Pular navegação

Simulador de aposentadoria do INSS: saiba quando você vai se aposentar

Calcular quando você poderá se aposentar pelo INSS é difícil - por isso, é possível fazer a simulação pela internet. Saiba como.

Aposentadoria: uma colagem de um casal deitado em cadeiras de praia, sob um guarda-sol, vendo o sol se pôr.

Uma dúvida comum a muitas pessoas, independentemente de suas idades, é quando será possível se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) - ou seja, a aposentadoria paga pelo governo federal. Isso porque existe um tempo mínimo de contribuição e uma idade mínima a serem cumpridos e outras regras que influenciam nesta data. A boa notícia é que existe um simulador de aposentadoria do INSS que faz este cálculo.

Através do site Meu INSS, é simples calcular quantos anos faltam para se aposentar - seja pela aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. 

Como funciona o simulador de aposentadoria?

No total, são sete cálculos diferentes feitos pelo simulador, para aqueles que estão no INSS desde antes de novembro de 2019, quando começaram a valer as novas regras da previdência:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por contribuição;
  • Aposentadoria por idade (nas regras de transição);
  • Aposentadoria por tempo de contribuição - Pontos;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição - Idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição - Pedágio 50%;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição - Pedágio 100%;

Pode parecer confuso, mas fique tranquilo: aqui você entende o que cada um significa e quais as diferenças que têm entre si.

O simulador mostra de maneira simples, considerando cada um desses cálculos, quanto falta para que a pessoa tenha direito a receber a aposentadoria do INSS, considerando seja o tempo de contribuição, idade ou pontos, onde aplicarem.

Abaixo, mostramos como fazer o cálculo para seu perfil usando o simulador de aposentadoria do INSS.

Simulador de aposentadoria do INSS - como usar?

Por enquanto, o simulador funciona somente para quem já estava cadastrado no INSS até as novas regras da aposentadoria começarem a valer, em novembro de 2019.

Simulador do INNS 

  1. No site ou aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS, o primeiro passo é fazer o login usando o seu CPF, aquele cadastrado na base de dados do INSS.
  2. Quem ainda não tiver acessado o portal deverá cadastrar uma senha na opção “Cadastrar Senha” - tudo pelo próprio site, respondendo a algumas perguntas e depois escolhendo sua senha.
  3. Depois de feito o login, na tela inicial do Meu INSS, basta selecionar a opção Simular Aposentadoria.

Rapidamente, a partir das informações que o banco de dados do governo têm sobre você e seus empregos, são apresentados os resultados de cada cálculo - e quanto falta para se aposentar em cada um deles.

Por exemplo, uma mulher de 25 anos que contribui para o INSS há exatos cinco anos ainda não tem direito à aposentadoria e, para aposentar-se pela modalidade por idade, seguindo as regras antigas, faltam “34 anos, 9 meses e 26 dias”. Para as demais modalidades, o tempo restante é diferente.

Clicando em cada uma das categorias, o site mostra mais detalhes sobre como elas funcionam e as regras que se aplicam a cada uma. Por exemplo, no caso da aposentadoria por idade seguindo as regras anteriores.

Além disso, é possível mudar, na barra que traz as informações do contribuinte, as informações utilizadas no cálculo do simulador de aposentadoria - e calcular a de outras pessoas, por exemplo. 

Por enquanto, o simulador de aposentadoria ainda não é válido para quem se filiou ao INSS depois de 13 de novembro de 2019, quando começaram a valer as novas regras da previdência. 

Como saber quanto vou receber de aposentadoria? 

Em breve, ainda sem uma data definida, o simulador também vai apontar quanto o contribuinte deve receber de aposentadoria com base nas informações disponibilizadas - por enquanto,essa informação ainda não é fornecida.

Aqui, entretanto, você aprende a calcular o quanto deve receber de aposentadoria no futuro. 

Tempo de contribuição

No dia 1 de julho de 2020, o governo federal publicou um decreto que muda a forma como é computado o tempo de contribuição para aposentadorias no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como era antes

Antes da Reforma da Previdência eram considerados todos os dias trabalhados. Por exemplo, se o segurado atuou em uma empresa do dia 5 de maio ao dia 3 de junho, trabalhou 30 dias. Ou seja, um mês de contribuição.

Como fica agora

De acordo com a nova lei, agora passam a serem considerados os meses completos, independentemente a quantidade de dias trabalhados, de fato. No caso acima, o tempo de contribuição seria de dois meses – maio e junho.

Para que essa nova contagem seja válida, a remuneração do trabalhador precisa igual ou superior ao salário mínimo (R$1.045, em 2020).

Veja mais informações em: Aposentadoria: veja o que muda na contagem do tempo de contribuição

Leia também: 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.