Pix em processamento: o que isso significa?

Fez um Pix mas a transferência não foi concluída instantaneamente - como o meio de pagamento sugere? Saiba o que fazer quando aparece a mensagem "em processamento".

O Pix, meio de pagamentos instantâneos do Banco Central, permite que transferências aconteçam em até 10 segundos - 24h por dia, todos os dias da semana. Mas, se ele é instantâneo, por que às vezes aparece a mensagem "Pix em processamento"?

Embora não seja comum, alguma instabilidade no app da sua instituição pode dificultar a conclusão da transferência. 

Descubra, abaixo, por que isso acontece, como agir em caso de Pix em processamento e quanto tempo demora essa análise. 

O que significa a mensagem “Pix em processamento?

Como qualquer produto ou serviço digital, o Pix está sujeito a algum tipo de instabilidade momentânea.  Isso significa que se a mensagem “Pix em processamento” aparecer para você, não precisa se preocupar: a tendência é que essa oscilação passe e que você possa fazer a transferência normalmente.

Essa instabilidade pode ser tanto no sistema do Pix quanto no aplicativo da sua instituição financeira. Mas, de maneira geral, a tecnologia volta à normalidade e existem algumas práticas que podem acelerar o processo. 

Quanto tempo demora o Pix em análise?

Depende. Não é possível estimar o tempo de análise do “Pix em processamento”, porque vai depender do tipo de instabilidade. 

Porém, se neste meio tempo o dinheiro sair da sua conta, mas não cair na conta-destino, mesmo depois de resolvida a oscilação, o ideal é entrar em contato com o seu banco para resolver.  

Se isso acontecer com o seu Pix no Nubank, por exemplo, você pode relatar direto no atendimento via chat disponível no app. 

Nossos clientes têm todos os benefícios do meio de pagamento e podem usar o Pix para ter controle da sua vida financeira e aproveitar os benefícios de uma conta segura e 100% digital.

O que fazer quando aparece “Pix em processamento?”

Quando você tenta fazer uma transferência, mas a mensagem “Pix em processamento” aparece na tela, você pode:

  • Reiniciar o aplicativo do seu banco ou instituição financeira;
  • Desligar e ligar a conexão com a internet do seu celular; 
  • Aguardar alguns instantes antes de tentar novamente. 

Caso a instabilidade persista mesmo depois de todas as tentativas e você ainda tenha que realizar uma transferência, é possível fazer uma transação por TED

No Nubank, nossos clientes podem fazer uma transferência entre contas da mesma instituição de forma imediata e gratuita. E essa é apenas uma das vantagens da Conta do Nubank. Ela existe desde 2017 e oferece uma experiência segura, totalmente digital e simples de usar. E o melhor: sem tarifas de manutenção.  

Leia também:

Pague com Pix: todas as possibilidades de usar o meio de pagamento

Como denunciar um Pix fraudulento?

O que é SPI, o Sistema de Pagamentos Instantâneos?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.