Pular navegação

O que significa Black Friday e como surgiu essa data?

Famosa pelas promoções atraentes, a Black Friday é sucesso no mundo todo no mês de novembro. Descubra a origem dela.

Ilustração com fundo preto e imagens de produtos de beleza, televisão, mala de viagem, tênis, um controle de video game e um fone de ouvido, com escrito Black Friday ao centro, com fundo em roxo. 

Toda última sexta-feira do mês de novembro, pode preparar o bolso porque tem promoção à vista. Mesmo que você não saiba muito bem o que significa Black Friday, provavelmente sabe que o dia é conhecido mundialmente pelos descontos atrativos. Pode até ser que você já tenha aproveitado algumas pechinchas, seja fazendo fila em frente a loja ou atualizando o site a cada minuto.

Em 2022, cerca de 98% dos mais de 1,6 milhão de e-commerces brasileiros participaram das promoções de Black Friday, segundo uma pesquisa realizada pelo BigDataCorp

Mas o que significa Black Friday? Como e quando ela surgiu? E como ela veio parar no comércio brasileiro? Abaixo, descubra essas respostas.

O que significa Black Friday? 

A Black Friday significa, em tradução livre para o português, "sexta-feira preta". Ela é um evento comercial importado dos Estados Unidos, conhecido mundialmente pelas ofertas – tanto em lojas físicas quanto nas virtuais. 

Há várias hipóteses para o seu surgimento: sabe-se que o nome existe desde o século 19 e que a data acontece na sequência ao feriado de Dia de Ações de Graças, que é sempre na última quinta-feira de novembro. 

Uma das teorias mais populares diz que, em 1869, dois especuladores norte-americanos tentaram manipular o mercado de ouro nos Estados Unidos por meio de um esquema ilegal para aumentar o preço do metal precioso na Bolsa de Valores.

Mas o plano não deu certo. Na ocasião, o presidente Ulysses S. Grant teria descoberto e vendido o estoque de ouro do governo norte-americano para reverter a situação, fazendo o preço do produto despencar. Então, aquela fatídica sexta-feira, 24 de setembro de 1869, teria ficado conhecida como "black friday". 

Passadas algumas décadas, por volta de 1980, esse termo passou a ser usado como sinônimo de grandes liquidações no país, principalmente para incentivar compras antecipadas de Natal. 

Como a Black Friday chegou ao Brasil? 

Nas décadas de 1990 e 2000, o evento de descontos dos EUA passou a chamar a atenção de países do mundo todo, que começaram a criar suas próprias edições. No Brasil, a primeira iniciativa com o nome de Black Friday veio em 2010, inspirada no modelo norte-americano. 

Naquele ano, mais de 50 varejistas aderiram às ofertas exclusivas e a novidade foi bem recebida pelos consumidores. Atualmente, essa é uma data consolidada no calendário do comércio brasileiro e muitas pessoas se planejam o ano todo para aproveitar as promoções. 

Black Fraude?

Nos primeiros anos, a Black Friday no Brasil levava a fama de “Black Fraude” por muitos dos descontos não serem reais ou por serem muito baixos. Isso mudou em 2019. Dados da Promobit mostram que, no mês de novembro daquele ano, o número de ofertas aumentou cerca de 124%, e os descontos chegaram a ser de até 77% do valor original do produto.

No entanto, os problemas mudaram e, hoje, o que assombra os consumidores e lojistas são os golpes da Black Friday nessa época do ano. Felizmente, é possível se proteger e fazer compras online com segurança

Assista ao vídeo abaixo e saiba como evitar ofertas falsas:

https://www.youtube.com/watch?v=MEPY8ZE-Omc

Leia também:

Black Friday 2023: tudo o que você precisa saber para aproveitar a data

Compras na Black Friday: como organizar as finanças para aproveitar a data?

Por que adicionar o seu cartão Nubank em uma carteira digital nessa Black Friday?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.