Pular navegação

Copa do Mundo Feminina: quem tem mais chance de ganhar?

Notícia triste: a seleção brasileira não era uma das favoritas. Confira as probabilidades de uma equipe ser campeã do torneio.

Ilustração de uma jogadora correndo em campo, com a bola no pé. Ao lado, um troféu de primeiro lugar, em um fundo roxo.

A Copa do Mundo Feminina acontece de 20 de julho a 20 de agosto de 2023. A 9ª edição do mundial acontece na Austrália e na Nova Zelândia. Durante um mês, 32 países vão lutar para conquistar o título de campeão. 

No total, serão 64 partidas – da fase de grupos à final. Tem torcida, emoção, bola na rede (e na trave também) e muita garra! Quem vai ganhar? Não dá para saber. Porém, algumas seleções parecem ter mais chances do que outras e são consideradas as favoritas na disputa.

Tabela da Copa do Mundo feminina 2023: acompanhe os resultados e os horários dos jogos do mundial

Abaixo, confira as probabilidades.

Quem pode ganhar a Copa do Mundo Feminina 2023?

Zebras podem acontecer. Afinal, é futebol. E como todo mundo sabe: é uma caixinha de surpresas e só acaba quando o juiz apita. Mas França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e os Estados Unidos são as seleções favoritas à conquista do título de campeã da Copa do Mundo Feminina de 2023.

De acordo com o supercomputador da Opta, que é parte da Stats Perform, uma das maiores empresas de dados esportivos do mundo, os Estados Unidos são os favoritos para levarem o troféu para casa, com 21,65% de chances de conquistar o tricampeonato consecutivo.

A Inglaterra aparece em segundo lugar, com 16,9% de probabilidade, a Espanha, que conta com o retorno de Alexia Putellas, vencedora da Bola de Ouro, tem 11,33% de chance de conquistar a taça. Confira na tabela abaixo as chances de cada seleção ganhar a Copa.

Alemanha e França vêm logo em seguida, com 9,30% e 7,47% de possibilidade de vencer o torneio, respectivamente. A Austrália é a sexta maior favorita, com 5,9% de chances, superando Holanda, Suécia e Brasil (que aparece em 9o lugar). A Nova Zelândia, uma das sedes do mundial, está no meio da tabela, no 17º lugar.

ColocaçãoPaísProbabilidade de ser campeão
Estados Unidos21,65%
Inglaterra16,9%
Espanha11,33%
Alemanha9,30%
França7,47%
Austrália5,9%
Suécia4,74%
Holanda4,03%
Brasil3,30%
10ºJapão2,27%
17ºNova Zelândia0,70%

Mas, por que Estados Unidos e Inglaterra são as favoritas? Por que o Brasil tem chances menores? Conheça um pouco sobre as  equipes favoritas ao título.

Estados Unidos

O time foi o vencedor dos últimos dois mundiais e busca seu terceiro título consecutivo – o que seria inédito tanto entre mulheres quanto homens. O país nunca terminou abaixo do terceiro lugar em uma edição do torneio.

Em 2019, na França, venceram a Tailândia por 13 a 0, a maior goleada da história da competição.

Probabilidades dos Estados Unidos na Copa do Mundo Feminina 2023:  

  • 1º lugar do grupo: 70,5%
  • Chegar às Oitavas de final: 92,5%
  • Chegar às Quartas de final: 69,3%
  • Chegar às Semifinais: 51,4%
  • Chegar à Final: 33%
  • Conquistar o Título: 21,6%

Inglaterra

A segunda maior favorita é a Inglaterra. As inglesas conquistaram em casa a última edição da Eurocopa, derrotando a Alemanha por 2 a 1 na final.

A Inglaterra participa de sua sexta Copa do Mundo, a quinta consecutiva. Elas são uma das três equipes que alcançaram as quartas de final nas últimas quatro edições, ao lado de Alemanha e Estados Unidos. 

As inglesas e as estadunidenses também são as únicas que participaram das semifinais dos dois últimos mundiais.

Probabilidades da Inglaterra na Copa do Mundo Feminina 2023: 

  • 1º lugar do grupo - 69,2%
  • Chegar às Oitavas de final - 89,9%
  • Chegar às Quartas de final - 64,8%
  • Chegar às Semifinais - 42,9%
  • Chegar à Final - 26,6%
  • Conquistar o Título - 16,9%

Quais as chances do Brasil na Copa do Mundo feminina?

A seleção brasileira estreou na manhã de 24 de julho e goleou o Panamá por 4 a 0, no campo do Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália.

Já no sábado, 29 de julho, a equipe verde e amarela perdeu para a França por 2 a 1, no Brisbane Stadium, na Austrália, no confronto mais esperado do grupo F do torneio.

No jogo do dia 2 de agosto, às 7h (horário de Brasília), pela última rodada do Grupo F, a seleção ficou no 0 a 0 com a Jamaica e se despediu do torneio, no estádio Melbourne Rectangular, em Melbourne.

O supercomputador da Opta havia calculado uma chance de 3,3% do Brasil vencer a Copa do Mundo. E mesmo com Marta, a maior goleadora da história da Copa do Mundo Feminina, não deu para o Brasil.

As probabilidades do Brasil  na Copa do Mundo Feminina 2023 eram:  

  • 1º lugar do grupo - 33,9%
  • Chegar às Oitavas de final - 77%
  • Chegar às Quartas de final - 39,5%
  • Chegar às Semifinais - 18,1%
  • Chegar à Final - 8,1%
  • Conquistar o Título - 3,3%

Que seleções já foram campeãs da Copa do Mundo Feminina?

  • Estados Unidos: ganhou 4 vezes. Em 1991, 1999, 2015 e 2019;
  • Alemanha: ganhou 2 vezes. Em 2003 e 2007;
  • Noruega: ganhou 1 vez, em 1995;
  • Japão: ganhou 1 vez, em 2011.

Leia mais:

É feriado em dia de jogo do Brasil?

Jogadas financeiras: como montar um planejamento para fazer um gol no jogo do dinheiro?

VAR da fatura do cartão de crédito: como identificar suas compras?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.