Pular navegação

Inflação abaixo da meta - o que isso quer dizer?

A meta do governo para este ano era que a inflação ficasse em 4%. Porém, com o aumento do preço de produtos como gasolina e energia, esse número está em 2,31%. Entenda os motivos.

inflação abaixo da meta: um círculo roxo que é acompanhado de duas agulhas, uma com a palavra Selic em cima e outra com a palavra Impostos.

A inflação do Brasil fechou julho em 2,31%, segundo dados. divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação no Brasil está em 2,31% - abaixo da meta estimada pelo governo para 2020, que é de 4%.

De acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em função do aumento do preço de vários produtos, entre eles a gasolina e a conta de energia, a inflação do país acelerou 0,36% no mês de julho.

Mas o que isso quer dizer, na prática? Entenda abaixo.

O que é inflação mesmo?

A inflação é usada para explicar o aumento no preço de produtos, de aluguel, de salários. Além de ser o motivo pelo qual o poder de compra diminui em alguns momentos. Em resumo, a inflação indica o aumento generalizado ou constante dos preços de uma série de categorias de bens e serviços importantes no dia a dia das pessoas.

O que a Selic tem a ver com isso?

A Selic - a taxa básica de juros da economia, determinada pelo Banco Central - é uma ferramenta usada para controlar a inflação. Quando a Selic aumenta, o acesso ao dinheiro (crédito, empréstimos, financiamentos, etc) fica menor e o consumidor para de fazer maiores gastos. Essa estratégia controla a inflação por gerar menor demanda e, consequentemente, ofertas mais baratas.

Na prática, aumentar a Selic ou mantê-la estável é uma maneira de conter o aumento dos preços (o IPCA). No entanto, quando o Banco Central deseja estimular a economia, fazer o dinheiro circular e, por consequência, aumentar a inflação, a Selic diminui.

Como aconteceu no dia 5 de agosto, quando a taxa caiu para 2%.

O que é meta da inflação?

A meta de inflação é uma política econômica que boa parte dos países adotam. Basicamente, ela é um indicador do quanto o governo quer que a inflação feche ao final daquele ano, como um alvo para a inflação. 

A ideia da meta de inflação é trazer mais segurança para a economia e saber como reagir quando a inflação começar a ficar distante da meta definida. Assim, o mercado também pode ter mais transparência sobre possíveis  medidas econômicas que serão tomadas e em relação à expectativa de preços.

Quais preços subiram em Julho de 2020?

Dentre os produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, a gasolina teve o maior impacto em julho, com alta de 3,42% no preço. Seguida pelo óleo diesel (4,21%), etanol (0,72%) e o gás veicular (0,56%), que também tiveram aumento nos preços.

Já a energia elétrica subiu 2,59%. O reajuste na conta de luz aconteceu em várias capitais do país. Em São Paulo, por exemplo, houve um reajuste de 3,6% em uma das concessionárias. Em Fortaleza, o aumento foi de 5,29%.

Inflação é sempre ruim?

Não. A inflação é um indicador que aponta o quão bem e em crescimento está a economia de um país. Ter uma inflação - controlada, claro - é saudável para a economia pois indica que ela está aquecida e crescendo de forma sustentável. 

É por isso que todos os países têm uma meta de inflação a ser atingida: garantir que a economia não está estagnada e continua em crescimento e garantir que os preços estão controlados.

Ter um índice de inflação controlado também dá mais segurança para a economia e garante previsibilidade de longo prazo. Em outras palavras, consegue dar sinais futuros de como estará a economia em alguns anos.

Com isso, investidores e empresários conseguem apostar e investir no país com maior tranquilidade, trazendo mais dinheiro para a economia - e perspectivas para os próximos meses ou anos.

A inflação é ruim para a economia de um país quando não é controlada e quando atinge níveis muito altos, situação chamada de hiperinflação. Aí sim, ela é (e muito) prejudicial. Cenários de deflação, em que acontece a queda de preços, também pode ser ruim para a economia, mas somente nos casos em que ela é prolongada.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.