Pular navegação

Além do coronavírus: o que mais aconteceu nesta semana? | Parte 8

Mamífero pré-histórico, promessa de filme no espaço, Harry Potter… Dê uma pausa e veja notícias e fatos que você pode ter perdido em meio à cobertura da Covid-19.

além do coronavírus: Homens no espaço, árvores e a poluição sonora, ópera em casa. Vem ver fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura do novo coronavírus.

Em meio a tantas notícias ruins, dar uma pausa não é apenas importante – é necessário. Talvez ajude a manter a saúde mental em tempos tão difíceis. Por isso, veja o que mais aconteceu nesta semana além do novo coronavírus: tem mamífero pré-histórico, promessa de filme no espaço, Harry Potter, nova obra do artista Banksy....

O mais estranho dos excêntricos

Pesquisadores encontraram o esqueleto de um mamífero de 66 milhões de anos na ilha de Madagascar, no continente africano. E ficaram tão surpresos com o que viram que batizaram o bicho de Adalatherium – ou "animal louco", em tradução livre.

O coitado não está nem mais presente para se defender, mas, de acordo com estudo publicado na revista Nature, os pesquisadores notaram que o animal tinha características peculiares, incluindo ser muito grande para os mamíferos de sua época – mais ou menos do tamanho de um gambá.

Pode parecer pouco hoje em dia, mas o que se sabia até então era que os únicos mamíferos que conviveram com os dinossauros tinham o tamanho de um rato. Por essa e por outras características que os pesquisadores afirmaram que o Adalatherium é o "mais estranho dos excêntricos".

Novas heroínas e heróis

Nesta pandemia, milhares de profissionais estão se arriscando diariamente para garantir que todas as outras pessoas recebam os cuidados necessários – seja atendimento médico, comida, remédios…

Justamente por isso, o artista britânico Banksy decidiu homenagear os profissionais de saúde  em sua nova obra.

Nela, um menino brinca com uma boneca enfermeira – de máscara – enquanto os bonecos de heróis conhecidos estão jogados num cesto ao lado. Afinal, as heroínas e heróis de hoje são outros.

https://www.instagram.com/p/B_2o3A5JJ3O/

O Sr. e a Sra. Dursley, da rua dos Alfeneiros, nº 4…

Esta é para os fãs de Harry Potter: o primeiro livro da saga, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", vai ganhar a leitura de todos os capítulos por artistas conhecidos, incluindo o próprio Daniel Radcliffe – que interpreta Harry nos filmes.

A leitura do primeiro capítulo, "O menino que sobreviveu", feita por Radcliffe, já está disponível em vídeo no site "Harry Potter at home" e em áudio no Spotify. Os outros 16 capítulos, lidos por outros artistas, serão disponibilizados ao longo dos próximos meses.

Infelizmente, este e outros conteúdos da iniciativa "Harry Potter at home" (Harry Potter em casa, em português), criada para entreter as pessoas em tempos tão difíceis, estão em inglês. Mas para quem é fã, vale conferir para matar um pouco da saudade.

https://twitter.com/wizardingworld/status/1257658900318433280

Luz, câmera, gravidade zero

Filmes sobre o espaço existem aos montes, mas um filme sobre o espaço gravado no espaço ainda é algo inédito. Ainda…

A Nasa confirmou, nesta semana, o envolvimento da agência no novo filme estrelado por Tom Cruise, que será gravado a bordo da Estação Espacial Internacional.

Segundo o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, o objetivo é inspirar "uma nova geração de engenheiros e cientistas para tornar os planos ambiciosos da agência realidade". Ousados...

Ainda há pouca informação sobre o filme, mas já se sabe que não fará parte da franquia Missão: Impossível.

Ainda sobre o espaço

As notícias sobre o espaço não param – como você deve ter percebido se acompanha a série de posts Além do coronavírus.

Astrônomos do ESO (Observatório Europeu do Sul) descobriram um buraco negro não tão longe da Terra: há 1.000 anos-luz de distância.

Pode parecer muito (e é mesmo para quem está acostumado com medidas em centímetros, metros e quilômetros), mas, segundo os especialistas, seria como o quintal da Terra.

Tanto que o buracro negro faz parte de um sistema triplo de estrelas que pode ser visto a olho nu daqui.

Mas não se preocupe: segundo os especialistas, este buraco negro é do tipo silencioso, que não interage de forma violenta com o ambiente. Ufa...

Enquanto isso, no fundo do mar

O plástico está em muitos objetos do dia a dia – da cadeira do escritório à roupa e até no carro. O problema é que esse material não desaparece se jogado na natureza – ele vai se desfazendo até virar microplásticos invisíveis a olho nu. 

E, como não existe isso de "jogar fora" – já que o fora ainda está dentro do planeta Terra –, esses pequeninos pedaços de plástico estão se acumulando mais do que nunca no fundo do oceano, de acordo com um estudo publicado na revista Science

A maior parte desse material vem de tecidos e roupas de materiais sintéticos, como o poliéster, e acabam impactando negativamente a vida marinha. 

Um estudo publicado na The Royal Society, por exemplo, mostrou que a exposição ao microplástico pode atrapalhar o funcionamento cognitivo dos caranguejos eremitas, dificultando a localização de conchas.

Quer saber o que mais aconteceu nas semanas que passaram? Clique aqui!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.