Pular navegação

Cartão de crédito para menores de 18 anos: 5 motivos para o seu filho ter um com segurança

O seu filho pode iniciar a vida financeira melhor preparado. Antes de chegar à idade adulta, ele pode aprender como usar um cartão de crédito sem riscos de se endividar, tendo você como pessoa parceira.
Imagem padrão

Você lembra da primeira vez que teve um cartão de crédito? Lembra que você teve que aprender rápido, e muitas vezes sozinho, como usar essa ferramenta para não ter dívidas e pagar multas? Todo aquele trabalho pode te levar a pensar que um cartão de crédito para menores de 18 anos não é uma boa ideia, certo? Na verdade, é o contrário. Os seus filhos não precisam passar pelo o que você passou, ou ainda passa, quando o assunto é cartão de crédito

Ter acesso a essa ferramenta desde cedo dá aos seus filhos a chance de entender a lógica por trás do crédito com acompanhamento, limites e soluções que, no caso do Nubank, impedem o endividamento e, ao mesmo tempo, incentivam hábitos financeiros saudáveis, como guardar dinheiro e acompanhar rendimentos. Com o Nu, por exemplo, os seus filhos conseguem aproveitar o melhor do cartão de crédito para menores de 18 anos com segurança.

Ainda não se convenceu? Mais abaixo, explicamos por que um cartão de crédito para menores de 18 anos pode ajudar na jornada financeira dos seus filhos.  

Os motivos para ter um cartão de crédito para menor de 18 anos 

Seus filhos terão acesso a um cartão de crédito em algum momento da vida. Mas é possível evitar que eles entrem na estatística do descontrole se aprenderem desde cedo a lidar com ferramentas financeiras essenciais da vida adulta. 

Entenda os motivos para que eles tenham um cartão de crédito para menores de 18 anos: 

1. Compreender a dinâmica do crédito

2. Aprender com acompanhamento dos pais

3. Assimilar conceitos da vida adulta

4. Entender o vocabulário do crédito desde cedo. 

5. Ganhar autonomia financeira

A seguir, entenda cada ponto. 

Motivo 1. Compreender a dinâmica do crédito 

O cartão de crédito é uma solução fácil de usar, mas pode ser pouco compreendida até mesmo por adultos. O limite do cartão é uma espécie de empréstimo pré-aprovado que só gera multas se houver atraso no pagamento. Já é possível abordar esses assuntos com os jovens mesmo que, de forma geral, cartões de crédito para menores de 18 anos sejam um pouco diferentes dos cartões de adultos.

Por isso, escolher a dinâmica mais segura para o seu filho é o ideal. No Nubank, por exemplo, não existe esse risco: o cartão para jovens de 16 a 18 anos tem mecanismo que impede o endividamento.  

Isso acontece porque o limite do cartão desse jovem é exatamente o valor que ele tem guardado na Caixinha da Conta para menor de 18 anos do Nu. Caso ele não pague a fatura do cartão até a data de vencimento, o app usa o valor da Caixinha automaticamente para quitar essa conta, sem risco de gerar multa, juros ou endividamento. É mais uma solução para você ficar tranquilo.

E, se em algum momento esse mecanismo for acionado, ele pode ser um bom gatilho para que você tenha aquela conversa sobre responsabilidades com seu filho. Assim, ele aprende desde cedo a importância de pagar a fatura no vencimento. 

Para ter acesso ao cartão de crédito para menores de 18 anos do Nubank, o adolescente precisa ter uma Conta no Nubank, que é aberta pelo aplicativo do responsável legal. 

Como pedir o Cartão de Crédito para menores de 18 anos do Nubank?

A Conta para menores de 18 anos do Nubank está disponível para crianças a partir de 6 anos, mas o cartão de crédito só é liberado para jovens com idade entre 16 e 17 anos. E é ele mesmo que pode pedir o próprio cartão no app. 

O fluxo para pedir o cartão do Nu é simples:

O adolescente só consegue pedir o cartão de crédito para menores de 18 anos do Nubank se tiver a Conta do Nu. E quem abre essa conta para o menor de idade é o responsável legal. Se você é pai ou mãe de um adolescente, pode pedir a Conta do Nu para ele pelo seu próprio app. Quando tudo tiver OK, é o próprio adolescente que pede o cartão de crédito.  

Motivo 2. Aprender com acompanhamento dos pais  

Você – mãe ou pai – já deve ter entendido o papel fundamental que tem no processo de formação dos seus filhos. Afinal, não é apenas colocar um cartão de crédito para menores de 18 anos no bolso deles e esperar. Ao contrário: o ideal é que você seja o principal parceiro desse jovem.

Esteja presente, acompanhe mês a mês a evolução dos gastos e mostre interesse: esse comportamento estreita os laços de confiança e dá segurança ao jovem de que ele tem alguém para buscar em caso de dúvidas ou erros no caminho. 

O Nubank, por exemplo, se preocupa em oferecer aos pais ferramentas simples para que eles possam acompanhar os filhos nessa jornada com segurança.

