POR QUE

O WI-FI

SEMPRE

CAI?

A internet sem fio está horrível? Veja 4 dicas que podem ajudar a melhorar o alcance.

3 de abril de 2021

Se a internet não funciona no seu quarto, sala ou cozinha pode ser um problema com o wi-fi chegando até o cômodo –e não com a velocidade da internet em si.

Como assim?

Assim como o rádio, a televisão e o celular, as redes Wi-Fi também usam ondas de rádio – ou eletromagnéticas – para enviar e receber informações.

Um aparelho chamado roteador recebe o sinal de internet via cabo, transforma-o em ondas de rádio e as transmite por meio de uma antena.

O poder de alcance dessas ondas é limitado: é preciso estar dentro de um raio de ação do roteador para conseguir se conectar à rede Wi-Fi – o que varia de acordo com o modelo do aparelho e com a frequência da rede.

Ou seja:

Existem algumas dicas simples que podem ajudar….

COMO RESOLVER?

1. Confira a frequência

Os roteadores fornecem duas opções de transmissão: 2.4 GHz (gigahertz) e 5 GHz.– 2.4 GHz alcança aparelhos mais distantes do roteador.-5 GHz conexão mais rápida, porém alcance menor.

Se na sua casa existem as duas opções de rede, teste. No geral, a melhor opção é a 5 GHz, que cobre boa parte de um apartamento médio e tem velocidade maior.

2.Cheque as

barreiras

O sinal do Wi-Fi é transmitido do roteador para todas as direções – com mais intensidade para onde a antena está apontando. Mas alguns objetos podem funcionar como uma barreira para as ondas.

Paredes, portas, janelas… Tudo isso pode interferir no alcance do sinal do Wi-Fi. Alguns fatores que influenciam bastante são a espessura dos objetos e o material.Ou seja: cheque se existe algum objeto na frente do roteador, ou se ele está posicionado atrás de alguma porta ou parede muito espessa, por exemplo.

ATENÇÃO:

Azulejos, interferem MUITO no sinal, por isso banheiros e cozinhas podem ter o Wi-Fi mais fraco. Paredes de concreto e cimento também são ótimos bloqueadores do sinal.

3. Lugar do

roteador 

Em tese, o melhor local para deixar o roteador é no centro da casa. Dessa forma, o sinal conseguirá chegar em todo o espaço independentemente dos obstáculos.

4. Tente um

repetidor

Outra alternativa para melhorar a conexão em alguns cômodos é usar um repetidor de Wi-Fi: aparelho que recebe o sinal do roteador e o replica, aumentando o alcance.

O problema é que, muitas vezes, os repetidores são colocados em cômodos da casa onde o Wi-Fi já não é muito bom. Ou seja, se ele está recebendo apenas 50% do sinal, é isso o que ele vai repetir para o ambiente – ou até menos.