Desde que o Nubank nasceu, em 2013, desafiar o status quo e contribuir para a construção de um futuro melhor são escolhas diárias. Fazemos isso de várias maneiras, que vão desde a criação de produtos que ajudam as pessoas a retomarem o controle da vida financeira até o apoio a iniciativas inovadoras, como a exposição “Histórias Indígenas”. A mostra acontece no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) entre os dias 20 de outubro de 2023 e 25 de fevereiro de 2024.
O patrocínio da exposição inaugura a parceria entre Nubank e MASP, uma instituição reconhecida pela missão de estabelecer diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais.
A exposição “Histórias Indígenas” apresenta diferentes perspectivas sobre as narrativas indígenas das Américas do Sul e do Norte, Oceania e Escandinávia, por meio de trabalhos de várias mídias e tipologias, origens e períodos, que cobrem desde a época anterior à colonização europeia até o presente.
A curadoria das obras também é feita por artistas e pesquisadores indígenas ou de ascendência indígena.
Confira, a seguir, mais detalhes sobre a exposição no MASP e a parceria entre o museu e o Nubank.
"Histórias Indígenas": exposição explora multiplicidade cultural dos povos originários
A exposição “Histórias Indígenas” é uma mostra coletiva que vai ocupar as galerias do primeiro andar e do segundo subsolo do MASP. Ela inclui oito núcleos: sete dedicados a diferentes regiões e povos das Américas do Sul e do Norte, Oceania e Escandinávia, além de uma seção temática dedicada aos ativismos indígenas em todo o mundo.
As obras expostas exploram a multiplicidade cultural dos povos originários e reverenciam o seu protagonismo artístico. Mas, como afirma a organização da mostra, “o objetivo não é o de representar totalmente as vastas, complexas e múltiplas histórias indígenas de cada região em particular, mas sim o de fornecer uma visão transversal, um fragmento ou uma amostra de tais histórias em uma seleção concisa, porém relevante”.
A exposição será acompanhada por um grande catálogo publicado em edições separadas em português e inglês, reproduzindo as obras da mostra, bem como os ensaios escritos por todos os curadores da exposição.
Quanto custa e como comprar ingressos para a exposição "Histórias Indígenas", do MASP?
Os ingressos para a exposição “Histórias Indígenas” podem ser comprados diretamente no site do MASP. Eles custam R$ 60, mas há meia-entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos.
O MASP tem entrada gratuita todas as terças-feiras, das 10h às 20h (com entrada até as 19h), e toda primeira quinta-feira do mês, das 10h às 18h (com entrada até as 18h).
Por que o Nubank decidiu firmar uma parceria com o MASP?
Ao se tornar patrocinador master do Museu de Arte de São Paulo, o Nubank quer contribuir para a diversificação das narrativas contadas no campo das artes visuais. Nosso objetivo é apoiar ações que proponham soluções empoderadoras e estruturantes, e que tragam um impacto real na vida das pessoas.
Além disso, acreditamos na importância da valorização das estéticas e cosmologias indígenas e do reconhecimento da multiplicidade cultural dos povos originários e seu protagonismo artístico.
Por meio deste apoio, o Nubank reforça ainda o seu compromisso com a democratização cultural, pois compreendemos que tanto o acesso à cultura quanto a produção artística são direitos universais, e colabora para o fortalecimento das pautas socioambientais, que são tão atuais.
Leia também:
Nubank patrocina o musical "Viva o Povo Brasileiro" e clientes têm desconto
Nubank chega a 80 milhões de clientes no Brasil
Nubank é a quarta instituição financeira com mais clientes no Brasil