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Quem são os stakeholders e como eles influenciam o seu negócio?

Aprenda a mapear os stakeholders importantes para a sua empresa e descubra por que é importante considerá-los na definição das estratégias do negócio.
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Nenhuma empresa ou projeto funciona como se fosse uma ilha isolada. Qualquer tipo de estrutura social é viva, já que envolve e impacta diferentes grupos de pessoas. Quanto maior a escala de atuação, maior o impacto. Mas mesmo as pequenas iniciativas afetam quem está à sua volta. Daí surge a importância de identificar quem são os chamados stakeholders, os parceiros que participam do dia a dia do seu negócio. 

Eles atuam tanto para assumir mais responsabilidade sobre os efeitos das suas atividades quanto para se relacionar de forma mais estratégica com os públicos mais importantes para você.

Uma boa relação com os stakeholders contribui para o crescimento do negócio e para a construção de uma boa reputação no mercado. Mas, como essa relação é estabelecida?

A seguir, você vai entender o que são stakeholders e quais tipos o seu negócio pode ter. Continue a leitura e descubra como mapear os grupos estratégicos dos quais valem a pena direcionar a atenção da sua empresa.

O que são stakeholders?

Os stakeholders são, por definição, todas as pessoas, grupos e instituições que são impactadas pelas atividades de uma empresa ou de um projeto. São, portanto, direta ou indiretamente, as partes interessadas no negócio.

Esse conceito foi criado pelo filósofo Robert Edward Freeman, na década de 1980, para definir todos os representantes da sociedade que podem se beneficiar (ou ser prejudicados) com as atividades de uma organização.

Considerando que em uma sociedade globalizada todas as partes estão conectadas entre si, é importante mensurar os impactos que uma instituição pode ter no todo.

Esse movimento de mensurar o impacto social se contrapõe a uma tendência anterior, quando a maioria das empresas se preocupava exclusivamente com seus próprios números, buscando maximizar os lucros, sem assumir grandes responsabilidades pelas consequências das atividades que levaram a esses ganhos, por exemplo.

Hoje em dia, é comum ver no noticiário e nas redes sociais repercussões negativas quando uma grande empresa promove algum desastre social ou ambiental, por exemplo. Esses comentários podem vir dos próprios clientes, mas não só.

É essa a base da teoria dos stakeholders proposta por Freeman. Diversos integrantes da sociedade, além dos clientes de uma empresa, devem ser considerados dentro dos processos de tomada de decisão.

É possível ver essas mudanças nas recentes políticas de gestão e responsabilidade corporativa, com esforços direcionados à aplicação das práticas ESG

Confira também o manifesto Nu Impacto e veja, na prática, como o Nubank se posiciona nessa pauta.

Elas vêm orientando as empresas a minimizar seus impactos ambientais, mantendo esforços de responsabilidade social junto de processos de administração mais transparentes.

Quais as funções dos stakeholders?

Entre as funções dos stakeholders, a principal é avaliar se a empresa ou projeto em questão está agregando valor para o grupo que eles representam.

Essa avaliação não precisa, necessariamente, ser feita de forma direta. Mas o fato é que a visão que os principais stakeholders de uma empresa têm sobre ela influenciam diretamente sua reputação e, consequentemente, os resultados do negócio.

Desta forma, os stakeholders da organização são uma peça-chave na governança corporativa, uma vez que estão muito próximos das discussões de transparência, eficiência e sustentabilidade do negócio. 

Alguns exemplos de stakeholders

Não é preciso ir muito longe para encontrar exemplos de stakeholders, considerando que você é um deles. Todas as pessoas são stakeholders de diferentes instituições e projetos.

Funcionários

Se você trabalha em um restaurante, é um stakeholder dessa empresa. Os funcionários são um dos principais exemplos de stakeholders de organizações, já que eles são uma parte da própria empresa e sua principal força de mão de obra. É importante destacar, inclusive, que sem colaboradores se torna quase impossível manter uma empresa.

Clientes

De qualquer forma, você não precisa trabalhar em uma organização para ser um stakeholder dela. Se você apenas frequenta um restaurante que fica na sua rua, você acaba também sendo um stakeholder dessa instituição, já que é um dos seus clientes.

Assim, o cliente é outro exemplo de stakeholder simples de entender, considerando sua relação direta de impacto no negócio. Se uma empresa possuir muitos clientes, tende a apresentar melhores resultados que uma concorrente com menos.

Comunidade local

Agora, mesmo que você não seja cliente e não trabalhe em uma organização, ainda assim pode ser impactado pelas atividades dela – positiva ou negativamente, dependendo de quem você for, se mora nas proximidades ou da situação no cotidiano.

