Pular navegação

10 melhores conselhos de mãe, segundo a NuCommunity

"Na volta a gente compra"; "você não pode ter tudo" e outras lições que ajudam os membros da comunidade oficial do Nubank a organizarem as contas até hoje.

Foto de ovos em uma caixa transparente com rostos desenhados em canetinha . Crédito: Photo by Tengyart on Unsplash

A NuCommunity é a comunidade oficial do Nubank - uma plataforma com mais de 200 mil membros cadastrados. Por lá, todos os dias, são trocadas mais de 300 mensagens em mais de 24 mil tópicos já abertos. 

De educação financeira e tecnologia a dúvidas sobre produtos Nubank, a NuCommunity é um espaço para conversar, fazer perguntas e trocar informações. 

Em homenagem ao Dia das Mães 2021, perguntamos aos membros da comunidade quais as melhores dicas/conselhos sobre dinheiro e organização financeira que já receberam de suas mães.

Confira, abaixo, algumas das respostas. O tópico completo está aqui

1.“Dinheiro não nasce em árvore”

Minha mãe sempre me disse esta frase, querendo me ensinar que, para alcançar determinado objetivo, é preciso estudar e trabalhar muito e, principalmente, saber poupar para conseguir algo na vida.
MayB - moderadora 

2.“Mas o dinheiro é meu ou é seu?”

Quando eu queria muito comprar alguma coisa e minha mãe não podia me dar ou não julgava importante naquele momento, ela dizia: "Mas o dinheiro é meu ou é seu? Você trabalhou para ter direito de comprar?"

Ouvi isso tantas vezes que, com quinze anos, já estava desesperada para arrumar um emprego.

Depois de consolidar o hábito de trabalhar para ter dinheiro, na faculdade fiz seis estágios ao longo da graduação (alguns simultâneos). E nessa época ela me dizia: “O que você vai fazer depois da formatura? Emprego não está fácil”.

Um ensinamento puxou outro, eu tinha muito receio de me formar e ficar desempregada, então sempre usei só metade da minha bolsa, poupando o restante. 

Vittoria Cunha, Numentor

3.“Na volta a gente compra”

Até hoje eu sigo uma dica da minha mãe: na volta eu compro. Sempre planejo o que eu vou comprar e quanto vou gastar. Se porventura passar do orçamento planejado ou brotar do nada algo que me interessa (vulgo lanche ou cacarecos que não são úteis na minha vida, mas mesmo assim me interessei) eu só penso que terei outras oportunidades de voltar naquele lugar e comprar. Um autocontrole é essencial na vida financeira.

Souzalisz, Nulover

4.“Querer é bem diferente de precisar”

Eu tinha uns 9 ou 10 anos e minha mãe era quem cuidava das finanças em casa. Eu adorava pintar desenhos na época, então pedi uma caixa com 12 lápis de cor da Faber Castell.

Depois de ficar pensativa e me perguntar sobre os lápis que eu tinha (de qualidade inferior, sem cores vivas etc) veio a resposta: "Está bem. Compro uma caixa de lápis, mas quero que você aprenda só uma coisa: “você quer, mas não precisa e QUERER É BEM DIFERENTE DE PRECISAR”.

Até hoje eu me pergunto se preciso dos produtos antes de comprar. Hoje, uns 10 anos depois, ainda tenho uns três sobreviventes da época (acho que o branco eu adquiri depois).

Marciel_Antonio6, NuLover

5.“Guarde para as suas metas”

Minha mãe sempre dizia para eu e meu irmão guardarmos nosso dinheiro se quiséssemos atingir alguma meta.  

Uma história bem engraçada foi quando eu tinha uns 7 anos e tinha juntado todo dinheiro que recebia deles e de outros parentes no meu aniversário porque queria muito comprar um Furby - um bicho de pelúcia eletrônico. Resultado: comprei, fiquei com ele por uns 6 meses, enjoei e vendi. Até hoje meus pais e meu irmão riem disso.

