Imagine ser uma pessoa Influencer e receber um salário de R$ 50 mil, ganhar uma herança de R$ 300 mil e até uma obra de arte de R$ 120 mil. Por outro lado, imagine perder R$ 100 mil por causa de um imprevisto para o qual você não tinha se preparado e mais R$ 12 mil porque perdeu o celular. Como seria o seu planejamento diante de um fluxo alto de entradas e saídas de dinheiro da sua conta?
Com a nova versão do Jogo da Vida, tabuleiro da Estrela relançado em parceria com o Nubank, é possível lidar com estas e tantas outras situações diferentes e também corriqueiras numa única partida. A compra da casa própria, o casamento, o nascimento dos filhos, um carro quebrado no meio do caminho: no jogo (e também na vida) é necessário criar estratégias para encarar cada fase sem quebrar o orçamento.
Quem souber fazer boas escolhas financeiras, consegue chegar ao final do tabuleiro com o maior patrimônio possível. Abaixo, aprenda como jogar o novo Jogo da Vida roxinho.
Como jogar o Jogo da Vida?
O Jogo da Vida é simples de brincar. É possível reunir até sete pessoas em torno do tabuleiro – uma delas fará o papel de gestora da partida. Ela será a responsável pelos pagamentos e recebimentos do Nubank e da entrega de cartas aos jogadores durante as rodadas.
Os outros seis participantes iniciam a brincadeira com um pino em um carrinho, que deve estar na casa "Saída", o lugar onde o jogo começa. É esse carrinho que vai andar sobre o tabuleiro.
Antes de avançarem, os jogadores recebem da pessoa gestora:
- 1 nota de R$ 5 mil;
- 5 notas de R$ 1 mil;
- 1 cartão de oportunidade.
Existem três tipos de cartões de oportunidade:
- Dividindo os lucros: quem receber esse cartão pode apresentá-lo a qualquer jogador no momento em que parar em uma casa que render ganhos acima de R$ 10 mil. Ao fazer isso, o dono do cartão leva metade do valor recebido pelo outro jogador.
- Dividindo as despesas: esse cartão segue a mesma lógica do anterior. No momento em que o jogador parar em uma casa que exige pagamentos acima de R$ 10 mil e tiver esse cartão em mãos, pode apresentá-lo a qualquer outra pessoa, que deverá pagar metade da despesa.
- Cartão de Isenção: o jogador que tiver esse cartão pode se livrar de dividir os lucros ou as despesas. Por exemplo: caso alguém mostre algum dos outros cartões e você tiver o cartão de isenção, não precisará pagar nada ou dividir os lucros.
Para distribuir esses cartões, a pessoa gestora precisa embaralhar todos eles antes do jogo começar. Ou seja, não é possível escolher essa vantagem. Além disso, só é possível usar o cartão uma vez.
Depois dessa organização, cada jogador gira a roleta. Quem tirar o número mais alto começa, seguido por quem estiver à sua esquerda. Essa é a regra oficial, mas você e seus amigos e família podem escolher quem inicia a partida do jeito que quiserem. A ideia é que vocês criem momentos inesquecíveis juntos.
Decisões financeiras na primeira rodada
Com tudo organizado, é hora de começar. A primeira decisão financeira já precisa ser tomada antes do primeiro giro da roleta. Os participantes devem escolher:
- Se vão começar pelo caminho "Planos para o futuro" (à direita);
- Ou pelo caminho "Oportunidades de Carreira" (à esquerda).
Os dois passam por todo o tabuleiro. A diferença é que quem escolhe "Oportunidades de Carreira" tem a chance de parar nas casas da escolha da profissão e definir um salário, que receberá ao longo do jogo toda vez que passar pela casa "Dia do Pagamento" ou parar nela. Os salários podem chegar a R$ 50 mil. Contudo, esse caminho é mais longo.
Caso o jogador não tenha sorte e não pare em nenhuma casa de carreira, mesmo escolhendo esse caminho, o salário dele será fixado em R$ 16 mil, que serão pagos quando ele cair na casa "Dia do Pagamento".
Já quem escolhe "Planos para o futuro" anda por um caminho mais curto até o fim do jogo e tem um salário pré-definido de R$ 16 mil.
Após essas primeiras escolhas, cada participante gira a roleta e anda com o carrinho o número de casas correspondentes. Assim que parar em uma, a pessoa deve ler o que está escrito nela e seguir as instruções indicadas.
Quais são as regras do Jogo da Vida?
Durante a brincadeira, é preciso seguir algumas regras. Conheça cada uma delas abaixo:
- O jogador deve parar na casa correspondente ao número que tirou na roleta;
- Caso passe pelas casas "Dia do Juízo" ou "Comprou uma casa", o jogador deve parar nelas. Por exemplo: o "Dia do Juízo" está na casa cinco e você tirou o número oito na roleta. Neste caso, é obrigatório parar na casa "Dia do Juízo" (na casa cinco) e não na oito, porque essa casa cruzou o seu caminho.
- Só é obrigatório parar na casa "Dia do seu casamento" se o participante quiser se casar. Caso não queira, ele deve avançar uma casa.
