Pular navegação

O que é pivotar uma empresa? Entenda o significado desse termo

A palavra vem da expressão em inglês "pivot", cujo significado em português é "girar", "mover-se em torno do próprio eixo".

O que é pivotar significado: fotografia de uma placa amarela com uma seta apontado para a esquerda e para a direita. Ao fundo, uma montanha e um terreno árido.

Ter uma boa ideia de negócio é importante, mas reconhecer quando ela não funciona na prática pode ser ainda mais. Quando isso acontece, o empreendedor pode desistir e começar tudo de novo – e está tudo bem – ou pivotar.

Mas o que é pivotar? Entenda o significado do termo

Pivotar é mudar a direção de um negócio mantendo a mesma base que já existia. O termo vem da expressão em inglês "pivot", cujo significado em português é "girar", "mover-se em torno do próprio eixo".

E se você lembrou do pivô do basquete, saiba que as ideias estão, sim, relacionadas. Afinal, um dos papéis desse jogador é parar uma jogada e, enquanto mantêm uma das pernas fixas, observar os movimentos e girar em torno do próprio eixo em busca de bons lances.

Ao pivotar, um empreendedor faz exatamente o mesmo: para, firma a base no que está funcionando e gira a empresa para outra direção mais promissora.

Um exemplo famoso disso é o YouTube, lançado em 2005 como uma plataforma de relacionamento. A proposta era que os usuários postassem vídeos se "oferecendo" para possíveis parceiros mas, depois de alguns dias sem nenhuma postagem, os fundadores decidiram pivotar: deixaram a ideia inicial de lado e abriram a rede para qualquer tipo de vídeo.

Ou seja: mudaram a direção, mas mantiveram a mesma base tecnológica do projeto inicial. O resultado? Cerca de um ano depois, a empresa foi vendida para o Google por US$ 1,65 bilhão – e hoje fatura US$ 15 bilhões por ano.

E o que não é pivotar?

Pivotar não é fazer uma pequena mudança ou outra no plano de negócio, como adiar o lançamento de um produto ou mudar de fornecedor – esses são ajustes finos que acontecem em qualquer empresa.

O termo pivotar se refere a uma mudança grande de estratégia, por isso só use quando seu negócio realmente estiver mudando de direção. Caso contrário, você pode acabar frustrando seu ouvinte ao falar sobre como "pivotou" a empresa sem nem ter pivotado de fato.

Quando é o momento de pivotar?

Depende: cada empresa é diferente e o momento de pivotar pode variar de caso para caso. Mas, de forma geral, isso acontece quando a estratégia atual não consegue ajudar a companhia a atingir seus objetivos de negócio.

E existem diversos motivos para isso:

  • O produto ou serviço ficou ultrapassado – como aconteceu com as máquinas fotográficas analógicas;
  • Os clientes migraram para outra empresa – por exemplo, usuários do Orkut migrando para o Facebook;
  • Surgiu uma oportunidade melhor de negócio – como o serviço de streaming para a Netflix, que antes entregava DVDs por correio;
  • O interesse dos consumidores mudou – quem lembra das paletas mexicanas?
  • O produto não teve uma boa aceitação no mercado – como aqueles patinetes motorizados de duas rodas que viraram item de segurança de shopping;
  • Entre outras razões.

Ou seja: se a estratégia de um negócio não funciona mais, mas existe uma base que pode ser usada para uma nova ideia – como aconteceu com o YouTube –, pode ser o momento certo de pivotar.

Como pivotar um negócio?

Para quem entendeu que pivotar pode ser um caminho, o primeiro passo é identificar o que não deu certo na estratégia inicial. Afinal, encontrar a razão do problema é essencial na busca de uma nova oportunidade de negócio.

Se o produto ou serviço se tornou obsoleto, por exemplo, é possível utilizar todo o conhecimento e experiência da companhia para criar uma nova estratégia.

Quando surgiram as máquinas fotográficas digitais, algumas empresas conseguiram aproveitar sua experiência com câmeras analógicas e pivotaram para o novo produto. Outras não – e acabaram desaparecendo.

Além disso, também é importante analisar o mercado, os consumidores e o contexto atual para encontrar oportunidades que podem ser exploradas com a bagagem que a empresa carrega.

E, como sempre na jornada de um negócio, planejamento é essencial na hora de pivotar uma empresa. Por isso, invista o tempo necessário para desenvolvê-lo – e, quando necessário, volte ao plano de negócio.

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.