Pular navegação

Programa do IR: confira o que mudou para 2025

A Receita Federal anunciou as mudanças para a declaração deste ano, além das atualizações no programa do IRPF e no aplicativo Meu Imposto de Renda. O prazo para declarar o IR 2025 começa em 17 de março.
Imagem padrão

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 começa no dia 17 de março e a Receita Federal anunciou todas as novidades para este ano, incluindo as atualizações do programa do IR e do aplicativo. 

O software para computadores estará disponível para download a partir de 13 março, entretanto, a transmissão das declarações só começa na data de início do prazo de envio. Já o app Meu Imposto de Renda será disponibilizado no dia 1º de abril. 

Confira, abaixo, o que muda no programa do Imposto de Renda e no aplicativo Meu Imposto de Renda em 2025. 

Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

1.Declaração pré-preenchida com mais informações

Neste ano, a Receita Federal ampliou a quantidade de informações usadas na declaração pré-preenchida. Esse modelo existe para facilitar o processo de inserir os dados no programa, já que a pré-preenchida contém muitas informações que já foram puxadas pela Receita. E para o Imposto de Renda 2025, essa funcionalidade foi expandida e, agora, também inclui dados de contas no exterior.

Contudo, diferentemente dos anos anteriores, a declaração pré-preenchida não estará disponível desde o primeiro dia do prazo. Os contribuintes poderão acessá-la apenas a partir do dia 1º de abril.   

Onde encontrar a declaração pré-preenchida?

Vale lembrar que para ter acesso ao serviço da declaração pré-preenchida, será necessário ter uma conta gov.br com os níveis de segurança Ouro ou Prata. Se você ainda não tem uma conta gov.br ou não sabe como aumentar o nível de segurança da sua conta, clique aqui.

2. Exclusão de campos de preenchimento 

Pensando em facilitar ainda mais a vida dos mais de 46 milhões de contribuintes que devem entregar o IR em 2025, a Receita anunciou a exclusão de alguns campos de preenchimento, sendo eles:

  • Número do título de eleitor; 
  • Número de consulado/embaixada, quando o contribuinte residir no exterior; 
  • Número de recibo da declaração anterior.  

Isso significa que não há mais a necessidade de informar esses dados na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda. 

3. Mudanças na ficha "Bens e Direitos"

Outra mudança anunciada é em relação à ficha  “Bens e Direitos”. Os bens que estavam classificados como “Outros bens” (código 99) deverão ser obrigatoriamente reclassificados, de acordo com os seis novos códigos criados no programa, como as categorias de holding, leasing e garagem, por exemplo. 

Ao todo, 13 bens que faziam parte da lista tiveram os nomes ajustados, três códigos foram extintos e outros 11 bens passaram a ser exclusivos do Brasil – ou seja, não podem ser informados como se estivessem no exterior. Por isso, os contribuintes devem redobrar a atenção na hora de inserir as informações.

4. Cálculos de tributação automáticos

Conforme divulgado pela Receita, os programas da declaração do Imposto de Renda (tanto o PGD quanto o MIR) também foram aprimorados para simplificar os cálculos de tributação.    

Por meio de cálculos automáticos, o sistema gera um demonstrativo detalhado que exibe o valor do imposto devido, bem como o valor a ser restituído, se aplicável. Essa funcionalidade garante maior transparência e facilita a compreensão do resultado da declaração, tornando o processo mais eficiente para o usuário.

Esses cálculos devem impactar os contribuintes que possuem rendimentos no exterior, já que a compensação dos tributos é feita automaticamente de acordo com o imposto a pagar ou a restituir. 

Se você é cliente do Nubank e vai receber a restituição do Imposto de Renda este ano, você pode indicar a Conta do Nu para recebê-la. Basta selecionar o Nubank no momento em que estiver preenchendo a sua declaração do Imposto de Renda. Ao receber a sua restituição na Conta do Nubank, você pode escolher uma das opções de investimentos disponíveis no app, guardar esses valores em uma Caixinha ou até pagar as contas que você cadastrou no Assistente de pagamentos

Como baixar o novo programa do IR 2025?

A partir do dia 13 de março, o novo programa do IR 2025 estará disponível para download no site da Receita Federal. No entanto, a transmissão das declarações só poderão ser feitas no início do período, dia 17 de março. 

Se preferir fazer tudo pelo celular ou tablet, baixe o app “Meu Imposto de Renda” disponível na App Store e Google Play.  

É importante ressaltar que, segundo a Receita, alguns contribuintes devem, exclusivamente, usar o programa do IRPF para computadores, já que o aplicativo não permite o preenchimento de certas informações, como investimentos de renda variável, rendimentos de atividade rural e ganho de capital (GCAP). 

O prazo de declaração do Imposto de Renda 2025 começa no dia 17 de março e vai até o dia 30 de maio.  

Atenção: o texto acima é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Leia também:

Mudanças no Imposto de Renda 2025: entenda novas regras e outras novidades

Documentos para declarar Imposto de Renda: saiba quais você vai precisar em 2025

Declaração pré-preenchida do IR 2025: o que é e como funciona?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.