O Open Banking - agora conhecido como Open Finance - é um sistema que permite que o cliente pegue todas as suas informações registradas em uma instituição e as leve para onde quiser, sem ter que começar do zero com um novo banco, fintech e diversas outras empresas financeiras. E existem muitas vantagens do Open Banking que podem impactar diretamente as pessoas.
Como assim?
Imagine todo o histórico de crédito que você construiu ao longo de anos com o seu banco ou outra instituição financeira – as contas pagas em dia, os salários depositados, as prestações, empréstimos, perfil de gastos… Hoje em dia, essas informações ficam "presas" dentro daquela instituição; você não consegue levá-las para outras empresas.
Com a implementação do Open Banking, isso passa a ser possível. As pessoas poderão pegar todas essas informações e levá-las para onde quiserem, sem ter que começar um relacionamento do zero com uma nova instituição. Hoje, esse é um processo super burocrático – e começar a usar um novo serviço nem sempre é uma experiência completa.
As vantagens do Open Banking, nesse sentido, têm muito a ver com dar transparência e controle para as pessoas sobre suas informações – assim como estimular a competição no mercado para criar novos produtos, gerar taxas mais atraentes e prestar melhor atendimento. Afinal, com a facilidade de levar seus dados para onde quiser, os bancos precisarão se tornar mais competitivos para manter seus clientes.
Por exemplo: imagine que você quer pegar um empréstimo, mas as taxas de seu banco estão muito altas. Hoje, você até pode ir em outra instituição para tentar uma taxa melhor, mas não consegue levar suas informações para ajudar na negociação. Com o Open Banking, você poderá levar seu histórico facilmente e, com esses dados, a instituição pode te fornecer juros mais atrativos para competir com seu banco.
Leia mais detalhes sobre o sistema: O que é Open Banking e como funciona?
Quais as vantagens do Open Banking?
As principais vantagens do Open Banking, ou Open Finance, são:
- Mais liberdade e autonomia para os clientes: hoje, a burocracia interna das instituições é uma barreira enorme na hora de tentar mudar de banco ou corretora de seguros, por exemplo. E quanto maior o tempo de relacionamento com uma instituição, mais informações ela tem a seu respeito. Ao migrar, pelo menos parte dessas informações se perde. Com o Open Banking, você não fica preso a esse sistema.
- Menos custos: o sistema é muito mais integrado, permitindo cortar intermediários e tornar processos mais rápidos e baratos. É possível fazer tudo de um aplicativo só (inclusive por um app de mensagens), em vez de ter vários instalados no seu celular.
- Mais competição: o Open Banking reduz a barreira de entrada para novos serviços e produtos, criando um ambiente mais competitivo e com mais opções para o consumidor. Por exemplo: Se a opção de empréstimo do banco A tem juros bem altos, o cliente pode optar por levar todo o histórico e pedir para a instituição B uma proposta melhor, para comparar os juros. Em outras palavras, o Open Banking estimula a competição entre as instituições. Se quiserem manter seus clientes, elas terão que oferecer mais produtos e condições melhores.
Mas é importante dizer que o Open Banking não significa que os dados de todo mundo são públicos. As instituições só têm acesso às informações se o dono desse histórico escolher compartilhá-las.
Como a conversa entre as instituições vai ser possível?
Toda essa conversa entre instituições será possível por meio de uma tecnologia chamada API (interface de programação de aplicações, em português). Ela é uma espécie de área compartilhada em que os sistemas conseguem se comunicar entre si.
Por exemplo: toda vez que você acessa um site, o seu navegador só consegue mostrar as informações porque está “conversando” com a API do servidor no qual a página está hospedada.
As APIs são parte de diversos programas usados dentro de todos os tipos de empresas. Vários sites também usam as APIs abertas de redes sociais para criar formas mais rápidas de cadastro. É por isso que você consegue fazer login em alguns sites usando algum perfil de rede social – mas apenas se autorizar isso.
De forma semelhante, a proposta do Open Banking é que todo o mercado financeiro tenha APIs abertas.
Cada banco, empresa, fintech, operadora de cartão, corretora de seguros, plataforma de investimentos e várias outras instituições continua tendo autonomia para desenvolver os produtos que quiser, com a tecnologia que escolher e adotando todos os procedimentos de segurança. A diferença é que passa a existir uma forma padronizada de conversar.
Lembrando que nenhum deles tem acesso aos seus dados sem que você escolha compartilhar suas informações.
Assista o vídeo abaixo sobre o assunto:
Quando o Open Banking chega ao Brasil?
No Brasil, o cronograma para implementar o Open Banking foi dividido em 4 fases em 2021, de acordo com o Banco Central. A primeira fase começou em 1 de fevereiro do ano passado.
Basicamente, em cada fase acontece uma nova etapa para que o sistema consiga funcionar entre todas as instituições: desde as especificações do sistemas até a liberação da funcionalidade para os clientes. Veja o cronograma previsto.
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