Pular navegação

FGTS emergencial: nascidos em agosto recebem hoje

A partir de 24 de agosto, dinheiro fica disponível para uso digital na poupança social da Caixa. Saques e transferências ainda não estão disponíveis.

FGTS emergencial nascidos em agosto: Imagem de um envelope roxo com uma nota de 50 reais dentro sobre um fundo preto

Nascidos em agosto que têm direito ao FGTS emergencial recebem, a partir de hoje (dia 24), até um salário mínimo do Fundo de Garantia.

O dinheiro já está disponível para uso digital na poupança social da Caixa Econômica Federal. Saques e transferências, entretanto, só serão permitidos a partir de 17 de outubro.

Lembrando que o FGTS emergencial está liberado para qualquer trabalhador que tenha uma conta no Fundo de Garantia – seja ela ativa (de um emprego atual) ou inativa (de um emprego passado).

Já o valor que cada pessoa recebe depende de quanto dinheiro está disponível em suas contas ativas ou inativas – sendo o valor máximo R$ 1.045, equivalente a um salário mínimo. 

Como usar o FGTS emergencial?

O FGTS emergencial é disponibilizado em uma poupança social da Caixa Econômica Federal, gratuita e aberta pela instituição. Para acessar a poupança, basta fazer o download do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Vale lembrar que, para os nascidos em agosto, o valor do FGTS pode ser usado somente de forma digital por enquanto. Saque em espécie ou transferências para outras contas só estarão disponíveis no dia 17 de outubro.

Até lá, é possível gerenciar e movimentar o dinheiro somente por meio do app Caixa Tem. Dá para pagar boletos e contas, comprar online com o cartão de débito virtual e comprar com o código QR em estabelecimentos físicos.

Veja como usar o FGTS emergencial sem fazer o saque ou transferência para outra conta

Calendário completo do FGTS emergencial

O calendário do FGTS emergencial está dividido em duas fases: a primeira libera o dinheiro para uso digital e a segunda permite saques em espécie e transferências para outras contas. 

Além disso, o calendário segue o mês de nascimento dos beneficiários. Quem nasceu no mês de janeiro, por exemplo, recebeu primeiro – e os nascidos em dezembro serão os últimos.

Confira o calendário completo abaixo:

Mês de nascimentoUso digitalSaques e transferências
Janeiro29 de junho25 de julho
Fevereiro06 de julho08 de agosto
Março13 de julho22 de agosto
Abril20 de julho05 de setembro
Maio27 de julho19 de setembro
Junho03 de agosto03 de outubro
Julho10 de agosto17 de outubro
Agosto24 de agosto17 de outubro
Setembro31 de agosto31 de outubro
Outubro08 de setembro31 de outubro
Novembro14 de setembro14 de novembro
Dezembro21 de setembro14 de novembro
Fonte: Caixa Econômica Federal

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.