Pular navegação

Bull market e Bear market no mercado financeiro

As expressões representam o mercado aquecido ou em queda e são comuns para quem lida com investimentos - mas nem todo mundo sabe a sua origem e nem o que realmente elas significam.

Bear market vs bull market: Imagem de um urso em um fundo roxo do lado esquerdo e do lado direito um touro em um fundo com listras

Se você opera no mercado financeiro, com certeza os termos em inglês "bull market" e "bear market" (respectivamente mercado do touro e mercado do urso) soam familiares. Ambos relacionados à investir. O primeiro quer dizer que o preço das ações está subindo, enquanto a outra significa justamente o contrário, ações em queda.

Mas, por que um touro e um urso?

A definição mais conhecida e usada - apesar das várias encontradas por aí - é a de Richard S. Tedlow, professor de Administração de Empresas em Harvard e especialista em história dos negócios. Segundo ele, as expressões tem a ver com a maneira como esses animais atacam suas presas.

O touro usa os chifres para "jogar" a vítima para o alto - no mundo dos investimentos, essa ação remete aos preços em alta. Já o urso, ao atacar, "sufoca" a vítima em direção ao solo - esse movimento para baixo se assemelha aos preços em queda.

Veja abaixo o que é e como funcionam o bull market e o bear market na bolsa de valores.

O que é bull market?

Em poucas palavras: a expressão bull market quer dizer que o mercado financeiro está otimista.

Na prática, isso significa que as ações vão subir e que as chances do seu investimento render são maiores - e que a tendência é que permaneça assim por algum tempo. Por esse motivo, o bull market é usado para se referir a um mercado em ascensão.

Talvez você já tenha visto em filmes, reportagens ou mesmo pessoalmente a escultura do touro de bronze, localizado em Nova York, na Wall Street - considerado o Distrito Financeiro da cidade. Com seus 3,40 metros de altura, a obra do artista italiano Arturo Di Modica fica bem em frente a bolsa de valores nova-iorquina.

Charging Bull, em Nova Iorque / Imagem: Google

A estátua é um símbolo famoso de força e do mercado imprevisível.

Quanto tempo dura um bull market?

Na verdade, não é possível saber quanto tempo vai durar um bull market.

Isso é uma característica do mercado de renda variável, que é influenciado pelas variações macro e microeconômicas. Além de decisões importantes nos segmentos de mercado ou mudanças de gestão de empresas que negociam seus papéis na bolsa.

Os últimos bull markets nas bolsas de valores mundiais, tiveram duração de 720 dias úteis.

O que é bear market?

No bear market, a ideia é oposta. Ou seja, aqui, as ações estão em queda e, consequentemente, as expectativas dos investidores também. Isso acontece quando aumenta o desemprego e a inflação, e o PIB de um país cai, por exemplo.

Quanto tempo dura um bear market?

Na média histórica dos mercados dos EUA, desde a Segunda Guerra Mundial, os “bear markets” duraram 14 meses.

Por exemplo, o S&P 500, que reúne as 500 maiores ações em Wall Street, caiu em média 33% em ciclos de “bear market” neste período.

Em média, as ações levam 270 dias para entrar no “bear market".

Qual a diferença entre bull market e bear market?

O quadro abaixo mostra de forma simples como identificar as tendências do mercado:

Bull marketBear market
Mercado subindoMercado caindo
O termo usado para se referir aos investidores do momento em que as ações estão em alta é bullish  - e quer dizer que eles estão otimistas com a valorização dos ativos na bolsa de valoresAqui, os investidores mais pessimistas com a queda no preço das ações são chamados de bearish.
Identificado a partir do aumento médio de 20% no valor do índice, de uma forma geralIdentificado a partir de uma baixa média de 20% no valor de um índice
A economia apresenta crescimento e dá sinais de melhoraA economia está recuando, dando sinais de queda
Aqui o interesse dos investidores querendo comprar ações e poucos querendo vender, faz com que os preços subamHá um maior interesse em vender e poucos interessados em comprar, o que contribui para a diminuição do preço das ações
Otimistas com relação ao futuroPessimistas quanto ao futuro

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.