Pular navegação

Quanto tempo duram os gigas de internet do seu plano de celular? 

Saiba quanto consome os principais serviços e aplicativos que você mais usa e o que dá para fazer com a quantidade de dados disponível em cada plano do NuCel, o plano de celular do Nubank.
Imagem padrão

Quantos gigas de internet (GB) são suficientes para você acessar tudo o que precisa em um mês? 1GB de internet dura quanto tempo? Na hora de buscar por um plano de celular, a quantidade de dados é uma das preocupações, mas também é uma das dúvidas mais comuns entre os consumidores. Afinal, como saber a quantidade de GB que é suficiente pra você? 

Não existe uma regra única para responder a essa pergunta, mas um dos caminhos mais recomendados antes de escolher um pacote de dados para o seu celular é entender o seu estilo de consumo, e conhecer o consumo dos aplicativos que você gostaria de acessar. 

A seguir, preparamos um guia para você saber mais sobre o consumo de dados de internet para, assim, escolher o melhor plano para o seu celular. 

Neste conteúdo, você vai entender: 

  • O que são gigas de internet; 
  • O consumo de dados dos aplicativos mais famosos; 
  • Como saber de quanta internet você precisa; 
  • O que é possível fazer e quanto tempo duram os gigabytes dos planos do NuCel.

Para começo de conversa: o que são gigas de internet? 

Gigas de internet, ou GB, é uma medida que indica a quantidade de dados ou espaço de armazenamento no seu celular ou computador. Na prática, ele define o consumo da sua internet. Quanto mais você usa a rede, mais dados consome. 

Mas essa não é a única medida que te ajuda a definir o melhor plano de celular. Ao buscar um pacote de dados, você vai encontrar outras medidas: 

  • Megabyte (MB): essa medida é anterior ao GB, assim como o centímetro é anterior ao metro. 1GB equivale a 1.000 MB. Ou seja, um plano de celular de 500MB tem menos dados para você consumir do que um plano de 1GB e, por isso, pode não durar o mês todo a depender do seu perfil de acesso;
  • Mbps (Megabits): parece a mesma coisa que MB, mas o Mbps indica a velocidade de transmissão de dados na internet por segundo – o quão rápido um vídeo roda, um documento é baixado, uma mensagem é enviada. 
  • Kbps (Kilobits): também mede a velocidade e se relaciona com o Megabits assim como o Megabyte se relaciona com o Gigabyte. Ou seja, 1.000 Kbps é 1 Mbps.  

Agora que você tem um vocabulário para entender o seu pacote de internet, a próxima etapa é saber o consumo dos principais aplicativos e conhecer o seu perfil de consumo. 

Quais são os aplicativos que mais consomem sua internet?

Se você tem um plano de celular com 500MB, basta assistir a um vídeo de 20 minutos no YouTube para o seu pacote terminar. A plataforma Minha Conexão, que mede a velocidade de internet e reúne informações de dados, levantou os 10 aplicativos que mais consomem dados. Os dados são uma estimativa e o consumo pode variar, principalmente em vídeos – um vídeo 4k consome mais do que um em 1080p.

AplicativoAtividadeDados consumidos
YouTube10 minutos de vídeo, em diferentes qualidadesAté 250MB
Netflix10 minutos de vídeo50MB
Facebook10 minutos de uso Até 25MB se você consumir vídeos dentro da plataforma
WhatsAppTrocar 20 mensagens, incluindo vídeos, fotos, links e gifs36MB
Chrome (navegador)Navegar por 14 páginas20MB
Instagram10 minutos de uso (20 fotos, 3 vídeos e 10 stories)17MB
Waze10 minutos de uso11,5MB
MessengerTrocar 20 mensagens, incluindo vídeos, fotos, links e gifs11MB

Fonte: plataforma Minha Conexão    

A consultoria Teleco, de telecomunicações, também mediu o consumo médio de algumas atividades comuns dos usuários, como ouvir música, assistir a um filme e baixar jogos. Baixar um filme em HD, por exemplo, pode consumir 4GB da sua internet. Ou seja, um plano de 1GB não atende às necessidades de alguém que gosta de ver filmes pelo celular. 

Confira a lista de atividades e o consumo médio de dados de cada uma caso você faça o download dela, segundo a Teleco. Os dados são estimados e podem variar de acordo com a resolução da mídia.

