Pular navegação

Abrir conta poupança online não é a melhor opção de rendimento

Ela é tradicional e segura - mas não é um bom investimento.

Foto mostra um telefone celular sendo segurado. A imagem é escura, em tons de roxo, e há um efeito de luz que faz brilhar alguns pontos coloridos na tela

Uma conta poupança online funciona como uma poupança comum: ela é um lugar onde você pode armazenar um capital com segurança enquanto ganha juros sobre seu dinheiro.

Como alguns outros investimentos de renda fixa, a poupança tem baixíssimo risco, o que faz dela um investimento seguro para quem não quer apostar alto. Além disso, não é preciso "monitorar" o investimento - baixa deixá-lo rendendo.

A maioria dos bancos hoje permite que você controle sua conta poupança pela internet, categorizando o investimento como conta poupança online.

Mas, afinal: o que há de errado com a poupança? Por que não vale a pena investir nela?

Em poucas palavras, a poupança, apesar de segura, rende menos do que outras opções igualmente simples disponíveis no mercado.

Se quiser se aprofundar, abaixo, há uma explicação aprofundada dos seguintes temas:

  • Rendimento das contas poupança;
  • Como abrir conta poupança online;
  • A diferença entre poupança online e conta digital;
  • Afinal, vale a pena ter uma conta poupança?

Qual o rendimento das contas poupança?

Contas poupança fazem, sim, o seu dinheiro render.

De modo geral, quando você deixa seu dinheiro no banco, ele pode fazer operações com esse valor e lhe pagar de volta com acréscimo de juros.

Esses juros representam o rendimento e eles variam conforme o tipo de investimento ou aplicação que você escolheu.  

No caso da poupança, o rendimento está atrelado à taxa Selic, uma das taxas básicas da economia, e também à Taxa Referencial (TR), calculada diariamente pelo Banco Central.

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + TR
  • Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + TR

É importante lembrar que o rendimento da poupança é creditado somente no “aniversário da poupança” - 30 dias depois do depósito. Ou seja: existe uma data específica, todo mês, em que o rendimento dos últimos dias 30 fica disponível. Você pode, sim, sacar antes desse prazo, mas perderá os rendimentos do período.  

O que é preciso para abrir uma conta poupança online?

  • Documento de identificação emitido pelo governo (carteira de motorista, passaporte, RG), com as datas de emissão e de vencimento;
  • Informações de contato: endereço residencial, número de telefone e endereço de e-mail;
  • Número de CPF, número de identidade ou equivalente;
  • Data de nascimento.

Muitas vezes, não é possível fazer online todo o processo de abertura de uma conta poupança. A maioria dos bancos realiza um pré-cadastro na internet, mas depois exige confirmação de abertura em uma agência física.

De qualquer forma, para abrir uma conta poupança online, é preciso fornecer as informações acima

Vale lembrar que, mesmo operando no mundo virtual, a lei Federal exige que o cliente forneça um endereço físico — onde realmente mora. Essa residência pode estar em nome de parentes próximos.

Na maioria das vezes, o processo para abrir uma conta poupança online começa pelo próprio site do banco escolhido.

Conta poupança online é a mesma coisa que a conta digital?

Não. A conta poupança online é diferente de uma conta digital. A confusão acontece por dois motivos:

  • Tanto a poupança online como as contas digitais podem ser controladas remotamente, por aplicativos ou sites.
  • Algumas contas digitais oferecem a oportunidade de fazer seu dinheiro render, assim como a poupança.

No entanto, os rendimentos das contas poupança devem ser os mesmos, independentemente do banco escolhido.

Ou seja: toda poupança rende exatamente a mesma coisa. Por outro lado, as contas digitais podem oferecer rendimentos maiores e mais variados.

Isso acontece porque, em várias modalidades de contas digitais, o dinheiro pode ser investido em outras alternativas de renda fixa, que pagam juros maiores do que a caderneta de poupança.

Você precisa de uma conta poupança?

As contas poupança são projetadas para armazenar um dinheiro do qual você não precisa imediatamente.

Geralmente, as pessoas decidem usá-la como forma de criar certa distância entre o dinheiro gasto no dia a dia e o dinheiro que terá um destino específico - como uma viagem.

Essa preocupação em separar as contas é muito importante.

Todo especialista em finanças, além de recomendar que você faça seu planejamento financeiro, também recomenda a abertura de um fundo de emergência.

O fundo de emergência é um montante que servirá somente para imprevistos. Por exemplo: perder o emprego, bater o carro ou ter que arcar com despesas médicas inesperadas.

A recomendação para um fundo de emergência é ter guardado de três a seis meses de despesas (por isso é importante saber quanto você gasta por mês).

A grande pergunta é: guardar esse dinheiro em uma poupança é o melhor jeito de fazer ele render com segurança?

Afinal, vale a pena ter uma conta poupança?

A resposta é não: mesmo para quem precisa montar um fundo de emergência, ou simplesmente guardar dinheiro, existem soluções melhores.

A poupança não é a melhor alternativa para fazer o seu dinheiro render. Isso porque existem diversos outros produtos de baixo risco como ela e que oferecem um rendimento melhor.

Além disso, a poupança tem a regra de resgate: você pode sacar o dinheiro a qualquer momento, mas só tem direito aos rendimentos do mês se retirar a quantia no aniversário da aplicação, que acontece de 30 em 30 dias.

Em resumo: é melhor deixar o seu dinheiro rendendo na poupança do que parado em uma conta corrente. No entanto, existem soluções melhores e mais rentáveis no mercado.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Um dos nossos produtos é a conta do Nubank, uma conta 100% digital e gratuita que rende mais do que a poupança. No entanto, existem diversas opções mais vantajosas do que a poupança disponíveis no mercado. A melhor solução para o seu bolso é pesquisar e escolher a que mais se encaixa nas suas necessidades.

Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.