Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Imposto de Renda Não recebi a restituição...

Não recebi a restituição do Imposto de Renda. E agora?

Entenda o que pode ter acontecido e veja o que fazer para solucionar essa questão.



Se a sua vez de receber a restituição do Imposto de Renda chegou, mas o dinheiro ainda não caiu na sua conta, isso pode ter acontecido por alguns motivos. Entenda, abaixo, quais são algumas causas comuns e o que fazer para solucionar essa questão.

Não recebi a restituição do Imposto de Renda. O que pode ter acontecido?

Ocorreu um problema na transferência do Banco do Brasil para sua conta

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito pela Receita Federal por meio do Banco do Brasil. Em alguns casos, entretanto, pode haver uma falha na transferência para a conta que você cadastrou (por diversos motivos), fazendo com que o dinheiro volte para a Receita.

Você cadastrou a conta de outra pessoa para receber sua restituição

Se você cadastrou a conta de outra pessoa como a conta para receber a restituição do Imposto de Renda, o pagamento não vai ser realizado. Isso acontece porque a transferência só é autorizada para contas do próprio contribuinte – ou seja, contas que estão no nome do contribuinte.

Dados incorretos da conta

Outro motivo que faz o pagamento da restituição do Imposto de Renda não ser realizado é o preenchimento errado dos dados da conta – como número da agência ou da conta incorretos.

E o que fazer se não recebi a restituição do IR?

Se você não recebeu a restituição do Imposto de Renda, siga o passo a passo para resolver:

  1. Entre na página do Banco do Brasil;
  2. Consulte a situação da sua restituição ao clicar no botão “Clique aqui”;
  3. Insira seu CPF e o valor do imposto a restituir acrescido de juros (esse número pode ser encontrado no portal e-CAC, acessando o serviço Meu Imposto de Renda, depois Extrato de Processamento e, então, selecionando o ano da declaração);
  4. Informe novamente os dados da conta na qual deseja receber a restituição do IR. Lembre-se: precisa ser uma conta em seu nome.

Caso você faça o processo acima e, ainda assim, não receba o valor, entre em contato com a instituição que você cadastrou para receber a restituição.

Não tem certeza de que está no lote atual da restituição? Veja como consultar

A restituição é paga em cinco lotes. Para saber se você está no lote atual de pagamento, você pode consultar sua situação no site da Receita Federal ou no aplicativo Pessoa Física (disponível para aparelhos Android e iOS).

Como consultar a restituição do IR 2021 pelo site?

  1. Acesse a página da Receita Federal;
  2. Informe seu CPF e sua data de nascimento e clique em “Consultar”;
  3. Pronto! Uma página será aberta com a situação da sua restituição.

Como consultar a restituição do IR 2021 pelo app?

  1. Baixe o aplicativo Pessoa Física – disponível para Android e iOS;
  2. Faça login no app;
  3. Clique em “Consulta Restituição”.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.87

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post