Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Segurança Digital Caí em um golpe financei...

Caí em um golpe financeiro na internet. E agora?

Qualquer pessoa está sujeita a ser vítima de um golpe. Veja o que você pode fazer ao perceber que caiu em um.

Anúncios de ofertas imperdíveis, propostas de quitação de dívida por um valor muito abaixo do devido e amigo pedindo dinheiro pelo WhatsApp. Talvez você já tenha vivenciado algo parecido com isso. Mas como diferenciar situações confiáveis de tentativas de golpe – e o que fazer caso você caia em um?

Seja pela falta de atenção ou até de conhecimento diante de algumas situações, nem sempre é fácil perceber uma tentativa maliciosa de tentar te enganar para conseguir informações pessoais e até mesmo dinheiro. 

Aliás, cada vez mais gente vem sendo atacada por fraudes desse tipo. De acordo com o relatório “2020 – O Ano em Resumo” publicado pela Apura, empresa especializada em Segurança Cibernética e Investigação em Meios Digitais, o número de tentativas de golpe aplicadas pela internet aumentou em quase 400% desde 2019. 

Graças ao avanço da tecnologia nos serviços financeiros, as operações bancárias estão tão rápidas quanto mensagens instantâneas. Com isso, o dinheiro pode sair de uma conta e chegar a outra em questão de segundos. Portanto, antes de fazer qualquer transação é importante ter cautela e checar informações básicas, como os dados da pessoa ou estabelecimento para onde você enviará o valor.

Veja aqui alguns dos principais golpes financeiros da internet e como fugir deles

OK, mas e se eu já caí no golpe? O que fazer?

Se você percebeu que caiu em um golpe financeiro, é importante agir rapidamente. Confira dicas de “primeiros socorros” para algumas situações: 

  • Busque contato imediato com a instituição financeira pela qual a operação foi feita e explique o ocorrido – depois que um pagamento ou transferência é confirmado, não é possível evitar que o valor chegue à conta de destino, mas às vezes ainda existe a possibilidade de contestar a transação junto ao banco recebedor;
  • Denuncie a conta fraudulenta para a instituição financeira que recebeu o valor, pois assim assim as equipes responsáveis poderão iniciar as investigações mesmo antes da comunicação interbancária;
  • Faça um boletim de ocorrência informando sobre o golpe e fornecendo o máximo de detalhes possível. Muitas vezes este documento é solicitado para que o processo de contestação seja efetivamente iniciado;
  • Redefina suas senhas, especialmente se tiver sofrido uma invasão de conta. Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores para garantir mais uma camada de segurança para as suas contas e aplicativos;
  • Peça uma nova via do cartão se a numeração dele tiver sido exposta. Caso a exposição tenha sido do cartão virtual, também é importante excluir e gerar um novo – no Nubank é possível fazer isso diretamente pelo app (veja aqui);
  • Se você desconhece alguma compra online feita com seu cartão, entre em contato com a área de atendimento ao cliente do seu banco para contestar o lançamento. Veja como fazer isso pelo aplicativo do Nubank. 

Mesmo com essas ações, vale lembrar que cada instituição tem procedimentos específicos para lidar com assuntos relacionados a golpes e fraudes em geral. Por isso, é importante se informar sobre quais medidas podem ser tomadas pelo seu banco com o objetivo de reter, recuperar ou ressarcir o dinheiro perdido. 

Qualquer pessoa está sujeita a cair em golpes, mas muitas não reportam por acharem que nada pode ser feito. Tomar essas medidas é a melhor forma de se proteger de mais danos e impedir os golpistas a fazerem mais vítimas no futuro.

Quer saber mais sobre golpes na internet? Clique aqui e saiba tudo sobre segurança digital.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post