Se aquele restaurante vizinho fica aberto até tarde e atrai muitos veículos de clientes que estacionam na sua rua todas as noites, isso certamente vai fazer diferença na sua rotina. 

Ou seja, mesmo sem ser cliente ou funcionário, você é um stakeholder desse restaurante por estar no contexto local da empresa e sentir direta ou indiretamente os impactos por ela gerados.

Como classificar os stakeholders?

Os stakeholders podem ser classificados de acordo com o tamanho do impacto da empresa sobre eles. Para alguns, esse impacto pode ser alto e direto. Outros podem sentir efeitos menores e, às vezes, até indiretos.

Confira, a seguir, os principais tipos de stakeholders que podem ser mapeados na rede de influências de uma empresa ou projeto.

Quais são os tipos?

Uma empresa tem dois tipos principais de stakeholders: internos e externos, que se dividem entre aqueles que estão dentro do ambiente da organização e os que estão fora.

A forma como uma empresa se relaciona com esses dois grupos é bastante diferente, ainda que sejam relações igualmente importantes. Conheça quem são os representantes desses dois tipos de stakeholders.

Stakeholders internos

Os stakeholders internos são todos que trabalham na organização ou estão inseridos diretamente nela, mesmo que não trabalhem lá. São exemplos:

  • Funcionários;
  • Gestores;
  • Acionistas.

Stakeholders externos

Os stakeholders externos são aqueles que não estão inseridos na empresa, mas colaboram com ela. Eles também podem ser o público-alvo de ações promovidas por essa companhia. A lista de exemplos dos stakeholders externos é mais ampla e diversa:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Concorrentes;
  • Sindicatos;
  • ONGs;
  • Governo;
  • Imprensa e mídia;
  • Comunidades locais e grupos sociais.

Já ouviu falar sobre economia solidária? No vídeo abaixo você descobre se é possível criar um negócio engajado com questões ambientais e sociais, em que todo mundo participa em pé de igualdade, e ainda ser sustentável economicamente. 

https://www.youtube.com/watch?v=t-3yUXx-1AQ&list=PLTPJoMFW9ontMsJHoPzoWaWVInfpoTWnl&index=9

Quem são os stakeholders diretos?

Os stakeholders diretos são todos aqueles que são impactados diretamente pelas atividades de uma empresa, sejam eles internos ou externos. Se há alguma mudança de rota, a vida dessas pessoas é bastante impactada.

Diferentes empresas podem ter diferentes stakeholders diretos. Para empresas de capital aberto, que são aquelas que têm ações negociadas na Bolsa de Valores, pessoas que investem em renda variável podem ser consideradas stakeholders diretos. Afinal, esse público pode se interessar por comprar ações da empresa.

Isso não acontece com as empresas de capital fechado. Para elas, investidores da Bolsa não costumam ser um público tão importante em comparação a outros. 

Por outro lado, se elas tiverem planos de abrir capital no futuro, elas podem considerá-los stakeholders secundários.

Os stakeholders secundários também são impactados por uma empresa, mas em menor escala do que os stakeholders diretos. Essa definição de quais públicos são stakeholders diretos e quais são secundários pode, inclusive, fazer parte da estratégia do marketing de uma empresa.

Quais são os principais stakeholders de uma empresa?

Os principais stakeholders de uma empresa são aqueles que mais influenciam a reputação da instituição no mercado e também os que têm maior poder de impacto em suas atividades. Isso significa que cada empresa e setor tem os seus stakeholders principais.

Mas, de forma geral, funcionários, clientes, governo e imprensa costumam ser os stakeholders mais importantes para qualquer tipo de negócio.

Quais são os principais stakeholders de um projeto?

Da mesma forma como acontece com as empresas, os principais stakeholders de um projeto são aqueles que têm maior poder de impactar seus rumos. Portanto, cada tipo de projeto terá diferentes tipos de stakeholders principais.

Vale mapear quem são as pessoas com maior poder de influência. De forma geral, tomadores de decisão, opositores (com poder de veto ou restrições ao escopo planejado) e financiadores costumam ser stakeholders importantes para qualquer tipo de projeto.

Dica importante: para exercitar esse conceito na prática, tente entender de quais marcas e negócios você é um stakeholder diante da sua atuação e também dos impactos que você sofre com a existência dessa empresa.

Caso você esteja do outro lado e tenha seu próprio negócio, que tal ficar por dentro das dicas para uma visão estratégica para sua empresa? Confira os artigos de empreendedorismo aqui do blog Nubank.

Este artigo faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

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