Carnaval 2022: Veja como efetuar pagamentos

As instituições financeiras consideram o Carnaval 2022 feriado bancário. Saiba o que fazer se precisar pagar contas.

Em 2022, os quatro dias de Carnaval caem entre 26 de fevereiro (sábado) e 1 de março (terça-feira). Mas, assim como no ano passado, por causa da pandemia do Covid-19, as festas foram canceladas para evitar aglomerações.

É feriado, afinal?

O Carnaval já é ponto facultativo normalmente. Ou seja, mesmo que os órgãos públicos fechem, as empresas não são obrigadas a dar folgas a seus funcionários.

Neste ano de 2022, foi decidido que o Carnaval será feriado bancário – mas ficou a cargo de cada estado e/ou município decidir se vai manter o ponto facultativo.

Precisa pagar alguma conta nesses dias? Veja como fazer.

Como vai ser o expediente bancário durante o Carnaval?

As agências bancárias não irão abrir na segunda e terça-feira de Carnaval (28/02 e 1/03) segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No dia 2 de março elas voltam a funcionar a partir das 12h.

– Pagamentos feitos por boletos ou DOC só serão processados no dia 3 de março;– Já pagamentos por TED devem ser compensados no dia 2.

“E se minha conta vence durante o Carnaval?”

Normalmente, os tributos estaduais (água, energia, gás, telefone, etc) e fatura de cartão de crédito, por exemplo, já têm a data de vencimento alterada para o próximo dia útil. Então você não precisa se preocupar.Para outros casos, você pode:

Saiba mais sobre o Pix:

👆🏼