Pular navegação

Golpe do Pix no YouTube com a conta do Nubank: como se proteger?

Em transmissões não oficiais de programas de TV e jogos de futebol, criminosos usam de forma indevida a conta do Nubank para cobrar Pix dos usuários em troca de prêmios que não existem.

Golpe do Pix no YouTube com a conta do Nubank: como se proteger? Imagem mostra um homem branco, com barba e cabelos castanhos claro, alargador e tatuagem, com olhar desconfiado olhando para baixo. Ao fundo uma parede rosa e um cartaz branco escrito "compre mais por muito mais".

Se você tem o hábito de acompanhar seus programas favoritos ou os jogos do seu time do coração pela internet, vale redobrar a atenção: criminosos estão usando plataformas de vídeo para criar transmissões não oficiais e aplicar o golpe do Pix no YouTube

Nessa tática, os fraudadores abrem canais em plataformas como o YouTube e começam a transmitir episódios de reality shows e partidas de futebol ao vivo, mesmo sem os direitos de reprodução. 

Saiba abaixo detalhes de como esse tipo de golpe funciona e como se proteger.

O que é o golpe do Pix no YouTube?

Enquanto o programa é exibido gratuitamente, os espectadores recebem mensagens na tela com supostas recompensas vantajosas. Para participar da falsa promoção, basta que a vítima faça um Pix para a conta indicada na tela. 

Em troca, ela receberia um prêmio fixo em dinheiro, com valores que ultrapassam os R$ 5 mil, além da quantia que foi depositada inicialmente. Para deixar o crime com uma cara mais real, os fraudadores compartilham comprovantes de Pix falsos, muitas vezes usando de forma ilegal a conta do Nubank, com dados dos supostos ganhadores. 

O Nubank informa que não está realizando nenhuma promoção com pagamento antecipado de Pix. Se você encontrar a marca do Nubank em alguma transmissão irregular, denuncie: é golpe. O mesmo vale caso você seja impactado por ofertas prometendo retorno financeiro fácil.

https://www.youtube.com/watch?v=jPdzZJw9_SE

Além do Nubank, outras marcas são usadas de forma ilegal durante as transmissões, na tentativa de trazer certa credibilidade ao golpe. Na tática, os criminosos também despertam o senso de urgência das vítimas, anunciando que as promoções duram por tempo limitado para fazê-las agir sem pensar. 

E lembre-se: os golpes utilizam técnicas de engenharia social para te convencer a fazer algo, seja realizar uma transferência com a promessa de te devolver o dinheiro, ou clicar em um link suspeito que irá instalar um aplicativo malicioso. Para entender como isso acontece, assista o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=4vw2VLMLn_g

Como se proteger do golpe do Pix no YouTube?

Se você encontrar uma transmissão ilegal no YouTube ou em outra plataforma de vídeo, com promessas de dinheiro rápido, não faça nenhuma transferência nem compartilhe seus dados pessoais. Esse tipo de tática é comum em crimes de estelionato e, em geral, envolvem valores altos justamente para atrair a atenção das vítimas.

Você também pode denunciar as lives na própria plataforma. No caso do YouTube, basta seguir o passo a passo:

  • Entre na transmissão e, ao lado do botão de compartilhar, clique nos três pontinhos;
  • Depois, clique em "Denunciar";
  • Selecione "Spam ou enganoso".
  • Pronto, a denúncia foi registrada.

Após esse processo, o YouTube tomará as providências necessárias para derrubar o conteúdo do ar. 

Caso a live contenha o logo do Nubank, ou comprovantes de pagamento falsos supostamente feitos com a conta do Nubank, além de denunciar na própria plataforma, você pode registrar uma queixa diretamente conosco utilizando o Canal de Denúncias do Nubank

Para abrir um registro com o Canal de Denúncias, basta clicar aqui e procurar pelo botão "Fazer denúncia"

Caí no golpe do Pix no YouTube. E agora?

A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com a sua instituição financeira. Caso você tenha feito alguma transação usando a sua conta do Nubank, entre em contato conosco imediatamente em um dos nossos canais de atendimento oficiais. 

Você pode fazer isso ligando nos números 4020 0185 (em capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (nas demais localidades); ou usando o chat no app. Você também nos encontra no e-mail meajuda@nubank.com.br. Se você é cliente Nubank Ultravioleta, use o Suporte de Emergência 24h disponível na seção "Central de Proteção" do seu aplicativo. Para saber como se proteger de golpes e crimes digitais, você também pode consultar nossa página de segurança, no endereço nubank.com.br/seguranca

Você também deve registrar um boletim de ocorrência informando em detalhes o que aconteceu. Guarde evidências do crime, como prints de tela e possíveis mensagens recebidas dos fraudadores – elas podem ser usadas como prova e também ajudarão a Polícia a encontrar os criminosos.

Leia também:

Pix natalino do Nubank? É golpe: saiba como se proteger

Parece o Nubank, mas não é o Nubank: conheça nossas iniciativas de prevenção a golpes

Jogo para ganhar dinheiro no Nubank? É golpe

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.