Pular navegação

Nubank tem maior fundo multimercado do Brasil

Com mais de 236 mil investidores, o fundo Nu Seleção Cautela já é o maior multimercado do país em número de cotistas, segundo dados da consultoria Economatica. Entenda como ele funciona.

Imagem mostra um homem e uma mulher negros sorrindo.

O Nubank nasceu para descomplicar a vida financeira das pessoas. Criamos produtos fáceis de usar, sem tarifas abusivas e que atendem às necessidades dos nossos clientes. Foi por isso que criamos o Nu Seleção Cautela, o fundo de investimento multimercado que se tornou o maior do Brasil em número de cotistas.

De acordo com dados da consultoria Economatica, até o dia 31 de dezembro de 2021, 236.413 pessoas haviam investido no fundo Nu Seleção Cautela.

O Nu Seleção Cautela é um dos três fundos da família Nu Seleção, voltado para pessoas com menos disposição a correr riscos em seus investimentos.

O que são os fundos Nu Seleção?

Os fundos Nu Seleção são uma família de fundos de investimento do tipo multimercado. São três opções, de acordo com perfil de risco, chamadas Nu Seleção Cautela, Nu Seleção Equilíbrio e Nu Seleção Potencial.

O objetivo é usar tecnologia e muita matemática para encontrar os melhores investimentos de acordo com a estratégia de cada fundo.

Os outros dois fundos da família Nu Seleção, o Equilíbrio e o Potencial, também ficaram no top 5 de fundos multimercado em número de cotistas, com 85.959 e 84.869 clientes, respectivamente.

O relatório da Economatica ainda trouxe um panorama sobre o volume de captação de clientes em 2021. Nele, a Nu Asset, responsável pela gestão de fundos de investimentos do Nubank, aparece como a segunda gestora que mais cresceu em quantidade de cotistas no ano passado – foram 430 mil novos clientes.

"O objetivo do Nubank para investimentos é descomplicar e introduzir milhões de pessoas nesse universo ainda restrito a uma parcela de brasileiros", afirma Andrés Kikuchi, líder da Nu Asset Management, a gestora de fundos de investimentos do Nubank. 

"Entre os novos cotistas dos fundos Nu Seleção, temos um número expressivo de novos investidores, pessoas que nunca haviam aplicado seus recursos através de um fundo, demonstrando nosso potencial de expandir o mercado de investimentos no Brasil”, completa.

Veja tudo sobre a experiência de investimentos do Nubank

Como os fundos Nu Seleção funcionam?

Os fundos Nu Seleção são três fundos de investimento do tipo multimercado. Nessa modalidade de fundo, o gestor tem liberdade para aplicar em diversas classes de ativos financeiros, incluindo renda fixa e renda variável. Ou seja: o dinheiro dos investidores fica diversificado. 

Todos os fundos da família Nu Seleção têm investimento inicial de R$ 100. Além disso, os três fundos investem nos mesmos tipos de produtos financeiros: renda fixa, ações do Brasil e dos Estados Unidos, ouro e dólar.

O princípio por trás dessa estratégia é a diversificação. Em outras palavras, o dinheiro é aplicado em vários lugares em vez de ficar concentrado em um único ativo.

A diferença entre cada um dos fundos da família é a chamada calibração de risco: ou seja, eles têm riscos diferentes de acordo com quanto dinheiro é alocado em cada mercado.

Em resumo, quanto maior o percentual de renda variável na composição do fundo, maior tende a ser o risco e também o potencial de retorno.

Confira as características de cada fundo da família Nu Seleção.

Tudo o que você precisa saber sobre os fundos Nu Seleção

Nu Seleção Cautela

Neste fundo, a maior parte do dinheiro investido é aplicada em renda fixa. Assim, porcentagens pequenas vão para ações, ouro e dólar. Isso torna esse fundo um investimento de risco mais baixo, mas com potencial de ganhos também menor.

Nu Seleção Potencial

Aqui, a maioria do dinheiro continua aplicado em renda fixa. Porém, uma parcela maior do patrimônio é distribuída em ações no Brasil e no exterior, o que pode gerar mais oscilações no resultado do fundo. Ou seja, a rentabilidade pode subir mais, mas também há chances maiores de prejuízo.

Nu Seleção Equilíbrio

O terceiro fundo é um meio termo entre os dois anteriores, equilibrando risco e potencial de rentabilidade. No Equilíbrio, cerca de 80% do dinheiro é investido em renda fixa, e os outros 20% são aplicados em ações, dentro e fora do Brasil, além de ouro e dólar.

Quanto renderam os fundos Nu Seleção?

Importante: esse texto é um material de divulgação, para que você conheça as características dos nossos fundos. Se quiser saber mais sobre os produtos e conhecer melhor os riscos, veja aqui o material técnico, a lâmina e o regulamento deles. A gente sempre vai prezar pela transparência para que você possa tomar a melhor decisão para o seu dinheiro.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.