- Caso o jogador pare em uma casa onde já exista alguém parado, ele deve parar no espaço seguinte.
- Ao passar pela casa "Dia do pagamento" ou parar nela, o jogador deve recolher esse valor com a pessoa gestora antes que a próxima pessoa gire a roleta. Caso não pegue o dinheiro antes disso, o jogador perde o pagamento.
- Quem tiver contratado um empréstimo ao longo do jogo deve pagar à pessoa gestora R$ 1 mil de juros para cada cartão de empréstimo que tiver toda vez que receber o salário.
- Quando encontrar uma bifurcação no caminho, a pessoa pode escolher por qual direção seguir. Essa decisão deve ser pensada porque ela pode afetar o futuro e as oportunidades de cada jogador.
Seguros, reserva de emergência e investimentos
- O participante pode comprar um seguro de celular do Nubank no início de qualquer uma das suas rodadas, assim como antes de começar a brincadeira. Ele custa R$ 1 mil no Jogo da Vida e esse valor deve ser pago à pessoa gestora. Só é permitido adquirir um certificado de seguro celular por rodada.
- Também é possível comprar um seguro de vida do Nubank no início de cada rodada, desde que já tenha passado pela casa de "Seguro de Vida" ou esteja parado nela. Ele custa R$ 10 mil no jogo de tabuleiro. Também só é possível comprar um certificado de seguro de vida por rodada.
- O cartão de reserva de emergência para acidentes residenciais só pode ser adquirido pela pessoa que já tiver comprado uma casa no jogo. Ele custa R$ 10 mil na brincadeira e cada pessoa pode comprar apenas um cartão por rodada.
- Depois que passar pela casa de "Ações" ou parar nela, o jogador pode comprar os papéis no início de qualquer uma das suas rodadas. Só é possível comprar um cartão por rodada e ele custa R$ 50 mil.
- No Jogo da Vida, também é possível contratar um empréstimo de R$ 20 mil a qualquer momento, no início de qualquer uma das rodadas de cada jogador. Esse empréstimo deve ser pago, a qualquer momento, até o final do jogo. O valor de pagamento é R$ 25 mil e não é possível contratar o empréstimo para duas situações específicas do tabuleiro: para "apostar na roleta" e para pagar o valor pedido na casa "Vingança".
Manual do Jogo da Vida: conheça as casas estratégicas
Além das regras gerais do Jogo da Vida, existem jogadas específicas quando a pessoa cai em casas estratégicas ou faz movimentos permitidos. Conheça cada uma delas:
Dia do Casamento
Quem quiser casar, precisa parar nessa casa, caso caia nela ou passe por ela. A partir daí, deve seguir o caminho da direita e colocar mais um pino em seu carro. O jogador que casar recebe presentes em dinheiro. Para saber o valor, ele deve girar a roleta. Cada número representa um montante a ser recebido de cada pessoa que está na brincadeira:
- 1, 2 ou 3: você recebe R$ 4 mil de cada jogador;
- 4, 5 ou 6: você recebe R$ 2.000 de cada jogador;
- 7, 8, 9 ou 10: você não recebe nada.
A pessoa que escolher o casamento também precisa parar na casa "Lua de Mel" e desembolsar R$ 5 mil. Depois, deve girar a roleta novamente para avançar no tabuleiro.
Bebês
O jogador que parar na casa em que nasceu um bebê deve:
- Colocar mais um pino em seu carro. Se tiver mais do que quatro bebês, ele deve guardar os pinos que sobrarem;
- Receber R$ 1 mil de cada adversário de presente. Caso nasçam gêmeos, o valor dobra para R$ 2 mil.
Apostando na roleta
Esse é um movimento estratégico permitido pelo jogo e é uma chance de os jogadores ganharem mais dinheiro. Funciona assim: quando algum adversário for girar a roleta, você pode apostar em um número.
É possível colocar até R$ 24 mil sobre o número escolhido ou pode até dividir a quantia e escolher dois números. Quando mais de um jogador apostar no mesmo número, ao mesmo tempo, cada um deve dizer à pessoa gestora a quantia apostada.
Se acertar o número sorteado, a pessoa gestora deve pagar ao jogador 10 vezes a quantia apostada. Depois de pagar os vencedores, a pessoa gestora recolhe o dinheiro apostado. Nenhum jogador pode apostar na sua própria vez de girar a roleta, exceto se cair na casa "Dia de Sorte".
Dia de Sorte
Se alguém parar nessa casa, recebe R$ 20 mil da pessoa gestora. Esse dinheiro pode ficar guardado ou pode ser usado para apostar na roleta. Para apostar na roleta, o jogador deve colocar cada nota de R$ 10 mil em um número na faixa numerada da roleta.
Caso um desses números seja sorteado, a pessoa ganha R$ 300 mil, mas devolve para a pessoa gestora os R$ 20 mil da aposta. Se ela perder, deve devolver os R$ 20 mil à pessoa gestora.