O Controle Parental é uma delas: com essa solução, os pais conseguem verificar todas as movimentações da Conta e do cartão de crédito do filho diretamente pelo próprio aplicativo.  Mais autonomia para eles, mais tranquilidade para você. 

Motivo 3. Assimilar conceitos da vida adulta

Esse acompanhamento também é importante para evitar conceitos equivocados sobre finanças. Afinal, é na adolescência que começam a ser firmados conceitos que a gente carrega para a vida adulta. Por isso, nessa fase, é importante iniciar a construção de uma mentalidade financeira sólida desde cedo, com o apoio da sua própria experiência e aprendizados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, dos 10 aos 19 anos, ocorre um rápido crescimento físico, cognitivo e psicossocial que afeta a forma como tomamos decisões e interagimos com o mundo na fase adulta. Por isso, o cartão de crédito para menores de 18 anos pode ser a oportunidade para, junto com o seus filhos, criar uma forma positiva de lidar com dinheiro. 

Motivo 4. Entender o vocabulário do crédito desde cedo

Limite, parcelamento, data de vencimento, fatura, data de fechamento, endividamento, gastar menos do que ganha. Ao ter um cartão de crédito para menores de 18 anos, seu filho já começa a ganhar vocabulário financeiro para lidar com dinheiro de forma mais consciente na idade adulta. Aprender ouvindo é bom, mas aprender na prática é ainda melhor. 

Além disso, o cartão de crédito para menores de 18 anos também pode servir como base para falar de outros conceitos e preceitos importantes do mundo financeiro. Você pode, por exemplo, usar o limite para falar sobre juros e consumismo. Ou aproveitar o conceito de parcelamento para conversar sobre prioridades e metas de consumo. Também dá para usar a data de vencimento e fatura como pontos de partida para falar sobre como gastar menos do que ganha.  

Motivo 5. Ganhar autonomia financeira 

A autonomia que o seu filho vai ter com um cartão de crédito para menores de 18 anos ajuda a desenvolver pensamento crítico sobre o próprio dinheiro. Afinal, será dele a decisão sobre comprar algo ou não, de comprar agora ou depois, de saber priorizar. 

Além disso, a autonomia também trabalha o fortalecimento da autoconfiança: fazer compras conscientes, escolher se é melhor pagar no Pix ou no crédito, gastar menos do que recebe de mesada, pagar a fatura em dia e guardar dinheiro – tudo isso cria um senso de empoderamento que o adolescente vai levar para a vida adulta. 

Quer entender mais sobre isso? Conversamos com a psicanalista e consultora financeira internacional para criação e desenvolvimento de programas de educação financeira Cássia D'Aquino; e com o coordenador do Instituto de Finanças da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), Ahmed El Khatib, para saber mais sobre o mecanismo psicológico e cognitivo gerado pela autonomia em adolescentes. Leia o conteúdo aqui.

Com quantos anos pode ter cartão de crédito?

A resposta depende da instituição financeira. No Nubank, por exemplo, adolescentes com idade entre 16 e 18 anos podem ter o cartão de crédito para menores de 18 anos. Com ele, o jovem tem limite próprio – que será igual ao valor guardado na Caixinha –, fatura própria e outras funções dentro do aplicativo que vão ajudar a entender melhor sobre cartão e outros conceitos financeiros. Dessa forma, ele recebe um cartão Nubank já sabendo melhor como o mundo do crédito funciona.  

Para ter acesso ao cartão de crédito para menores de 18 anos do Nubank, o adolescente precisa ter uma Conta no Nubank, que é aberta pelo responsável legal. 

Por que ter um cartão de crédito para menores de 18 anos? 

Crescer é inevitável e, em algum momento, os seus filhos vão precisar lidar com o mundo adulto. E estar preparado pode ser a diferença entre uma vida financeira saudável e o endividamento. Não precisa ir muito longe para entender isso, basta verificar o cenário que temos hoje: mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes, segundo indicador da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), e quase 67% do total dessas dívidas estão relacionadas à crédito. 

Outro estudo recente das mesmas instituições mostra que 54% dos consumidores entrevistados não fazem controle dos gastos mensais com cartão e 82% que utilizam o rotativo do cartão de crédito não sabem a taxa de juros mensal cobrada. 

Diante de todo esse contexto, a história parece se repetir entre as gerações mais novas. Jovens entre 18 e 24 anos ouvidos pela CNDL com o Sebrae já estão começando a se enrolar: 37% deles já tiveram nome negativado e 47% não realizam controle das finanças – 19% afirmam que o motivo é a falta de conhecimento para fazer isso. 

Mas os seus filhos não precisam fazer parte dessas estatísticas. Com preparo e seu acompanhamento, é possível transformar essa realidade. 

Leia também 

Como funciona um cartão de crédito para menor de 18 anos?

Educação financeira para jovens: estratégias e ferramentas para falar sobre dinheiro com adolescentes

Crianças e jovens precisam estabelecer metas?

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas

Qual a diferença entre autonomia, liberdade e independência financeira?

Como planejar uma viagem em família sem deixar as vontades de cada um de lado? 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.