Acho que justamente por minha mãe organizar as finanças de um modo estratégico e condizente eu nunca tive dívidas: tudo que entra e sai eu anoto com o intuito de não ficar perdido depois, assim como ela faz.

Luwcaz, membro da NuCommunity

6.“Você não pode ter tudo do bom e do melhor”

A minha frase com certeza vai ser “você não pode ter tudo do bom e do melhor”. Quando eu era mais novo, detestava escutar ela e não entendia o motivo, uma vez que pedia sempre coisas “pagáveis”, mas hoje eu entendo. Por causa dessa lição, estou sempre procurando o que oferece o melhor custo-benefício em relação ao valor que estou pagando, ou disposto a pagar.

Alexandre_Niess, membro da NuCommunity

7.“Controle antes de poder guardar”

Minha mãe me ensinou a economizar desde pequeno. Todos os meus amigos tinham um brinquedo da moda ou algo do tipo, e eu nunca tinha. Sempre tinha que andar por horas para achar o melhor preço na hora de qualquer compra.

Quando você é criança, nada disso é legal. Mas você acaba virando um adulto mais responsável com o dinheiro. Começa a avaliar antes de comprar. A criar alternativas para economizar. E no final das contas, acaba conseguindo guardar dinheiro, enquanto outros amigos estão enrolados em boletos e mais boletos.

Ela não tinha nenhuma técnica especial, nem estava fazendo isso por nenhum objetivo que não fosse conseguir pagar as contas no fim do mês, e não deixar as crianças passando fome. Mas me ensinou a dar um passo adiante.

Primeiro tem que aprender a controlar nossos gastos (fazer orçamento), para aí ter capacidade de economizar (guardar dinheiro). Ela me ensinou a fazer isso e me deixou pronto para dar o último passo, que é conseguir fazer alguma coisa com esse dinheiro guardado (investir).

Rafael N., Nubanker

8.“Nunca se sabe o dia de amanhã”

Uma coisa que minha mãe dizia era "sempre guarde um pouco de dinheiro: nunca se sabe o dia de amanha". Eram tempos difíceis que vivíamos, mas graças a conselhos como este hoje todos temos a famosa reserva de emergência e uma vida bem organizada.

William_Peixoto, NuMentor

9.“Saiba escolher”

Tenho lembranças muito vivas da minha mãe claramente me dando opções, ela dizia “Mamãe pode comprar apenas um, você escolhe qual você gosta mais”. Isso valia para itens no supermercado ou até mesmo presentes, pois era possível apenas um presente no ano, não tinha aniversário, Natal, Dia das Crianças (eu só pedia Lego).

É muito interessante como fui entendendo a importância do processo de escolha. Ela é fundamental para resolvermos dilemas, segurar as expectativas e muito mais!

Julian Lopes, NuMentor

10.“Dinheiro não é capim”

Dinheiro não é capim! Sempre ouvi essa frase quando criança.

Com nove anos ganhei um cofrinho de aniversário e tudo que queria fazer era enchê-lo com moeda. Acabei criando o hábito de juntar dinheiro e sempre tinha de onde tirar pra comprar as “bobagens” que eu queria e que sabia que meus pais diriam não.

Hoje sempre presenteio crianças com cofrinhos para estimulá-las desde cedo a terem educação financeira e economizar para ter uma reserva de emergência no futuro ao invés de atolados em dívidas ou dependentes de crédito!

Clima, usuário NuCommunity

Conselho extra: “Seja Nubank!”

Sou mãe e já falei todas essas frases aí, rsrs. E quando cada um dos meus filhos fizeram 18 anos, estimulei para que abrissem conta no Nubank. Todos nós aqui em casa somos roxinhos… pai, mãe e filhos.

Ccerri, NuTalker na NuCommunity

Quer fazer parte da NuCommunity? Acesse ela aqui.

Crédito da foto: Tengyart no Unsplash

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.