Pular navegação

Receita Federal lança atendimento via Telegram para regularizar CPF

Agora, por um chat no Telegram da Receita, é possível atualizar dados, solicitar segunda via do documento, entre outras opções para regularizar seu CPF.

CPF Telegram: ilustração mostra duas mãos segurando um círculo roxo

Como uma das medidas para evitar que os cidadãos se desloquem até uma unidade de atendimento presencial - principalmente durante a pandemia atual -, a Receita Federal criou um canal no Telegram e oferece serviços relacionados ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

O Telegram é um aplicativo de mensagens que permite enviar e receber conteúdos no seu celular, em forma texto, vídeo, áudio e imagem.

O que é possível fazer pelo Telegram da Receita Federal?

Primeiro é necessário baixar o Telegram no seu celular. Com a ferramenta é possível solicitar os seguintes serviços relacionados ao CPF:

  • Atualizar ou alterar dados pessoais;
  • Regularizar o documento;
  • Pedir segunda via;
  • Informação do número do CPF;
  • Consultar a situação cadastral;
  • Consultar ausência de DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física).

Para solicitar qualquer serviço, a pessoa deve acessar o canal "ReceitaFederalOficial" no Telegram, mandar uma mensagem e enviar os documentos e informações solicitadas. Assim, o órgão irá realizar uma análise do seu pedido e concluir o atendimento.

O novo canal utiliza chatbots, tecnologia de atendimento virtual que simula um conversa por meio de um chat. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.