Vingança
Quando um jogador parar em uma casa de "Vingança", ele terá que escolher entre:
- Receber R$ 200 mil de qualquer jogador;
- Mandar qualquer jogador voltar 10 casas.
Se você pedir os R$ 200 mil para um jogador e ele não tiver, ele terá que voltar 10 casas. Além disso, não é permitido pedir ao jogador que estiver na última casa ("Independência Financeira") para que pague o valor ou volte 10 posições.
A pessoa que precisar voltar 10 casas por causa dessa jogada deve respeitar algumas regras:
- Se houver bifurcação, ele deve voltar pelo caminho mais curto;
- Não será preciso cumprir as ordens das casas por onde passar ou parar;
- Caso o espaço onde ele precisar parar esteja ocupado, ele deve continuar voltando para trás até a primeira casa livre;
- Quando voltar a avançar no jogo, as ordens das casas passam a valer novamente, exceto o "Dia do Casamento";
- Não é possível trocar de carreira quando voltar a avançar no caminho.
Investindo na Bolsa
Se o participante tiver ações, quando passar ou parar na casa "Você pode investir na Bolsa de Valores se tiver ações", ele poderá investir na Bolsa na mesma rodada. Para isso, é preciso colocar o cartão de ações sobre os números 4, 5 e 6 da faixa numerada e girar a roleta. Cada número exige uma jogada:
- 1, 2 ou 3: o mercado de ações está em baixa e a pessoa deve pagar R$ 60 mil;
- 4, 5 ou 6: o mercado está estável e o jogador não perde nem ganha;
- 7, 8, 9 ou 10: o mercado está em alta e a pessoa recebe R$ 120 mil
Em todos os casos, o cartão de ação continua sendo do jogador. Quando ele estiver investindo na Bolsa, nenhum outro participante pode apostar na roleta.
Pedágio
O primeiro jogador que atravessar totalmente o "Pedágio" terá o direito de cobrar R$ 24 mil de cada jogador que passar pelo pedágio depois dele. Se o dono do pedágio for à falência ou voltar para antes do pedágio por causa da casa "Vingança", o direito de receber o dinheiro do pedágio fica com o segundo jogador que atravessar o mesmo.
Dia do Juízo
Todo jogador é obrigado a parar no "Dia do Juízo" quando passar por essa casa e deve:
- Ganhar R$ 48 mil para cada bebê que tiver;
- Pagar todos os empréstimos ao preço de R$ 25 mil cada;
- Decidir se quer alcançar a "Independência Financeira" ou se tornar um "Explorador de novas moedas digitais".
Independência Financeira: para escolher essa jogada, o participante deve acreditar que tem dinheiro suficiente para vencer o jogo. Neste caso, ele gira a roleta de novo e avança em direção à casa "Independência Financeira".
Explorador de novas moedas digitais: essa jogada é arriscada e mais indicada para quem está com pouco ou nenhum dinheiro no jogo, e quer partir para o "tudo ou nada". Quem a escolhe deve investir tudo o que tem para comprar uma nova moeda digital.
Para fazer isso, o jogador deve escolher um número da faixa da roleta e girá-la. Se ele acertar o número, significa que a moeda digital teve uma altíssima valorização. A pessoa, além de ficar rica, vence todo o jogo. Por outro lado, se ele errar o número, perde todo o patrimônio, vai à falência e perde o jogo.
Independência financeira
O jogador que chegar a esta casa, recebe:
- Um bônus de R$ 24 mil;
- O direito de apostar na roleta;
- Receber dinheiro do pedágio, caso tenha direito a ele;
- E ainda pode usar os cartões de oportunidades que sobrarem.
Os outros jogadores ainda podem apresentar o cartão "Dividindo as despesas" para a pessoa que estiver na casa da "Independência Financeira", se quiserem.
Quem vence o Jogo da Vida?
O objetivo do Jogo da Vida do Nubank é que as pessoas apliquem, de forma divertida, estratégias para a independência financeira.
O jogo termina quando todos os jogadores chegarem à casa final de "Independência Financeira" ou apostarem acertadamente na casa "Explorador de novas moedas digitais".
Entre todos os participantes que chegarem à casa final, vence aquele que tiver mais dinheiro. Para fazer essa conta, além dos valores que recebeu ao longo do jogo, a pessoa também deve somar os recursos dos cartões que tiver em mãos:
- Cada "Ação" vale R$ 120 mil;
- Seguro de vida vale R$ 8 mil;
- Seguro de celular e reserva de emergência para acidentes residenciais não valem nada.
Por que o Nubank fez parceria com a Estrela para relançar o Jogo da Vida?
O Nubank nasceu para descomplicar a rotina das pessoas e para oferecer soluções e produtos que ajudem os nossos clientes a aproveitar as N Possibilidades da vida. E acreditamos que a educação financeira é uma parte fundamental dessa jornada, mas ela não precisa ser chata ou difícil.
Por isso, relançamos o Jogo da Vida com a Estrela. Acreditamos que o caminho para aprender a lidar com o dinheiro pode ser divertido. A edição do Jogo da Vida da Estrela com o Nubank é limitada, e está à venda no site da Estrela por R$ 149,99.
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