Pular navegação

Como fazer o cálculo da aposentadoria pelo app Meu INSS

Quem se encaixa nos requisitos para solicitar o benefício pode fazer isso direto pelo aplicativo. A simulação da aposentadoria já está disponível de acordo com a Nova Previdência.

simular aposentadoria Meu INSS: mão segura celular com capa roxa

A nova previdência social brasileira começou a valer em 13 de novembro de 2019 – e, desde então, tem gerado muitas dúvidas. Para quem deseja saber quando vai se aposentar, o serviço “Simular Aposentadoria” está disponível no app Meu INSS.

Além de apresentar o cálculo das regras de transição para os segurados que já estavam na Previdência antes das mudanças, o simulador  também aponta se havia direito adquirido nas regras anteriores que estavam valendo na data da alteração das regras.

O que muda na reforma da previdência? Entenda 5 principais pontos

Veja como funciona.

Como pedir a aposentadoria pelo Meu INSS

Para solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS, primeiro é preciso encontrar o app na loja de aplicativos do seu celular e baixá lo. Caso já tenha cadastro, clique em “Entrar”. Se ainda não tiver, será necessário escolher a opção “Cadastrar senha” e seguir as instruções. Feito isso:

  • Digite seu CPF e clique em “Avançar”;
  • Digite sua senha e clique em “Entrar”;
  • Na página inicial, escolha “Pedir aposentadoria”;
  • Na tela seguinte selecione qual tipo de aposentadoria você quer pedi – por tempo de contribuição, por idade, rural ou da pessoa com deficiência;
  • Clique em “Atualizar”, para revisar seus dados pessoais. Em seguida, clique em “Avançar”;
  • Selecione novamente o tipo de aposentadoria que deseja pedir;
  • Clique em “Avançar”;
  • Responda com sim e não as perguntas que irão aparecer na sua tela;
  • Em seguida, confira suas informações pessoais e responda se aceita acompanhar o processo pelo Meu INSS, Central 135 ou email e diga se recebe pensão por morte;
  • Nessa mesma página, é possível anexar documentos que comprovem o direito à aposentadoria, incluindo documentos pessoais. Para incluir esses documentos, clique no sinal de “+” e siga as instruções. Depois, escolha a opção “Avançar”;
  • O INSS mostrará a lista de empresas em que trabalhou e/ou contribuições que você fez. Se as informações estiverem erradas, você pode corrigir clicando na imagem do lápis;
  • Caso você não tenha trabalhado ou contribuído no período indicado, dá para excluir a informação, clicando na lixeira;
  • Se precisar adicionar um emprego, clique no sinal de “+” e em “Adicionar vínculo”. Informe a data de início e fim do seu trabalho e depois  clique em “Avançar”;
  • Certifique-se de que as informações são verdadeiras e pressione “Confirmar”;
  • Selecione a agência do INSS desejada para receber seu benefício e clique em “Avançar”;
  • Se estiver tudo certo, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e, depois, vá em “Avançar”;
  • Guarde o comprovante gerado.

Vale dizer que, se preferir, o pedido também pode ser feito pelo telefone 135. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Regras de transição da Previdência: saiba quais são e se você está em alguma

Como simular aposentadoria pelo Meu INSS

No total, são sete cálculos diferentes feitos pelo simulador:

  1. Aposentadoria por idade;
  2. Aposentadoria por contribuição;
  3. Aposentadoria por idade (nas regras de transição);
  4. Aposentadoria por tempo de contribuição – Pontos;
  5. Aposentadoria por tempo de contribuição – Idade;
  6. Aposentadoria por tempo de contribuição – Pedágio 50%;
  7. Aposentadoria por tempo de contribuição – Pedágio 100%;

Para simular a aposentadoria, basta fazer assim:

  1. No site ou aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS, o primeiro passo é fazer o login usando o seu CPF, aquele cadastrado na base de dados do INSS.
  2. Quem ainda não tiver acessado o portal deverá cadastrar uma senha na opção “Cadastrar Senha” – tudo pelo próprio site, respondendo a algumas perguntas e depois escolhendo sua senha.
  3. Depois de feito o login, na tela inicial do Meu INSS, basta selecionar a opção Simular Aposentadoria.

A partir das informações que o banco de dados do governo têm sobre você e seus empregos, são apresentados os resultados de cada cálculo – e quanto falta para se aposentar em cada um deles.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.