Pular navegação

O que significa Pix?

Apesar de ter apenas três letras, Pix não é uma sigla nem tem um significado específico. Entenda o porquê do nome.

O que significa Pix: fotografia macro dos pixels de uma tela, mostrando pontos azuis, vermelhos e verdes. Créditos da imagem: Michael Maasen

Com pouco mais de seis meses em funcionamento, o Pix já virou símbolo da cultura popular brasileira: tem músicas sobre o meio de pagamentos instantâneos, memes, histórias de paquera e até esquema de pirâmide. Mas você já parou para pensar sobre o que significa Pix?

Afinal, o que significa Pix?

Apesar de ser uma palavra com apenas três letras, Pix não é uma sigla nem significa um conceito específico. De acordo com o Banco Central, o novo meio de pagamentos foi batizado com o nome Pix porque o termo lembra tecnologia, transações e pixels (os pontos luminosos de uma tela).

Ou seja: Pix é um nome, uma marca criada para identificar o novo meio de pagamentos de uma forma simples, efetiva e muito fácil de ser lembrada.

Mas o que é o Pix na prática?

Em funcionamento desde novembro de 2020, Pix é um novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central que permite fazer transferências e pagamentos em até 10 segundos, em qualquer horário e dia – incluindo finais de semana e feriados.

Com o Pix, é possível tanto transferir dinheiro para outras pessoas quanto fazer pagamentos a lojas e prestadores de serviço. Ou seja: o Pix facilita e agiliza as transferências de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até recolhimento de impostos e taxas de serviços.

Vale dizer que, para enviar ou receber um Pix, não é necessário fazer nenhum cadastro nem baixar um aplicativo – ele pode ser usado diretamente no app do seu banco ou fintech; é necessário somente que ela ofereça esse meio de pagamento. 

O Pix começou a funcionar oficialmente no dia 16 de novembro de 2020 e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas devem oferecer esse serviço.

E como funciona o Pix?

O Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, em todos os dias do ano. Além disso, as transações são realizadas em segundos e podem ser feitas entre pessoas, entre pessoas e estabelecimentos comerciais, entre empresas e para entes governamentais – no caso de impostos e taxas.

É isso mesmo: as transações do Pix são realizadas em tempo real. Elas acontecem sem intermediação de terceiros: o dinheiro sai de uma conta e vai diretamente para a conta de quem vai receber os valores.

Para usar o Pix, é necessário que tanto o pagador (quem envia o dinheiro) quanto o recebedor (quem receberá os valores) tenham uma conta em banco, instituição de pagamento ou fintech – seja conta digital, de pagamento ou corrente.

O Pix é gratuito para pessoas físicas na maioria dos casos, mas pode ser pago em algumas situações (quando uma pessoa escolhe fazer um Pix por meio físico em vez de digital, por exemplo). Pessoas jurídicas também podem ter que pagar para usar, dependendo da instituição. 

No Nubank, no entanto, o Pix é sempre gratuito em todas as situações, tanto para pessoas físicas quanto para PJs.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.