Pular navegação

Filmes sobre dinheiro: 4 produções brasileiras para aprender sobre finanças de uma forma divertida 

É possível refletir sobre dinheiro de um jeito leve e até divertido. Confira 4 filmes nacionais que você precisa assistir, segundo os influenciadores Pedro Ottoni e Jonathan Marques.

Imagem de um homem negro segurando um guarda-chuva preto, caindo notas de dinheiro do alto. Ao fundo, uma parede com tecido em tons de roxo. Ele usa blusa de frio preta.

Quando o assunto é finanças, tem gente que não gosta nem de pensar – muito menos na hora de assistir a um filme ou a uma série. Mas nem tudo que aborda esse universo precisa ser chato e difícil de entender. É possível dar boas risadas e tirar lições de alguns filmes brasileiros sobre dinheiro que são divertidos.

Para os influenciadores Pedro Ottoni e Jonathan Marques, a arte pode influenciar a tomada de decisões das pessoas, inclusive em situações financeiras.

"Acho que a arte tem um grande poder de mover as pessoas a pensarem, ou pelo menos discutirem sobre certos assuntos. Acredito que filmes que envolvem ganhar e perder dinheiro, por exemplo, fazem as pessoas questionarem as decisões dos personagens e se colocarem naquele lugar. Cinema é arte e o objetivo principal da arte é o debate gerado através do que foi produzido", destaca Ottoni.

Abaixo, confira quatro produções nacionais para assistir com a família, segundo os influenciadores, e o que você pode aprender sobre dinheiro com elas.

1. "Até que a sorte nos separe" (2012)

No filme, o personagem Tino, interpretado pelo ator Leandro Hassum, é um pai de família que tem a chance de mudar de vida após ganhar na loteria. Ao levar uma vida de ostentação ao lado da mulher, Jane (Danielle Winits), ele gasta todo o dinheiro em 15 anos. 

Ao se ver quebrado, Tino aceita a ajuda do vizinho Amauri (Kiko Mascarenhas), um consultor de finanças super burocrático e que enfrenta uma crise no casamento com Laura (Rita Elmôr). Para tentar evitar que a esposa, grávida do terceiro filho do casal, descubra sobre a situação financeira, Tino se envolve em várias confusões para fingir que tudo continua bem. Para isso, conta com ajuda do melhor amigo, Adelson (Aílton Graça), e dos filhos.

Para o influenciador, comediante e editor Jonathan Marques, o filme "é um exemplo claro de que não importa a quantidade, se você não estiver atento às suas finanças, o dinheiro vai acabar", comenta.

Quanto ao gênero, o influenciador e ator Pedro Ottoni considera a comédia ideal para abordar temas financeiros de forma leve. "Acho que a falta de dinheiro é um drama que várias pessoas passam. Então, quando usam a comédia para suavizar um tema que para maioria é pesado, a mensagem chega mais facilmente", opina.

"A comédia é a forma mais leve de fazer alguém pensar. Eu gosto muito de uma frase do escritor Oscar Wilde, que diz: 'se for dizer a verdade aos outros, faça-os rir, do contrário eles o matarão', e isso vale para assuntos relacionados a dinheiro", afirma Marques. 

Onde assistir: Netflix, Globoplay e Telecine

Classificação indicativa: 12 anos

2. "Tô Ryca" (2016)

Na trama, Selminha, interpretada pela atriz Samantha Schmutz, é uma frentista que tem a oportunidade de ficar rica ao descobrir uma herança de família. Mas, para conseguir ter acesso ao dinheiro, ela terá que cumprir o desafio lançado por seu tio: precisa gastar R$ 30 milhões em 30 dias, sem acumular nada e nem contar para ninguém. Nessa louca maratona, ela vai acabar descobrindo uma importante lição: tem coisas que o dinheiro não compra.

Onde assistir: Netflix, Globoplay e Telecine

Classificação indicativa: 12 anos

3. "Vai que cola" (2015)

Em "Vai que Cola", filme baseado no seriado de mesmo nome, Valdomiro (Paulo Gustavo) se muda para a pensão da Dona Jô (Catarina Abdalla) no Méier, bairro localizado no subúrbio do Rio de Janeiro, após ser vítima de um golpe que roubou todo seu dinheiro. Para sobreviver, ele passa a vender quentinhas pelas redondezas. 

A situação muda mais uma vez quando Andrade (Márcio Kieling), seu ex-sócio, consegue fazer com que Valdomiro recupere sua cobertura no Leblon. Mas, como a pensão foi interditada pela Defesa Civil, Dona Jô e os demais moradores também se mudam para a casa de Valdomiro.

Onde assistir: Globoplay

Classificação indicativa: 12 anos

4. "Sem Filtro" (2023)

Outra produção indicada pelos influenciadores é a série "Sem Filtro", da Netflix, em que Pedro Ottoni também atua, interpretando Gustavo. "A produção mostra que a internet virou uma alternativa profissional", diz Pedro.

"Eu gosto bastante, não apenas por ser uma série de comédia em que eu faço parte do elenco, mas também por ser uma forma atual de mostrar que os jovens estão preocupados em conseguir uma carreira com o objetivo de se estabilizar financeiramente", conta.

Onde assistir: Netflix

Classificação indicativa: 12 anos

"Se a produção fosse minha…"

"Eu certamente falaria sobre reserva de emergência", conta Marques. "A maioria das pessoas subestima muito esse hábito – até um dia precisar. Por isso acho muito importante trazer a reflexão". 

Saiba aqui como montar sua reserva de emergência no Nubank

"Eu abordaria a criação de um negócio bem sucedido, e mostraria o lado bom e ruim do 'fazer dinheiro'. Acho que as pessoas têm uma ideia errada de finanças e acreditam que dinheiro resolve tudo", comenta Ottoni. 

https://www.youtube.com/watch?v=p8qc1eeTG6E

"E, realmente, ele ajuda em vários casos, mas gostaria de mostrar como é fácil se perder quando você está cheio de autoestima e cercado de dinheiro, quando seu negócio está dando certo. É fácil se perder se você não tiver em mente o motivo que te levou a abrir um negócio".

Leia também: 

8 filmes e séries sobre ambiente de trabalho para você assistir e aprender o que fazer (ou não)

6 filmes e séries sobre inovação e empreendedorismo com protagonistas negros

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas

10 filmes sobre mercado financeiro para aprender mais sobre esse universo

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.