Pular navegação

O que é Facebook Pay? O que isso tem a ver com pagamentos no WhatsApp?

Este método permite fazer pagamentos dentro da família de aplicativos do Facebook. Entenda como funciona e quais são as camadas de segurança.

Facebook Pay: imagem mostra tela de um celular aberto no Facebook Pay

Se você foi usar o serviço de pagamentos no WhatsApp e não entendeu nada ao ter que configurar o Facebook Pay, calma! Essa é uma etapa necessária para fazer transações no aplicativo, mas pode gerar algumas dúvidas. 

No dia 4 de maio, o WhatsApp lançou um serviço que permite aos usuários enviar e receber dinheiro pelo próprio aplicativo de mensagens – com a mesma facilidade com que conversam com amigos, enviam fotos e compartilham arquivos com contatos. Saiba mais.

Para isso, entretanto, é necessário configurar o Facebook Pay. Abaixo, entenda o que é isso e o que tem a ver com pagamentos no WhatsApp.

O que é Facebook Pay?

Facebook Pay é um método seguro e fácil de fazer pagamentos na família de aplicativos do Facebook – no Brasil, ele está disponível para o WhatsApp e o próprio Facebook. 

Ao configurar e inserir as informações do cartão ou da conta, ele permite fazer transações dentro dos apps, como, por exemplo, comprar no Facebook ou transferir dinheiro pelo WhatsApp.

Toda transação feita pelo Facebook Pay é protegida por diversas camadas de segurança, como um PIN ou a biometria do celular, e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo.

O que o Facebook Pay tem a ver com os pagamentos no WhatsApp?

Como explicado acima, o Facebook Pay é um método integrado para fazer pagamentos na família de aplicativos do Facebook. Como o WhatsApp é um desses apps, é necessário configurar o Facebook Pay para realizar pagamentos por ele.

Ou seja: apesar de serem aplicativos diferentes, eles fazem parte do Facebook e estão integrados ao Facebook Pay.

Sem configurar o Facebook Pay, portanto, não é possível enviar nem receber dinheiro pelo WhatsApp.

O Facebook Pay é seguro?

Todas as transações feitas no WhatsApp pelo Facebook Pay são protegidas pelas seguintes medidas:

  • Tecnologia de monitoramento antifraude para detectar atividades e compras não autorizadas;
  • Possibilidade de adicionar um PIN ou usar a biometria do celular para garantir mais segurança ao enviar dinheiro ou fazer pagamentos.
  • Para cadastrar um cartão com a função débito no WhatsApp, são necessários os dados corretos do cartão de débito e um processo de verificação do método de pagamento.

É necessário ter uma conta do Facebook para configurar o Facebook Pay?

Depende! Caso você queira usar o Facebook Pay dentro do próprio Facebook, a resposta é: sim, você precisa ter uma conta no aplicativo.

Por outro lado, se você deseja usar o Facebook Pay em algum outro aplicativo, como o WhatsApp, não é necessário ter uma conta do Facebook. Todo o processo de configuração pode ser feito diretamente dentro de cada aplicativo.

Como configurar o Facebook Pay e adicionar uma forma de pagamento?

Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares no WhatsApp, você precisa configurar o Facebook Pay e cadastrar o seu cartão. 

  1. No seu aplicativo do WhatsApp, vá em “Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar”;
  2. Toque em “Continuar” para aceitar os Termos e as políticas de privacidade atrelados ao uso do serviço de pagamentos no WhatsApp;
  3. Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay;
  4. Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em “Avançar”;
  5. Agora, você irá configurar suas opções de segurança:
    1. Caso seu sistema operacional seja Android: para usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN manualmente, toque em “Usar impressão digital”. Caso contrário, toque em “Pular” para inserir seu PIN manualmente;
    2. Caso seu sistema operacional seja iOS: para usar o Touch ID ou o Face ID e não precisar digitar seu PIN manualmente, toque em “Usar o Face ID” ou “Usar o Touch ID”. Caso contrário, toque em “Agora não” para inserir seu PIN manualmente;
  6. Insira seu nome, sobrenome e CPF e toque em “Avançar”;
  7. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV;
  8. Toque em “Salvar”;
  9. Após adicionar os dados do seu cartão, você pode verificá-lo. 

Veja o passo a passo completo no vídeo a seguir: 

https://youtu.be/0t-K5vzhqaY


Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.