Pular navegação

Governança e pequenas empresas: como se relacionam?

Governança parece coisa de negócio grande, mas aplicar os conceitos de organização e controle financeiro também ajudam quem é pequeno, ou MEI, a conseguir crescer.

Governança é uma temática cada vez mais comum no mundo dos negócios, mas ainda parece algo restrito às grandes corporações, certo? Errado! Onde tem tomada de decisão estratégica, precisa ter governança – e isso independe do tamanho e/ou segmento de negócio. 

A governança tem como objetivo garantir o melhor desempenho possível para a sua empresa - e isso inclui os pequenos negócios. No caso de pequenas empresas, e até mesmo MEIs, ela pode ajudar a traçar metas mais claras, alinhar objetivos e até reduzir custos.

Entenda, a seguir, o que é e como a governança pode ser aplicada no seu negócio.

Antes, o que é governança?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, governança é o sistema adotado por uma empresa, que envolve todas as partes do negócio. É o conjunto de práticas que um empreendimento adota para fortalecer o negócio e alinhar os interesses, mostrando uma direção a seguir e como conquistar as metas de crescimento que você determinou para o seu negócio.

Quais são os benefícios da governança para pequenas empresas?

Muitos empreendedores brasileiros, mesmo que de forma informal, dividem a responsabilidade e funções do negócio com sócios e/ou parceiros. Com o crescimento da empresa, às vezes outros fatores entram em jogo e novas pessoas passam a fazer parte desse time de decisões. É aí que se a governança se torna essencial para evitar desencontros.

Segundo Anderson Godz, autor do livro "Governança & Nova Economia" e fundador da  Gonew, edtech focada em governança para startups, pequenos e médios negócios,  a governança começa no alinhamento entre as pessoas que fazem parte da empresa.

"Por mais simples que seja o meu negócio, normalmente vou fazer isso com algum sócio/parceiro. O problema é que dificilmente as pessoas conversam com esse sócio sobre princípios, expectativas e aí falta alinhamento. Todo mundo sai fazendo e, muitas vezes, a sociedade acaba sendo desfeita, infelizmente", diz. 

Ainda de acordo com o especialista, para fazer essa relação dar certo, todos precisam deixar claro o que desejam e o que estão dispostos a fazer ou não pela empresa. "As pessoas têm prioridades diferentes e estão em momentos de vida diferentes. Podemos discordar, o problema é não discutir isso", completa.

Veja, abaixo, alguns dos benefícios que a sua empresa pode ter com boas práticas de governança corporativa:

  • Crescimento do empreendimento;
  • Redução de custos;
  • Transparência para o público;
  • Mais sustentabilidade ao negócio;
  • Alinhamento aos padrões do mercado;
  • Gestão de possíveis conflitos e crises;
  • Tornar a estrutura do empreendimento mais profissional.

Quais são os tipos de governança?

Existem três principais tipos de governança, que são:

  • Governança Corporativa

Governança corporativa é sobre a qual estamos falando neste texto. Ela envolve o sistema de gestão empresarial que precisa deixar claro à todos os colaboradores e parceiros as regras a serem seguidas.

  • Governança tributária

Se refere ao conjunto de procedimentos usados pela empresa no projeto de gestão empresarial. Ou seja, ela faz parte da governança corporativa. O objetivo é, principalmente, coordenar o processo de controle e revisão dos procedimentos tributários.

  • Governança de obrigações acessórias

É uma derivação da governança tributária, mas é focada no controle das obrigações acessórias (pagamentos de tributos ou penalidades) , periódicas e constantes das empresas.

Como aplicar a governança nas pequenas empresas?

Você pode estar pensando em termos práticos: "como tudo isso se aplica ao meu negócio"?

De forma mais palpável, a governança corporativa ajuda o seu negócio a criar uma estrutura empresarial. Ou seja, sair do "vamos fazer e ver no que dá" para algo como "vamos estruturar e direcionar para onde vamos e como faremos isso". 

Para adotar os princípios de governança você deve olhar para as suas estratégias a médio e longo prazo. Ao adotar a governança, você cria formas de garantir que essas estratégias sejam seguidas e também compartilhadas entre as pessoas envolvidas na empresa.

Como eu posso incluir estratégias de governança corporativa no dia a dia da empresa?

Reuniões de alinhamento, uma contabilidade eficiente e transparente, estabelecer qual é a hierarquia da empresa e quem é responsável por qual tipo de decisão são formas de aplicar a governança no seu negócio.

"Eu sou MEI e não tenho sócio/parceiro. A governança se aplica ao meu empreendimento"?

Se você for o único dono e gestor do seu negócio –  sem sócios ou funcionários, não significa que a governança não possa ser aplicada na sua rotina. Afinal, a governança também se relaciona a forma como você faz a gestão da sua empresa, com a transparência da sua contabilidade, com os princípios do seu negócio e até com as suas outras relações na vida.

"MEIs primeiro sentem a extrema liberdade de não ter mais horário, mas o salário não cai mais no dia certo. Eu mesmo, no começo, fui repactuando com a minha família este novo contexto, explicando a situação. E tomar esse tipo de decisão é uma espécie de governança na sua relação com a família sobre o que é ser MEI, por exemplo", explica Anderson.

Qual a diferença entre gestão e governança?

Se você chegou até este ponto do texto pode estar confuso sobre a diferença entre gestão e governança. Apesar de conceitos parecidos, há algumas diferenças.

Enquanto a gestão empresarial envolve todo o processo de tomada de decisão em uma empresa, a governança se relaciona ao conjunto de regras práticas que têm como objetivo principal garantir que a empresa cumpra os seus deveres e atenda aos interesses de todos os envolvidos na cadeia do negócio.

Ou seja, a governança é um processo mais burocrático, normativo e específico do que a gestão em si.

Diversidade também fortalece a governança

Outro aspecto que pode tornar a governança da sua empresa mais eficiente é a diversidade – e isso também não se aplica apenas aos grandes negócios.

Trazer diversidade para a empresa é mais do que contratar pessoas diversas, o que também é positivo. A diversidade está (ou não) nos valores da sua empresa e em quem você escuta na hora da tomada de decisão. Ou seja, uma governança eficiente também passa por considerar princípios de diversidade nas escolhas que o seu negócio faz. 

"O empreendedor é muito solitário nesse processo de empreender, mas não deveria fazer isso sozinho, ele precisa fazer isso com mais pessoas. Se ele não trouxer lentes diferentes, terá mais do mesmo e o negócio será mais do mesmo", diz Anderson.

Vale observar que trazer outras pessoas não é, necessariamente, contratar pessoas, porque o seu negócio pode não ter tamanho ou estar no momento de fazer isso. Trazer pessoas é consultar outros profissionais e empreendedores diferentes de você – de forma informal ou formal – escolher fornecedores diversos e, quando o seu negócio crescer, priorizar a diversidade na composição da sua equipe e no corpo de decisões. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.