Pular navegação

NuFuturo: a parceria entre o Nubank e universidades federais para pesquisa em tecnologia

Os desafios de tecnologia que o Nubank enfrenta no dia a dia encontram a produção de conhecimento acadêmico para desenvolver pesquisas com estudantes e professores.

A foto mostra um ambiente de escritório, à esquerda tem uma porta branca de correr onde se lê "NuFuturo" em roxo escuro. À direita tem uma mesa cinza e cadeiras amarelas. Ao fundo, uma porta de vidro na entrada da sala, uma lata de lixo prateada e um ar condicionado branco.

O Nubank nasceu, em 2013, para devolver às pessoas o controle financeiro de suas vidas por meio de um app fácil de usar, intuitivo e gratuito. Conhecimento em tecnologia,  inovação e  design são alguns dos nossos pilares para conseguir resolver os problemas de mais de 80 milhões de clientes só no Brasil. É a partir dessa experiência e da troca de saberes sobre esses temas que nasce o NuFuturo, parceria com universidades públicas brasileiras para a produção mútua de conhecimento.

O NuFuturo é um projeto de aceleração de inovação em tecnologia, que reúne a experiência do Nubank com a produção de pesquisa feita em pólos renomados: as universidades federais brasileiras. O projeto tem como principal objetivo ampliar o impacto positivo que o Nu consegue produzir na vida de tantas pessoas, dividindo o conhecimento desenvolvido nesses 10 anos de história e trocando informações. E as universidades federais da Bahia e da Paraíba são as primeiras a entrar no programa.

"Nós acreditamos que investir em educação é uma forma de mudar a sociedade por meio de capacitação profissional e soluções práticas aos problemas reais das pessoas e empresas. A escolha dos estados da Bahia e da Paraíba se deve à gama de talentos nas regiões, além de nossas metas de impacto social, diversificando investimentos também fora do eixo Sudeste"

Guilherme Vieira, diretor de ESG do Nubank

Abaixo, saiba mais sobre como funciona o NuFuturo e quem participa deste projeto do Nubank. 

O que é o NuFuturo?

O NuFuturo é um projeto de aceleração de inovação e tem a troca de conhecimento entre o Nubank e as universidades como motor de desenvolvimento para estudantes, professores e o próprio Nu. Acreditamos que essa colaboração vai permitir aos nossos milhões de clientes ter acesso a ainda mais produtos e serviços verdadeiramente inovadores que solucionem os problemas cotidianos.

"O projeto NuFuturo é o modelo do que imagino ser ideal no que diz respeito à colaboração entre a universidade e parceiros. Isso porque o foco do NuFuturo está em melhorar e impulsionar a formação de alunos de graduação e pós-graduação. Dentro do laboratório, os alunos têm a oportunidade de expandir suas habilidades técnicas e não técnicas, investigando a solução de problemas complexos e cooperando com o time do Nubank. O maior resultado do projeto é sem dúvida a transformação das pessoas que fazem parte dele."

João Arthur Brunet, professor-coordenador da UFCG

Como funciona o NuFuturo?

O NuFuturo cria ecossistemas nas universidades selecionadas para levar um pedacinho do Nubank para os estudantes e professores. Foram construídos laboratórios imersivos nas universidades para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos e os encontros dos grupos de estudo.

No dia a dia do NuFuturo, os times de negócio do Nubank enviam ideias de projetos que têm potencial para serem desenvolvidos junto às universidades. Os estudantes são divididos em grupos interdisciplinares, ficando responsáveis por diferentes funções na gestão de projetos, como requerimentos de tecnologia, calendário de entregas e ajustes na execução.  

Os projetos são desenvolvidos a partir da metodologia agilista, isto é, a cada sprint os grupos de projeto medem os resultados daquilo que foi desenvolvido e desenham os próximos passos. De maneira geral, o ambiente do NuFuturo é de muita troca, feedback e cooperação.

"Há de se ressaltar a transformação e montagem do espaço físico, que é sem dúvida um legado importante do projeto."

João Arthur Brunet, professor-coordenador da UFCG

As salas contam com ambientes adaptáveis, quadros de colaboração e sistema multimídia, tudo para que os espaços possam refletir os valores que são considerados importantes para o Nu e para as universidades, como fomento à colaboração, diversidade e inovação. Após a conclusão dos projetos, os locais seguirão disponíveis para que a comunidade acadêmica possa continuar trabalhando, realizando eventos e atividades em grupos.

Quais são as universidades participantes?

O Nubank firmou parceria com duas universidades da região Nordeste para o início do projeto: a Universidade Federal da Bahia (UFBA) junto ao Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.

A escolha das duas universidades no Nordeste faz parte de uma agenda abrangente de impacto social do Nubank, com foco em descentralizar o investimento social privado do eixo Rio-São Paulo, reconhecendo outras potencialidades do Brasil. A partir disso, definimos as regiões Norte e Nordeste do Brasil como territórios prioritários para as ações do Nubank.

Quem participa do NuFuturo?

Alunos e professores de graduação e pós-graduação de universidades públicas que tiveram parceria firmada com o Nubank. Desde janeiro, quando o projeto foi anunciado para as comunidades acadêmicas da UFBA e UFCG, quase 300 alunos se candidataram às vagas.

Uma comissão formada por órgãos técnicos das universidades realizou um processo seletivo e escolheu 41 alunos para participarem do NuFuturo. Durante a seleção, a comissão levou em conta os critérios estabelecidos de reserva de 50% das vagas para pessoas pretas e pardas e mulheres. Cada pessoa selecionada recebe uma bolsas de pesquisa mensais no valor de R$1,2 mil enquanto participarem do programa, que tem duração prevista de 18 meses.

"Os estudantes impactados pelo projeto, além de participarem de capacitações de computação e gestão, desenvolvem atividades em times multidisciplinares com organizações e tecnologias que espelham o mundo corporativo."

Cleber Lira, professor-coordenador do IFBA

Quais projetos estão sendo desenvolvidos?

Atualmente, o NuFuturo tem quatro projetos em fase de desenvolvimento. As iniciativas abordam temas como gestão de finanças pessoais, desenvolvimento de ferramentas para simplificar a vida financeira das pessoas e segurança da informação. 

Com o suporte dos times de engenharia e finanças do Nubank e professores doutores da UFCG, UFBA e IFBA, os alunos de cursos como Computação, Administração e Engenharia de Software mantêm contato direto com os profissionais para aperfeiçoarem suas pesquisas. 

Os projetos representam diferentes linhas de pesquisa e buscam explorar, prototipar e testar soluções e tecnologias que podem impactar o futuro dos serviços financeiros no Brasil. As linhas de pesquisa são diversas e refletem o DNA do Nubank de desafiar o status quo, e desenvolver soluções e inovações em tecnologia que impactam a vida de milhões de clientes todos os dias.

Leia mais: 

Nubank patrocina o musical “Viva o Povo Brasileiro” e clientes têm desconto 

Relatório ESG do Nubank 2022: conheça os principais indicadores 
Licença parental: Nubankers contam como foi viver essa experiência

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.