Pular navegação

Além do coronavírus: o que mais aconteceu nesta semana? | Parte 6

Dia da Terra, ano mais quente, Evidências… Vem ver fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura sobre a Covid-19.

além do coronavírus: Homens no espaço, árvores e a poluição sonora, ópera em casa. Vem ver fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura do novo coronavírus.

Mais de um mês em casa e muitas pessoas já estão sonhando com o momento em que vão poder estar juntos, fisicamente, de amigos, família e até colegas de trabalho (o que uma quarentena não faz?). Mas, enquanto isso não chega, que tal descobrir o que mais aconteceu nesta semana além do novo coronavírus?

Dia de refletir sobre a Terra

A gente está tão imerso nas notícias sobre a Covid-19 que a 50ª edição do Dia da Terra, celebrada em 22 de abril, passou batida para muita gente. Mas, neste momento em que muitos estão em casa, é importante parar para observar como o planeta está reagindo.

Além dos canais de Veneza, na Itália, que ficaram cristalinos sem turistas andando em gôndolas, uma pesquisa divulgada nesta semana mostrou que a qualidade do ar melhorou muito em nove grandes cidades do mundo – incluindo São Paulo – depois que medidas de isolamento físico foram adotadas.

Delhi, por exemplo, viu uma redução de 60% na poluição depois de três semanas de quarentena total, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Falando em poluição….

2019 foi o ano mais quente na Europa, segundo o Serviço Copernicus sobre Mudanças Climáticas, órgão ligado à União Europeia. 

Segundo o estudo, 11 dos 12 anos mais quentes já registrados ocorreram de 2000 em diante. Em 2019, os meses com maiores aumentos na Europa foram fevereiro, junho e julho.

Em alguns países, como Alemanha e França, os termômetros no verão ficaram entre 3ºC e 4ºC acima dos níveis pré-industriais.

O melhor do Brasil é o brasileiro

Se você estivesse chegando no Brasil depois de ser repatriado por uma grande operação para trazer brasileiros para casa, o que você faria? Ligaria para alguém? Choraria de emoção? Agradeceria uma força maior?

Os passageiros de um voo vindo de Bangkok, na Tailândia, fizeram algo um pouco mais inusitado: cantaram Evidências, da dupla sertaneja Chitãozinho & Chororó.

Por causa da pandemia, eles estavam retidos em diferentes países do Sudeste Asiático e foram trazidos de volta ao Brasil nesta quinta-feira, dia 23, em uma operação coordenada pela Embaixada Brasileira de Bangkok.

Vem ver!

Recife Cósmico

Para comemorar 30 anos desde que o telescópio Hubble foi lançado ao espaço, o observatório divulgou uma belíssima imagem do cosmos.

Ela mostra uma região de formação de estrelas próxima à Via Láctea, a cerca de 163.000 anos-luz da Terra.

Os astrônomos apelidaram a cena de "Recife Cósmico", porque parece uma cena do fundo do mar…. O que você acha?

No fim do arco-íris tinha…

Uma baleia!

O fotógrafo Darrion Sloan registrou orcas nadando com um belo arco-íris ao fundo em Puget Sound, uma profunda enseada do Oceano Pacífico, próxima à Seattle, nos Estados Unidos.

Esta enseada abriga diversas espécies de baleias, como as jubarte, e golfinhos, e se tornou uma grande área de preservação da vida marinha.

Dá uma olhada no vídeo!

Quer ver o que mais aconteceu nas semanas que passaram? Clique aqui!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.