Por que você não deve emprestar sua conta e nem seu cartão?

Ambos são de uso pessoal. Entenda os motivos para não compartilhar seus 
dados com terceiros.

Ou seja: uma pessoa que tem o nome restrito por algum motivo consegue fazer compras parceladas ou outras operações usando os dados de outra.

Quais os riscos de emprestar sua conta ou cartão para outra pessoa?

Caso o pagamento não seja realizado, seu nome pode ser enviado aos órgãos de proteção ao crédito como o SPC

1

Se você empresta o seu cartão para alguém realizar uma compra e essa pessoa não paga o débito, é o seu CPF que está em jogo.

Se uma pessoa em posse do cartão digita a senha para finalizar a transação como se fosse o dono, a responsabilidade por aquela transação é de quem tem o CPF vinculado ao cartão.

Isso significa que: se a dívida não for paga, o CPF enviado aos órgãos de proteção ao crédito é o do cliente cadastrado no sistema – mesmo que não tenha sido ele quem finalizou a compra.

2

As compras podem fugir do seu planejamento financeiro

Um cliente com gasto mensal de R$ 700,00 empresta o cartão de crédito para alguém que decide fazer uma compra parcelada, por exemplo, passa a ter o limite comprometido, impedindo que o dono do cartão realize novas compras.

Outra situação comum: as parcelas podem ultrapassar o gasto médio planejado para o mês. Nesse caso, você vai precisar se planejar para efetuar o pagamento da fatura, seja quitando o total ou até optando por um parcelamento.

3

Você pode cair na malha fina

Movimentações financeiras que não forem compatíveis com a renda declarada no momento do cadastro (ou em sua atualização) podem chamar atenção da Receita Federal.

Se isso acontecer, será preciso se justificar ao órgão, o que pode gerar dor de cabeça. Ainda mais se o responsável por todas essas movimentações for uma outra pessoa e não o cliente, dono do cartão de crédito.

Saiba como manter seus dados seguros

👆🏼