Pular navegação

Como fazer pagamento pelo WhatsApp?

Veja o que é preciso fazer para cadastrar seu cartão e poder enviar e receber dinheiro dos seus contatos.

Mulher ruiva de cabelo cacheados, segurando um celular com o aplicativo do Nubank na tela, com um dos pés em uma poltrona cinza, com um gato deitado em cima, ao fundo um vaso de planta.

O Nubank nasceu com a missão de reduzir a complexidade e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro – por isso, ficamos felizes de ser um dos primeiros parceiros do serviço de pagamentos no WhatsApp no Brasil. Abaixo, entenda como transferir dinheiro pelo WhatsApp.

O WhatsApp lançou sua funcionalidade de pagamentos e o Nubank foi uma das primeiras e poucas instituições escolhidas para oferecer mais essa possibilidade para seus clientes – que já está disponível para toda a base de usuários desde o fim de junho.

Caso você ainda não seja cliente do Nubank, é simples ter acesso a mais essa funcionalidade. Em poucos minutos e sem dor de cabeça, você pode abrir sua conta e ativar seu cartão de débito, basta clicar aqui

Além de toda a facilidade, transparência e experiência única que mais de 35 milhões de clientes Nubank já conhecem, agora você também terá a possibilidade de trazer seus pagamentos para dentro do aplicativo do WhatsApp – sem pagar nada a mais por isso.

O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, uma maneira segura e fácil de fazer pagamentos nos aplicativos do Facebook. 

Todo pagamento feito no WhatsApp é protegido por diversas camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria do seu celular, e processado por Facebook Pagamentos e Cielo.

Sabemos que podem surgir dúvidas sobre como funciona o envio e recebimento de pagamentos no WhatsApp e, por isso, explicamos neste post o passo a passo de como isso é feito. Saiba tudo sobre a novidade.

Como fazer pagamento pelo WhatsApp?

Para fazer pagamento pelo WhatsApp para amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay e verificar o seu cartão Nubank com a função débito. 

Para enviar dinheiro a amigos e familiares, é simples:

  1. Abra a conversa com a pessoa para quem você deseja enviar o dinheiro e, em seguida, toque em “Anexar” (no ícone “+”), dependendo de seu sistema operacional) e depois em “Pagamento”;
  2. Insira o valor que você deseja enviar e, se quiser, um recado descrevendo o pagamento – esse recado é opcional;
  3. Se seu Facebook Pay já estiver configurado e verificado, toque em “Pagar”. Se ele não tiver configurado, é necessário adicionar e verificar uma forma de pagamento – veja aqui como;
  4. Use sua impressão digital ou Face ID (no caso de dispositivos iOS) para confirmar seu PIN ou toque em “Usar o PIN do Facebook Pay” e insira seu PIN do Facebook Pay.
  5. Pronto! O dinheiro foi enviado. Depois, para ver os detalhes da transação, basta tocar na mensagem. 

O vídeo a seguir mostra como é feito este passo a passo:

https://youtu.be/B4FyR1Sjqdk

É importante dizer que, ao enviar dinheiro para amigos ou familiares, você receberá uma notificação do app do Nubank confirmando que o pagamento foi efetuado. 

Limite de transação

Há um limite diário e mensal para a quantia de dinheiro que você pode enviar e receber de seus amigos e familiares no WhatsApp.

Você pode enviar até R$ 1.000 por transação e receber até 20 transações por dia, ou R$ 5.000 por mês. Ao atingir o limite, você não poderá enviar nem receber pagamentos. 

Como receber dinheiro no WhatsApp

Quem recebe dinheiro no WhatsApp de algum contato também precisa ter um cartão com a função débito e configurar o seu Facebook Pay para conseguir receber os valores.

Se você recebeu dinheiro de algum amigo ou familiar e ainda não fez a configuração, deve seguir os seguintes passos:

  1. Toque em “Aceitar pagamento”;
  2. Toque em “Começar” para configurar sua conta do Facebook Pay. Nós explicamos como é o processo para configurar;
  3. Depois de configurar o seu cartão com a função débito no Facebook Pay, poderá receber o valor. No caso de cadastrar o seu cartão Nubank, o valor é depositado no saldo de sua conta do Nubank como uma transferência e você recebe uma notificação do nosso app informando quando o pagamento for efetuado. 

Fique atento a um detalhe: você precisa aceitar o pagamento em até dois dias. Depois desse prazo, o valor é devolvido ao remetente.

Saiba mais sobre como funcionam os pagamentos no WhatsApp.

Ainda não tem o cartão Nubank com a função débito? Veja aqui como pedir e saiba tudo sobre ele.

O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay (uma maneira de fazer pagamentos nas plataformas da empresa) e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.