Golpe do motoboy: saiba o que é e como se proteger dele

9 de abril de 2021

Alguém finge ser representante de um banco e faz a vítima entregar dados e cartão. Conheça a mecânica dessa cilada. 

Não é de hoje que o golpe do motoboy faz suas vítimas e a tática é sempre a mesma: uma pessoa recebe uma ligação do “banco”, dizendo que seu cartão foi clonado e que vão enviar um motoboy para recolher e bloquear. A pessoa entrega o cartão e pronto: caiu no famoso golpe do motoboy.

Os criminosos costumam se passar por atendentes da central de segurança do banco, que ligam ou escrevem para confirmar uma compra suspeita feita no cartão de crédito. A vítima diz que não reconhece o gasto e o fraudador afirma que o cartão provavelmente foi clonado. 

A história é contada de forma plausível, com direito a música de espera e mensagem institucional de segurança. Em seguida, o golpista diz que o cartão foi bloqueado e que um entregador irá passar em breve para recolhê-lo.

Para a história fazer ainda mais sentido, alguns golpistas depois de pedir a senha orientam os “clientes” a cortarem o cartão, dando uma falsa sensação de segurança.

Ao fazer o que o golpista pede, a pessoa está, na verdade, entregando todas as ferramentas necessárias para que os criminosos façam compras em seu nome. Existem relatos de vítimas que chegaram a perder milhares de reais assim que entregaram seu cartão.

Com a pandemia, a situação ficou ainda mais grave, porque o isolamento tornou as vítimas mais vulneráveis a golpes desse tipo.Segundo a Febraban, houve um aumento de 65% no número de golpes com falsos motoboys.

“Recebi uma ligação e não sei se é golpe. O que devo fazer”?

Agradeça o contato e diga que não irá passar nenhum dado, que não deseja a visita do motoboy e desligue.

1.

Espere cerca de 5 minutos e entre em contato com seu banco pelos canais oficiais. Não ligue para nenhum número fornecido pela pessoa que fez o primeiro contato. O tempo entre as ligações é importante caso o fraudador esteja grampeando o telefone para interceptar.

2.

3.

Por fim, ao entrar em contato com o suporte verdadeiro do banco, explique o que aconteceu e peça orientações sobre como proceder.
Vale notar que o golpe nem sempre é pelo telefone, mas a mecânica não muda.