AtividadeConsumo de dados no download
Um documento2MB
Uma música4MB
Filme não-HD700MB
Filme HD4GB
Games pesados50GB

Fonte: Consultoria Teleco

É verdade que existem aplicativos que consomem dados mesmo fechados? 

É verdade sim. É o chamado consumo de dados em segundo plano. Isso acontece quando os aplicativos atualizam informações automaticamente, mesmo que você não esteja com esses apps abertos. Se você tiver os dados em segundo planos ativados, ao abrir o aplicativo, o conteúdo mais recente será carregado. 

O Gmail é um exemplo bem comum: mesmo quando o aplicativo não está aberto, os e-mails chegam normalmente. Ao abrir o aplicativo, você sempre verá a sua caixa de entrada atualizada. 

Essa atualização automática consome os dados do seu plano de celular. A boa notícia é que você pode desativar essa atualização em segundo plano nas configurações do seu aparelho. 

Mas lembre-se de considerar o seu tipo de uso. Por exemplo: se o Gmail é importante para você, desativar a atualização em segundo plano vai fazer o seu e-mail atualizar todo vez que o app for aberto, o que pode atrapalhar a sua rotina. Portanto, considere desativar apenas os apps que não fazem tanto sentido no seu dia a dia.

Como desativar a atualização em segundo plano?

De maneira geral, em aparelhos Android, você  vai em “Configurações”, “Rede e Internet” e, depois, em “Economia de dados". Dependendo do seu aparelho, o caminho pode ser diferente: “Configurações", “Conexões", “Uso de dados” e “Economia de dados”.

Em “Economia de dados", ative “Usar economia de dados” para impedir que todos os aplicativos usem dados em segundo plano. Dependendo do seu aparelho, esse item pode aparecer como “Ativar agora".

Já no iPhone, você vai em “Configurações", “Geral", “Atualização de aplicativo em segundo plano". Nessa tela, você pode escolher desativar essa atualização para todos os aplicativos ou escolher os apps para os quais deseja manter a atualização ativa. 

Como saber de quanta internet eu preciso? 

Conhecer o consumo dos principais aplicativos te dá um norte sobre o plano de internet ideal, mas para saber de quanta internet você realmente precisa, é necessário entender o seu perfil de consumo de dados. Para isso, vale você fazer algumas perguntas: 

  • Quais são os aplicativos que você mais gosta de usar no celular? 
  • Você gosta de assistir vídeos e filmes pelo celular? 
  • É do tipo de usuário que gosta de jogar online? 
  • Você é do time do download ou faz tudo online?
  • Viajar é parte da sua rotina? 
  • Você não dirige sem usar GPS no celular?
  • Você tem acesso a uma rede Wi-Fi?

Essas perguntas vão te ajudar a entender melhor o seu tipo de consumo e, com isso, será possível entender a quantidade de dados média do seu consumo. Além disso, nas Configurações do seu aparelho, é possível entender mais efetivamente quanto tempo você gasta em cada aplicativo por dia e por semana. Dessa forma, você consegue mensurar de forma mais efetiva o seu consumo.

Se os aplicativos que você gosta são de vídeo, como streaming de filmes e YouTube, e se você respondeu “Sim”para as demais perguntas, considere um plano com maior quantidade de dados para o seu consumo. 

Por exemplo: suponha que você seja do time que filme é só na TV, mas que ama assistir a um vídeo do YouTube, entrar no Instagram e bater papo no WhatsApp. Considerando as médias de consumo da plataforma Minha Conexão, podemos fazer uma conta básica para entender de quantos dados você precisa:  

  • 1 hora de Instagram com vídeo consome, em média, 102MB de dados. Passar 2 horas por dia, durante um mês, consome em torno de 6GB; 
  • Assistir a 1 hora de vídeos no YouTube, em uma ótima qualidade, consome 1,5GB. Se você assistir a 10 horas por mês de vídeos na plataforma, você vai consumir 15GB. 
  • O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados do país, mas, apesar de consumir dados, pode não ser considerado no consumo de dados se você escolher um plano com WhatsApp ilimitado, como é o caso do NuCel, o plano de celular do Nubank. Com o NuCel, você encontra um plano ideal, com benefícios exclusivos e sem fidelidade. 

