Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Cópia do Imposto de Rend...

Cópia do Imposto de Renda: como obter declarações antigas

Quem não possui certificado digital pode ter acesso à cópia da última declaração por meio do Dossiê Digital de Atendimento. Veja como fazer isso.



imagem de uma estante com várias pastas coloridas

O prazo para declaração do IR 2023 começar no dia 15 de março, e, desde 2022, a Receita Federal disponibiliza a cópia da última Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) enviada pelo contribuinte. Quem quiser obter a sua pode fazer isso por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Este conteúdo leva em consideração as regras de declaração de 2023, já que as orientações para 2024 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal.

Se a declaração não estiver disponível no site, o contribuinte pode solicitar a geração da cópia pelo canal de atendimento online (Chat RFB). Essa, inclusive, é uma das novidades da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda 2023.

O objetivo do serviço é fazer com que os contribuintes tenham acesso à declaração do ano anterior sem precisarem ir até uma unidade de atendimento presencial.

Normalmente, quem faz a declaração tem uma cópia salva automaticamente no seu computador pelo programa gerador da Receita. Caso o contribuinte não a encontre (tenha trocado de computador, por exemplo, ou perdido seus arquivos por algum motivo), conseguir a cópia da declaração anterior pode ajudar no preenchimento.

Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Como ter acesso à cópia da declaração antiga do IR?

Antes o serviço de cópia da declaração pelo e-CAC estava disponível somente para aqueles com certificado digital ou pelo Dossiê Digital de Atendimento (Processo Digital). Agora, será possível solicitar a cópia apenas com o login e senha. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o portal e-CAC;
  2. E depois vá em Declarações e Demonstrativos;
  3. Clique em  Cópia de Declaração;
  4. Selecione a opção DIRPF – Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física;
  5. Escolha o ano de exercício e clique em Consultar.

Nenhum documento é necessário –  seguir as etapas já são o suficiente para emitir uma cópia da declaração, e o download do arquivo pode ser feito direto pela plataforma. É importante dizer que o processo deve ser gerado em nome do titular da declaração.

Saiba quem precisa declarar o Imposto de Renda no vídeo abaixo:

Importante: as informações acima são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.64 / 5

Você já votou neste post