Pular navegação

Siglas do Pix: afinal, quem é quem nessa história?

Se você já se perguntou quem criou o Pix ou qual é a fórmula mágica desse meio de pagamento instantâneo do Banco Central, as respostas estão no significado de cada uma das siglas que integram o serviço.

Conheça o significado de cada um dos termos que integram o Pix, meio de pagamento instantâneo do Banco Central.

No dicionário no mundo financeiro, Pix é sinônimo de pagamento instantâneo. Ao contrário do que parece, as três letras não são uma sigla e, sim, uma marca. O meio de pagamento foi batizado dessa maneira porque a palavra Pix remete à tecnologia, pixels e transações, de uma forma simples e criativa.

Porém, outros nomes e conceitos aparecem quando nos referimos a ele: BC, SPI, SPB, DICT e mais. 

Confira abaixo o significado das principais siglas que fazem parte desse universo. 

1 - BC: Banco Central 

O BC é o “Banco Central do Brasil” e pode ser chamado apenas de “Banco Central”, ou de BACEN – que, por sinal, foi quem criou o Pix. Em linhas gerais, a entidade é uma autarquia federal que, nas suas próprias palavras, tem como princípio:

“Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.”

Para isso, o BACEN trabalha em cima de algumas funções e composições, entre elas a emissão de moeda, o trabalho como banco do governo – detendo as contas mais importantes – e a função de "banco dos bancos", o que significa que todas as instituições financeiras devem ter registro e ser regulada pelo Banco Central. 

2 - SPB: Sistema de Pagamentos Brasileiro

O SPB funciona como uma teia, estruturada por diversos fios que sustentam o Sistema de Pagamentos Brasileiro. Ele é composto pelas instituições financeiras do BC e por algumas outras entidades, como a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP). Dessa maneira, juntas, todas as instituições que formam o SPB.

O SPB atua na frente de processos que envolvem as movimentações financeiras entre os agentes econômicos. Logo, é responsabilidade desse sistema fazer com que todas essas operações sejam realizadas de forma ágil e rápida. O SPB também liquida os pagamentos para pessoas jurídicas e físicas. 

Em outras palavras, sem ele não seria possível ter Pix. Nesse sentido, a liquidação realizada pelo SPB (e também pelo SPI, o Sistema de Pagamentos Instantâneos) significa a transferência de valores entre as contas, fazendo o dinheiro circular com segurança.

3 - SPI: Sistema de Pagamentos Instantâneos 

O Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) é uma estrutura específica para a operação de pagamentos com Pix. O sistema é focado na liquidação desses pagamentos entre as instituições existentes do Brasil e começou a fazer parte do Banco Central em novembro de 2020, tirando do papel a ideia do Pix.

4. DICT - Diretório de Identificadores de Contas Transacionais

O DICT é uma espécie de banco de dados com informações de usuários recebedores e de suas contas, que funciona como um mecanismo de segurança. 

Por exemplo, durante uma transação via Pix, os dados ficam disponíveis no DICT para concluir os pagamentos. É o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais quem faz a identificação dessas contas para a transação. 

Vamos supor que um e-mail utilizado por alguém como chave Pix pertença à conta bancária dessa pessoa. É o DICT quem “informa” para o Pix sobre isso, viabilizando, portanto, as transferências. Esse exemplo do e-mail poderia ser qualquer outra chave Pix, como o CPF, o telefone etc.

Esse diretório torna as iniciações de pagamentos mais ágeis, solicitando apenas informações básicas para efetivar as transferências.

5. IP - Instituição de Pagamento

Uma IP é a abreviação para Instituição de Pagamento, e pode ser a empresa que oferece apenas serviços de pagamento, enquanto os bancos vão além disso, propondo, por exemplo, financiamentos, empréstimos, etc. 

É por meio de uma IP que o dinheiro se movimenta e os pagamentos são concluídos com segurança, já que ela tem o objetivo de viabilizar pagamentos sem depender, diretamente, de um relacionamento com bancos ou instituições financeiras. 

6. PSP - Provedor de Serviço de Pagamento

A sigla para Payment Service Provider, ou Provedor de Serviço de Pagamento, em português, é o termo usado para definir uma espécie de guarda-chuva que agrega todas as instituições participantes do Pix. Portanto, é possível dizer que os PSPs estão dentro do mercado de pagamentos e são instituições financeiras que usam o Pix e participam de toda essa dinâmica, efetuando os serviços com eficiência.

7. API - Interface de Programação de Aplicativos

No dicionário do Pix, uma API significa Interface de Programação de Aplicativos, tradução para Application Programming Interface. Para entender sua função, basta pensar em um elo de comunicação entre diferentes sistemas. Resumidamente, essa interface é um método de linkar programas, trazendo um um padrão para essa conexão.

Exemplificando para vida real: suponha que em uma rede de fast-food há um padrão de instruções para fazer os lanches. Mas, nesse mesmo restaurante, também existem informações sobre entrada, pagamento e retirada desses lanches. Nesse cenário, tudo funciona perfeitamente, certo? Todas essas etapas e protocolos facilitam o serviço. Assim é uma API: ela possui uma organização que traz mais eficiência ao que se pretende realizar.

O Open Finance, por exemplo, é um sistema que usa APIs para funcionar, permitindo o compartilhamento de informações entre as instituições financeiras. Neste caso, o sistema apresenta quais passos deverão ser seguidos e o que deve ser entregue, mas quem faz acontecer são os PSPs participantes do Open Finance.

Leia mais:

6 situações que ficaram no passado por causa do Pix

Pix internacional: o que já se sabe sobre o sistema mundial de pagamentos instantâneos

API de pagamento: o que é e como funciona? 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.