Nesse exemplo, você precisaria de um plano com um pouco mais de 21GB para ficar no Instagram e no YouTube, e ainda acessar outros serviços do dia a dia, como seu aplicativo de banco e seu e-mail, por exemplo. Mas dá para acessar tudo isso com menos dados. Por exemplo: você pode baixar os vídeos que quer assistir usando a rede wi-fi. 

Para você ter uma ideia, no Brasil, o consumo de gigas de internet por usuário é de 5,5GB por trimestre, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Essa quantidade de dados, se acordo com a agência, é suficiente para “acesso ocasional de mídias sociais e assistir vídeos, desde que em qualidade inferior a 4k".  

No gráfico, você confere a quantidade de dados de celular consumida por pessoa no Brasil, desde 2020, segundo dados mais recentes da agência.

O que é possível fazer e quanto tempo duram os gigas dos planos do NuCel?

Com todas as informações deste guia, você já consegue entender qual a média de dados que precisa no seu dia a dia. E o NuCel tem os planos ideais para o seu perfil. Os pacotes de dados do Nubank atendem desde aquele perfil básico até aqueles que querem aproveitar ao máximo a conexão, sem preocupações. Saiba o que é possível fazer com cada plano NuCel. 

25GB: para quem usa muito o celular, mas alterna com o wi-fi de casa ou do trabalho 

Essa quantidade de dados é ideal para uma pessoa bem conectada, que assiste a vídeos e usa redes sociais, mas sem exagerar na alta resolução. Com 25GB, é possível, na prática:

  • Acessar Instagram, TikTok, X (Twitter) e Facebook por cerca de 2h30 a 3h por dia;
  • Ou Ouvir cerca de 200h de áudio no Spotify, Deezer ou Apple Music (qualidade padrão);
  • Ou assistir a cerca de 25h de vídeo em HD (720p) por mês;
  • Ou navegar na internet e trocar mensagens de textos e áudio. 

30GB: mais liberdade no uso dos seus dados

Com essa quantidade de dados é possível ficar menos preocupado com o limite do seu plano. Com 35GB, você consegue, por exemplo:

  • Ficar de 3h a 4h diárias nas redes sociais, assistindo a, inclusive, vídeos longos no TikTok e Reels;
  • Ou Ouvir mais de 250h mensais de áudio no streaming;
  • Ou assistir a cerca de 35h em HD ou 15h em Full HD no YouTube e canais de streaming;
  • Ou jogar online alguns jogos leves.

40GB: para quem quer aproveitar ao máximo, sem preocupações

Essa quantidade de dados é para quem usa o celular para tudo: trabalho, lazer e estudos. Com 40GB, é possível: 

  • Acessar as redes sociais por 4h a 5h por dia;
  • Ou assistir até 45h de vídeo em HD ou 20h em Full HD por mês (ou várias maratonas de séries);
  • Ou ouvir música quase que ilimitadamente, mesmo em qualidade alta;
  • Ou ficar cerca 40h mensais em HD em videoconferência, suficiente para quem trabalha em reuniões diárias;
  • Ou compartilhar internet, via hotspot do celular, com outro aparelho por algumas horas por semana, sem estourar seu plano.  

Reserva de gigas para você ficar sempre conectado 

Com o NuCel, independentemente do plano escolhido, você ganha GBs extras ao ativar o seu plano, sem custo. Esses dados ficam na sua Reserva de GB e são acionados sempre que o seu plano estiver acabando. 

Funciona assim: ao contratar NuCel, você ganha GBs extras que ficam guardados em uma Reserva. Quando o seu plano está acabando, liberamos 1GB da sua reserva por vez para você continuar conectado, sem qualquer cobrança extra. 

Além de garantir internet adicional na hora de contratar NuCel, você também acumula gigas ter internet extras de algumas formas:

  • Por ser cliente Ultravioleta ou Nubank+;
  • No seu aniversário de Nubank;
  • Ao gastar R$1 mil no Cartão Nubank, no crédito, débito ou somando os dois.

Leia também 

O NuCel vale a pena? 8 razões para você ter o plano de celular do Nubank

O que é portabilidade, quais são as regras e como trazer o seu número para o NuCel?

O que é o eSIM e qual a diferença em relação ao chip físico em um plano de celular?

Pequenos cortes diários te ajudam a economizar dinheiro de verdade?

6 dicas e ferramentas para simplificar a rotina financeira

7 formas de fazer o seu dinheiro valer mais 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.