outros seis abalos ocorreram em seguida – sendo dois deles de magnitude 5.4.

Pessoas de estados como Utah e Califórnia, nos Estados Unidos, e no norte do México sentiram o tremor, mas não houve relatos de feridos.

#TBT de clássicos

Em tempos de quarentena, reviver alguns clássicos do passado têm ajudado algumas pessoas a passarem por este momento difícil. Se você é uma delas, boas notícias.

O elenco dos filmes da franquia De volta para o futuro, lançados entre 1985 e 1990, se reuniu para uma videoconferência no canal comandado pelo ator Josh Gad.

Em quase meia-hora, atores como Christopher Lloyd e Michal J. Fox conversaram sobre o período em que gravaram os filmes, as cenas que mais gostaram de fazer e fizeram releituras de momentos emblemáticos da franquia.

https://youtu.be/crdYIUdUOhc

Quem também decidiu se reunir foi o elenco da série The Office

No canal do ator John Krasinski, diversos personagens que tornaram a versão americana do seriado um sucesso se reuniram para comemorar o casamento de dois fãs.

O casal, inclusive, ficou noivo da mesma forma que os personagens Jim e Jenna Fischer na série.

Juntos, o elenco de The Office dançou a música “Forever”, de Chris Brown, reproduzindo uma cena clássica de The Office.

https://youtu.be/NDjNX3nEfYo

Quer saber o que mais aconteceu nas semanas que passaram? Clique aqui!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.