Pular navegação

Pix em processamento: o que isso significa?

Fez um Pix mas a transferência não foi concluída instantaneamente - como o meio de pagamento sugere? Veja o que pode ser quando aparece a mensagem "em processamento".

Imagem de uma bateria quase cheia, escrito loading

O Pix, meio de pagamentos instantâneos do Banco Central, permite que transferências aconteçam em até 10 segundos - 24h por dia, todos os dias da semana. 

Mas, se ele é instantâneo, por que às vezes aparece a mensagem "Pix em processamento"?

A resposta é simples: como qualquer sistema, o Pix pode estar sujeito a algum tipo de instabilidade momentânea. Embora isso não seja comum, a dificuldade de acesso pode ser uma instabilidade no app da sua instituição financeira. Nesse caso, reiniciar o aplicativo, desligar e ligar novamente a conexão com a internet ou aguardar alguns instantes podem resolver.

Se a oscilação for no sistema do Pix, e não no seu app, também não precisa se preocupar. A tendência é que tudo volte à normalidade rapidamente.

Ao realizar um Pix, caso o dinheiro saia da sua conta e não caia na conta-destino - mesmo depois de resolvida a questão da instabilidade - o ideal é entrar em contato com seu banco.

O que é o Pix, mesmo?

O Pix é o meio de pagamentos do Banco Central aceito desde novembro de 2020. Com ele, é possível fazer pagamentos e transferências 24 horas por dia, sete dias da semana, de forma instantânea. 

O Pix facilita e agiliza as transferências de valores entre pessoas, o pagamento de contas, recolhimento de impostos e taxas de serviços, entre outras possibilidades.

Saiba mais:

Pix poderá ser integrado à lista de contatos do celular a partir de abril

Pix cobra taxa de transferência?

Como fazer pagamentos usando o Pix? Veja o passo a passo

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.