A terceira fase do Open Banking (também chamado de Open Finance), que teria início nesta segunda-feira, 30 de agosto, foi adiada para 29 de outubro de 2021. A alteração no cronograma foi anunciada pelo Banco Central, que atendeu aos pedidos das instituições participantes de que ainda não estariam prontas para implementar os processos necessários desta etapa.
O Open Banking, que significa “banco aberto” ou “sistema bancário aberto”, tem como objetivo dar mais opções para consumidores e permitir que as pessoas tenham liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiserem, escolhendo entre os melhores serviços, condições de crédito e ofertas personalizadas, sem precisar começar um relacionamento do zero.
Em 24 de maio, foi anunciado que diversos tipos de instituições financeiras fariam parte desse processo, como corretoras, companhias de câmbio e fundos de previdência, o que levou o mercado a se referir ao Open Banking também como Open Finance.
Qual é o cronograma completo para o Open Banking no Brasil?
No Brasil, o cronograma do Open Banking de 2021 está dividido em quatro etapas, de acordo com o Banco Central.
- Fase 1: A primeira fase teve início no dia 1º de fevereiro. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem – como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes.
- Fase 2: Na segunda fase, que começou no dia 13 de agosto, clientes começaram a poder compartilhar com as instituições seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços de suas contas. Tudo isso acontece somente com a autorização da pessoa.
- Fase 3: Na terceira fase, com início previsto para 29 de outubro, será possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco via Pix. Clientes poderão ter acesso a serviços como pagamentos por um aplicativo de mensagem, por exemplo.
- Fase 4: Na quarta fase, com início previsto para 15 de dezembro, será possível compartilhar outros dados de produtos e serviços, como informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.
Ainda há um cronograma previsto para 2022, quando haverá a liberação gradual de outras funcionalidades. Confira as datas:
- 15 de fevereiro de 2022: Compartilhamento de serviços e transferências entre contas do mesmo banco e TED.
- 30 de março de 2022: Compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao open banking.
- 31 de maio de 2022: Compartilhamento de dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.
- 30 de junho de 2022: Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto.
- 30 de setembro de 2022: Compartilhamento de serviços de débito em conta.
Como será o Open Banking no Brasil?
Leia mais sobre Open Banking:
O que é BaaS? Entenda o significado de Banking as a Service
7 dúvidas respondidas sobre Open Banking
Quais são as vantagens do Open Banking – ou Open Finance?
Compartilhamento de dados do Open Banking (ou Open Finance): o que isso significa?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.