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Teve problema com um pagamento no WhatsApp? Tire suas dúvidas

Por que não tive acesso ao serviço? Por que meu pagamento foi negado? Confira as respostas para essas e outras perguntas.



No dia 4 de maio de 2021, o WhatsApp lançou um novo serviço que permite transferir dinheiro pelo aplicativo. Mas, justamente por ser algo novo, algumas pessoas podem ter encontrado problemas na hora de fazer um pagamento no WhatsApp.

Se você é uma delas, confira abaixo as respostas para as principais dúvidas.

Por que ainda não tive acesso ao serviço de pagamentos no WhatsApp?

O Nubank foi uma das primeiras instituições financeiras a oferecer essa novidade aos seus clientes. Assim como fazemos com outros produtos que lançamos, liberamos aos poucos esse serviço para a nossa base de clientes. Desse jeito conseguimos garantir uma boa experiência para todos que utilizam o serviço de pagamentos no WhatsApp.

Desde o fim de junho, a função de pagamentos no WhatsApp já está disponível para todos os clientes do Nubank e usuários do WhatsApp.

Por que meu pagamento no WhatsApp foi negado?

Existem alguns motivos mais comuns para ter o pagamento no WhatsApp negado, como a função débito não estar ativa no cartão ou o limite diário de transações ter sido atingido. Entenda as possíveis causas:

A função débito não está ativa no cartão

Tanto para enviar quanto para receber dinheiro pelo WhatsApp é necessário ter um cartão com a função débito cadastrado no Facebook Pay – uma maneira de fazer pagamentos nos aplicativos do Facebook.

Se você tentou utilizar esse serviço e não conseguiu, talvez a função débito não esteja ativa no seu cartão Nubank. Mas fique tranquilo, dá para ativar essa função diretamente no app do Nu:

  1. Na tela inicial do app do Nu, toque no botão de configurações (o ícone de engrenagem);
  2. Selecione a opção “Ativar função débito”;
  3. Você verá uma tela com as informações sobre a função débito. Então, clique em “Ativar função débito” novamente;
  4. Insira sua senha de 4 dígitos;
  5. Pronto! Você deve visualizar uma tela confirmando a sua ativação com a seguinte mensagem: “Função débito ativada no seu cartão”;

Feito isso, basta repetir o cadastro no WhatsApp e inserir os dados do seu cartão novamente.

Veja tudo sobre o Facebook Pay

Limite de transações atingido

Existe um limite diário e mensal de valor que você pode enviar e receber de amigos e familiares no WhatsApp. É possível:

  • Enviar, no máximo, R$1.000 por transação;
  • Receber até 20 transações por dia;
  • Transacionar até R$5.000 por mês.

Ao atingir o limite, você não pode enviar nem receber pagamentos até a virada do dia ou do mês, dependendo de qual limite ultrapassar.

Por exemplo: se você fizer 5 transferências de R$ 1.000 em um único dia (atingindo o limite mensal de R$ 5.000), só poderá fazer novos pagamentos no WhatsApp no mês seguinte.

Se este é seu caso, recomendamos utilizar outro meio, como o Pix – que também é instantâneo e você não paga nada para usar.

Saldo indisponível

Enviar dinheiro pelo WhatsApp funciona como uma compra no débito ou transferência bancária: o dinheiro sai direto da conta do usuário. Justamente por isso, é necessário ter saldo para que a transação seja realizada.

No Nubank, caso seu dinheiro esteja na função Guardar Dinheiro, basta resgatar a quantia necessária que ela fica disponível na mesma hora para ser usada. 

Conta cancelada

Como é necessário cadastrar um cartão com a função débito para fazer pagamentos no WhatsApp e isso só é possível com uma conta ativa, quem cancelou a conta não pode fazer transações no app de mensagens.

Não reconheço uma transação feita no WhatsApp. O que fazer?

Caso você não reconheça uma transação feita no WhatsApp que aparece em seu extrato da conta: 

  1. Abra o app do WhatsApp e vá em configurações de pagamentos;
  2. Selecione o histórico de transações;
  3. Veja se a transação aparece no WhatsApp. Você pode clicar nela para ver mais detalhes.

Se ainda assim você não reconhecer a transação, o recomendado é entrar em contato com o banco ou instituição financeira que você cadastrou para o serviço.

No caso do Nubank, você pode entrar em contato nosso time de atendimento pelo chat, telefone ou email. Assim, poderemos te ajudar da melhor forma possível.

Transferi dinheiro para uma pessoa mas ela não recebeu. O que aconteceu?

Para que uma pessoa consiga receber dinheiro pelo WhatsApp, é necessário que ela configure o Facebook Pay e cadastre um cartão com a função débito. Caso ela não faça isso em até dois dias, o dinheiro volta automaticamente para sua conta.

Agora, se a pessoa já está com tudo configurado e mesmo assim não recebeu a transação, entre em contato com o atendimento do seu banco ou instituição financeira. 

Meu WhatsApp foi clonado. E agora?

Se seu WhatsApp foi clonado, respire fundo! Avise seus amigos e familiares e entre em contato com a instituição financeira que você cadastrou no WhatsApp.

Quando um WhatsApp é clonado, a conta do Facebook Pay conectada a ele é automaticamente excluída para sua proteção. Mas, por precaução, o ideal é entrar em contato com o atendimento do Nubank para garantir que seu cartão seja desconectado de sua conta do WhatsApp.

Se o seu celular for roubado, quando você estiver bem e seguro, entre em contato com o atendimento do Nubank para desconectar seu cartão do WhatsApp. A boa notícia é que, para enviar dinheiro pelo WhatsApp, é necessário utilizar o PIN cadastrado no Facebook Pay que só você sabe.

Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp?

Você pode ir ao site www.WhatsApp.com e procurar na FAQ o que você busca – ou entrar em contato com o WhatsApp pelo app, seguindo o passo a passo:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Vá em “Configurações” se o seu sistema operacional for iOS ou clique nos “três pontinhos” do lado direito se for Android;
  3. Clique em “Pagamentos”;
  4. No final da tela, clique no botão “Ajuda” para acessar perguntas e respostas;
  5. Se não tiver resposta para a sua dúvida na FAQ, clique em “Isso não responde à minha pergunta”;
  6. Escolha o problema relacionado;
  7. Detalhe o erro ou o problema que você está tendo;
  8. Clique em “Avançar”;
  9. Feito isso, você poderá enviar por email para o WhatsApp
 seu caso.

Caso você seja cliente do Nubank e sua dúvida não tenha sido respondida, pedimos que entre em contato com nosso time de atendimento pelo chat, telefone ou email. Assim conseguimos te ajudar da melhor forma possível.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

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