Pular navegação

Pagamento do PIS/Pasep de 2020 é adiado para 2022

Parte dos trabalhadores com direito ao abono salarial deveria receber o benefício no segundo semestre de 2021. Entenda como vai funcionar.

Imagem de uma mão levando uma moeda em direção ao buraco de um cofre, mas a moeda tem os ponteiros de um relógio.

Quem estava contando com seu PIS/Pasep neste ano vai precisar rever os planos: o dinheiro só chega em 2022.

O abono salarial referente ao ano de 2020, que começaria a ser depositado para os trabalhadores no segundo semestre de 2021, teve seu pagamento postergado após uma decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Até então, funcionava assim: o abono de um ano começava a ser pago no segundo semestre do ano seguinte e terminava no primeiro semestre do ano posterior – por exemplo, o PIS/Pasep de 2018 foi pago entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020.

Com a mudança da regra, anunciada em 24 de março de 2021, o início dos pagamentos começa só no outro ano. Em outras palavras, quem se encaixou nas regras do PIS/Pasep em 2020 receberá seu pagamento em 2022.

Lembrando: o PIS e o Pasep são benefícios destinados a trabalhadores de baixa renda.

  • PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Ele é pago a funcionários da rede privada;
  • Pasep é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ele é pago a funcionários da rede privada.

Os critérios para ter direito tanto ao PIS quanto ao Pasep são que o trabalhador tenha recebido, em média, até dois salários mensais com carteira assinada; que tenha trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de referência; e que esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Veja mais: Devo declarar o PIS/Pasep no IR 2021?

Como fica o pagamento do PIS/Pasep 2020?

Com a decisão do Codefat, o pagamento do PIS/Pasep de 2020 será feito inteiro em 2022.

O calendário de pagamentos ainda não foi divulgado, mas seguirá a mesma lógica de anos anteriores: beneficiários do PIS vão tendo os valores liberados de acordo com sua data de nascimento e beneficiários do Pasep vão recebendo de acordo com o último número de sua inscrição do servidor público.

O Codefat também determinou que, a partir de 2022, os valores serão todos pagos no primeiro semestre de cada ano.

“Quanto vou receber de PIS/Pasep em 2022?”

A resposta depende de quanto tempo você trabalhou em 2020. O PIS/Pasep pode ser de até um salário mínimo (R$1.100 em 2021) e varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados.

Por exemplo: uma pessoa que passou o ano inteiro empregada terá direito ao valor cheio. Se ela trabalhou apenas por um mês, receberá a quantia proporcional e assim por diante.

Saiba tudo sobre o PIS/Pasep

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.