Pular navegação

O que é (e o que faz) o Banco Mundial?

Um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, ele realiza empréstimos a uma série de países.

Banco Mundial: imagem de um banco antigo com o teto aberto e uma luz roxa saindo dele.

Acabar com a pobreza extrema em uma geração e aumentar a prosperidade compartilhada: são esses dois objetivos ambiciosos que permeiam a missão do Banco Mundial.

A instituição financeira é uma agência especializada que faz parte do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), mas é independente.

Qual é a função do Banco Mundial?

O Banco Mundial tem a função de ser uma fonte global de assistência para o desenvolvimento da economia ao redor do mundo. Na época de sua criação, em 1944, o objetivo principal era ajudar a reerguer as economias arrasadas pela 2a Guerra Mundial.

Hoje, o foco está em destinar empréstimos a países em desenvolvimento, principalmente para obras de infraestrutura e saneamento, programas sociais e ambientais e medidas no geral que promovam o fortalecimento econômico.

Segundo o Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas vivem hoje na pobreza extrema – uma linha definida para quem sobrevive com menos de US$ 1,90 por dia.

As metas da instituição são:

  • Diminuir para menos de 3% o número de pessoas vivendo na pobreza extrema até 2030;
  • Promover aumento de renda entre a população 40% mais pobre de cada país.

As instituições do Banco Mundial

O Grupo do Banco Mundial é composto por cinco instituições:

Quem faz parte do Banco Mundial?

Hoje, fazem parte do Banco Mundial 189 países (sendo 189 no BIRD e 173 na AID). Para fazer parte do BIRD, um país deve, obrigatoriamente, fazer parte do Fundo Monetário Internacional (FMI), da ONU.

O poder de voto dentro do Banco Mundial tem a ver com o tamanho da economia de cada país, pois é isso que determina quanto cada um contribui com a instituição. Atualmente, o país com maior poder de voto é os Estados Unidos. O Brasil está no top 15.

Para saber mais sobre economia no mundo:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.